Edição anterior (1958):
sábado, 21 de março de 2020
Ed. 1958:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1958): sábado, 21 de março de 2020

Ed.1958:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade
 

Bares fechados e restaurantes funcionando só até às 16h

Prefeitura, bombeiros e policiais na fiscalização dos estabelecimentos

Município tem dois casos confirmados e outros 24 em análise

Jaqueline Ribeiro - especial para o Diário

Com dois casos já confirmados de covid -19 e outros 24 suspeitos ainda em análise, sendo um deles o de uma moradora de Magé, de 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória no Hospital Unimed na quinta-feira (19),a prefeitura está endurecendo ainda mais as ações para coibir a velocidade de propagação do coronavírus na cidade. Um novo decreto editado pelo prefeito Bernardo Rossi determinou o fechamento de bares e restrições de horários para restaurantes,que terão de encerrar as atividades às 16h. A nova medida restritiva entrou em vigor ontem e tem validade de 15 dias. Por volta de 16h30, forças de segurança e do município se reuniram no quartel do Corpo de Bombeiros e partiram para uma ação de conscientização e fiscalização aos estabelecimentos. As equipes compostas Bombeiros, Policiais Civis e Militares, Guarda Civil, Defesa Civil,  Procon, Fiscais de Posturas e Fiscais Sanitários visitaram estabelecimentos.

- São medidas duras que ninguém gostaria de adotar, mas que são necessárias neste momento para preservarmos vidas. Suspendemos aulas, fechamos parques, pontos turísticos, proibimos a entrada de vans eônibus de turismo na cidade, assim como também aqueles de carreira vindos da capital e da região metropolitana.  Restringimos o horário de funcionamento do comércio, tudo está sendo feito para tirar as pessoas das ruas. Agora se faz necessária uma atuação em relação aos bares, pois também são locais que têm grande concentração de pessoas - afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A maior parte dos estabelecimentos do Centro cumpriu a determinação e aqueles que ainda estavam abertos durante a fiscalização foram obrigados a fechar as portas. Apenas restaurantes mantiveram atendimentos com entrega delivery.

- O trabalho das equipes começa pelo Centro e em seguida nos distritos de Correas e Itaipava. É um trabalho que começa hoje e que terá continuidade, passando por todos os bairros - explica o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Gil Kempers.

- Neste primeiro momento as equipes visitarão os estabelecimentos, conversando com os proprietários, para dar ciência do decreto. Contamos com a compressão e colaboração de todos neste momento.  Émuito importante que as pessoas entendam que devem ficar em casa. Estamos falando de uma doença que não tem vacina nem tratamento, e que tem grande velocidade de propagação. Estamos vendo o que está acontecendo na Itália, onde as pessoas não acreditaram na gravidade do covid-19 e estamos vendo milhares de mortes contabilizadas. O que queremos é conter a velocidade de propagação do vírus, para preservar a vida das pessoas. Mas isso só pode ser feito,com a colaboração de cada um, com as pessoas ficando em casa. Faço aqui um apelo para que todos fiquem em casa, idosos que são mais vulneráveis e jovens também, pelo bem daqueles que eles amam. É muito importante que todos entendamo momento que estamos vivendo e colaborem - considera o prefeito. 

O decreto foi anunciado pelo prefeito, após reunião com autoridades de segurança na manhã de ontem. A restrição no horário de funcionamento dos restaurantes soma-se à outras recomendações editadas em  decretos do governo do Estado, como a redução da capacidade de atendimento para 30% e distanciamento entre as mesas de pelo menos 1,5 metro. A prefeiturareforça a orientação para que os estabelecimentos priorizem o atendimento delivery, para evitar a circulação de pessoas e aglomeração nesses locais.

 - Reafirmo que são medidas impopulares, porém necessárias. Países que não acreditaram no coronavírus, não acreditaram na pandemia, hoje estão sofrendo e pagando o preço - disse o prefeito Bernardo Rossi.

 



Edição anterior (1958):
sábado, 21 de março de 2020
Ed. 1958:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1958): sábado, 21 de março de 2020

Ed.1958:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior