Edição anterior (1647):
quarta-feira, 15 de maio de 2019
Ed. 1647:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1647): quarta-feira, 15 de maio de 2019

Ed.1647:

Compartilhe:

Voltar:


  Campanha

Campanha do agasalho e ação no Dia dos Pais estão entre as atividades do Plano Inverno

Defesa Civil vai realizar ações dentro do eixo humanitário com o objetivo de ajudar os mais necessitados


 Campanha de agasalho e cobertores, a doação de sangue dos agentes, ação no Dia dos Pais, além da III Festa Julina Solidária. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias apresenta na próxima quarta-feira (15.05) um calendário de atividades previstas no Plano Inverno deste ano, com a ampliação do trabalho realizado no eixo humanitário. Além disso, também serão divulgadas as ações educativas e de repressão que em parceria com diversos órgãos tem o objetivo de reduzir os incêndios florestais no período de estiagem. Metodologia pioneira no país com relação as ameaças de inverno, o plano ajudou na redução da quantidade das queimadas: em 2017 foram 302 e ano passado 174.

"Dentro da nossa gestão, a Defesa Civil também está próxima da população no período de normalidade, sem as chuvas fortes", destaca o prefeito Bernardo Rossi, ressaltando a importância do trabalho integrado entre os órgãos dentro do Plano Inverno municipal. "São 58 instituições presentes nos planos de contingência. É importante que todos estejam integrados no atendimento da população", completou o prefeito.

A primeira ação realizada será a campanha do agasalho, que acontece entre os dias 4 de junho e 4 de julho. Uma barraca permanecerá montada na Praça Dom Pedro para receber o material, além da sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128, no Centro, ser ponto de recolhimento. O objetivo é igualar a quantidade do ano passado, quando a pasta entregou mais de duas mil peças.

“Além do trabalho operacional, o Plano Inverno municipal conta com o eixo humanitário que tem o objetivo de contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas. Sabemos que durante o inverno o frio em Petrópolis é intenso e a nossa campanha busca contribuir com as pessoas que mais precisam. Contamos com o apoio dos petropolitanos para o sucesso em mais uma campanha”, convoca o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

No dia 5 de julho acontece a Festa Julina Solidária, com barracas de salsichão, canjica, pipoca doce e salgada, paçoca e doces de amendoim, maçã do amor, caldos de ervilha e de aipim, além música ao vivo. Também estão previstas a doação de sangue dos agentes no Dia Mundial do Doador e uma ação inédita no Dia dos Pais, que ainda será definida pela pasta. “Esse é um trabalho de muitas mãos, que precisa de apoio dos petropolitanos. Trabalhamos em dois eixos: humanitário e operacional, com várias ações", explica o secretário de Defesa Civil. 

Dentro das ações operacionais, estão previstos o sobrevoo de um drone nas áreas propensas às queimadas em apoio aos órgãos ambientais; o Defesa Civil nas Escolas, reforçando as orientações sobre prevenção no ambiente escolar; e as operações de caráter educativo, com a entrega de panfletos nas comunidades.

O resultado das ações é bastante positivo: o 15° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Petrópolis registrou 302 queimadas em 2017, sendo 174 atendidas pelo Destacamento de Itaipava. No ano passado, foram 174 casos ao todo, com 78 desses acontecendo na região do terceiro distrito. O fogo prejudica o solo, visto que elimina nutrientes fundamentais a qualquer cultura vegetativa, como o potássio e fósforo.

"Isso sem mencionar problemas de poluição do ar e até mesmo de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas. É importante ressaltar que causar queimadas é crime, com pena de reclusão", disse o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

Para denunciar os casos para a Secretaria de Meio Ambiente no telefone (24) 2233.8180. Ou ainda ligar para o Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, através dos telefones 0300 253 1177 e (21) 2253-1177.



Edição anterior (1647):
quarta-feira, 15 de maio de 2019
Ed. 1647:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1647): quarta-feira, 15 de maio de 2019

Ed.1647:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior