Edição anterior (1710):
quarta-feira, 17 de julho de 2019
Ed. 1710:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1710): quarta-feira, 17 de julho de 2019

Ed.1710:

Compartilhe:

Voltar:


  Defesa Civil

Cadastro no Whatsapp da Defesa Civil garante alertas de chuvas fortes


 O cadastro no Whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias garante alertas de chuvas fortes em Petrópolis. O morador deve enviar uma mensagem para o contato da pasta e cadastrar seu smartphone para receber os avisos e também a previsão de temporais. O serviço começou a funcionar em fevereiro deste ano e mais de 3.200 pessoas aderiram. O número do WhatsApp é o (24) 98863-5497. No entanto, os pedidos de vistorias preventivas e de ocorrência devem continuar sendo feitos pelo telefone 199 – totalmente gratuito.

Nesta terça-feira (16.07) a chegada de uma frente trouxe chuva e frio para a cidade. Segundo a previsão, na quarta (17) ainda deve chover, e a partir de quinta (18), o tempo já deve melhorar. Com o cadastro na Defesa Civil, a população garante acesso a informações de fontes oficiais, evitando que boatos causem transtornos desnecessários. A iniciativa da atual gestão tem o objetivo de reduzir o risco de desastres e evitar a disseminação de fake news.

"Reforçamos à população a importância de se cadastrar no número da nossa Defesa Civil. Os técnicos monitoram diariamente as previsões dos institutos de pesquisa para a cidade.  É uma medida simples, mas que pode ser decisiva no momento de uma chuva forte", destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Além do serviço com mensagens via internet, segue disponível para a população o 40199, número da Defesa Civil Nacional, com alertas para todas as regiões do país com usuários se cadastrando através do CEP. A adesão ao serviço, que já alcança 7,6 milhões de brasileiros em todo o País, torna-se ainda mais importante em regiões com risco potencial.

O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, ressalta que todos os serviços oferecidos são importantes na redução do risco de desastres. Com o acesso à informação, os petropolitanos podem adotar uma série de medidas preventivas.

"Com todas essas ferramentas, o cidadão recebe com antecedência o alerta e pode se deslocar para abrigos e locais seguros ou até mesmo evitar sair de casa. Além do Whatsapp, seguimos com o trabalho de prevenção aos desastres de origem natural em diversas frentes, como o SOS Chuvas e o Defesa Civil nas Escolas, assim como o atendimento e a pronta resposta para a população”, explica o secretário de Defesa Civil.

Gratuito para a população, o 199 continua sendo o número para a população solicitar vistorias, informações, ou relatar alguma ocorrência.   O número de WhatsApp da Defesa Civil funciona apenas para os alertas e a previsão de chuvas.

Monitoramento de rios e previsão do tempo

 A Defesa Civil mantém contato direto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e com os principais órgãos de pesquisa monitorando a previsão meteorológica para a cidade. O acompanhamento dos níveis dos rios acontece em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Locais como a Coronel Veiga são monitorados constantemente e podem ter o trânsito fechado para garantir que não haja circulação de veículos em caso de alagamentos. 



Edição anterior (1710):
quarta-feira, 17 de julho de 2019
Ed. 1710:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1710): quarta-feira, 17 de julho de 2019

Ed.1710:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior