Edição anterior (1668):
quarta-feira, 05 de junho de 2019
Ed. 1668:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1668): quarta-feira, 05 de junho de 2019

Ed.1668:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Campeão em 2018, petropolitano concorre novamente a prêmio mundial

Chef Marco Lima foi o vencedor do The Crew Awards 2018 e é o único brasileiro concorrendo

João Vitor Brum - joaovitor@diariodepetropolis.com.br


 O chef petropolitano Marco Lima foi indicado, mais uma vez, ao The Crew Awards, premiação que avalia os profissionais de maior destaque no ramo de iates a nível mundial, entre chefs, capitães, engenheiros, etc. Esta é a segunda edição do prêmio, que avaliou mais de 12 mil tripulantes em 2018, inclusive Marco, que foi o grande vencedor da categoria “Chef”, com 35% dos votos totais da competição. A votação deste ano está aberta até o dia 30 de junho e o petropolitano é o único brasileiro concorrendo. Em entrevista ao Diário, o chef destacou os desafios de sua profissão e a relação com Petrópolis.

O The Crew Awards foi desenvolvido por uma agência de empregos para iates, para contemplar os melhores profissionais dentro de suas áreas de trabalho, e é considerado o Oscar do setor marítimo. A premiação será realizada no dia 12 de outubro, em Nice, na França. Para votar, basta acessar o site https://acrew.com/award-category/?comp=20792&cat=5c643540edcb7. Marco é o primeiro na lista.

A categoria de chefs avalia critérios como menus interessantes, competências logísticas (saber avaliar os ingredientes disponíveis em uma região específica, por exemplo), inovação aliada às necessidades do cliente, entre outros. Marco Lima, de 38 anos, foi o vencedor em 2018 e busca o bicampeonato nesta edição.

- Por ter sido vencedor ano passado, nunca imaginei ser novamente indicado, e pensei em não aceitar a nomeação, já que o processo de eleição, a votação e o júri são os mesmos. Por outro lado, pensei: Por que não?! É uma forma de, também, agradecer a estas pessoas, que novamente me indicaram, que gostam do meu trabalho, dos sabores que proporciono; e claro, mais uma vez poder representar minha cidade, minha terra natal que tanto tenho orgulho – disse o chef.

Com 11 anos de carreira, Marco trabalha para uma família da Jordânia há três anos, e já atuou em programas de TV como o “Mais Você” e o “Estrelas”, ambos da Rede Globo. Ele se mudou para a Itália em 2013, quando foi convidado para trabalhar como chef em um iate privado. Segundo ele, o destaque que tem recebido é fruto de muito trabalho.

-  O reconhecimento é fruto de um trabalho bem feito, muitas vezes fiquei mais de 16h em pé, além de muito estudo e dedicação. Tudo isso faz e fez o profissional que me tornei, essa é a verdadeira razão de estar onde estou – destacou Marco

Para jovens que querem seguir a carreira como chef, o petropolitano destacou a importância de dedicação e estudo para se tornar um profissional de qualidade, além de entender a importância de saber liderar a equipe.

- A palavra “Chef” pesa bastante. Muitos não imaginam o trabalho que é. Chef é um status, não é uma profissão: somos todos cozinheiros! Ser chef é ser um líder, um gestor, uma mente pensante. Hoje, sei que estou num patamar um pouco diferente, já que trabalho no exterior e para uma família em específico. Mas para quem quer, gosta do que faz, pretende alcançar diferentes rumos, ou até mesmo fazer do restaurante que trabalha o melhor lugar, dedique-se, estude, e faça a diferença. As oportunidades chegam... basta acreditar e correr atrás – salientou o petropolitano, que disse ter muito orgulho em representar a Cidade Imperial em uma competição mundial.

- Eu sempre digo e vou repetir sempre: Petrópolis é meu porto seguro! Representar a cidade é um orgulho, saber que saí de uma cidade "pequena" e que hoje eu levo e represento o nome dela em cada canto do planeta... É incrível – disse Marco, que destacou, também, que sentiu o carinho da população quando esteve na cidade neste ano.

- Foi muito legal quando estive na cidade em janeiro, pois muitas pessoas me pararam nas ruas para dar parabéns pelo título, outros com vergonha apenas apontavam o dedo e diziam "olha aquele chef que ganhou!". Isso me dá a certeza de que Petrópolis votou sim, divulgou sim, que se sentiu feliz. Eu só posso agradecer a todos e mais uma vez pedir para votarem e divulgarem. É muito fácil votar! Apesar de estar tudo em inglês, eu sou o primeiro da lista, além de ser o mais bonito – brincou o chef.

Não é necessário realizar cadastro ou se identificar ao votar. Basta acessar o link e clicar no ícone abaixo da foto de Marco, que tem as palavras “Vote for Marco Lima”. É possível votar apenas uma vez por navegador, mas uma mesma pessoa pode votar pelo computador ou pelo celular, por exemplo. Confira novamente o link: https://acrew.com/award-category/?comp=20792&cat=5c643540edcb7.https://acrew.com/award-category/?comp=20792&cat=5c643540edcb7.



Edição anterior (1668):
quarta-feira, 05 de junho de 2019
Ed. 1668:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1668): quarta-feira, 05 de junho de 2019

Ed.1668:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior