Edição anterior (1786):
terça-feira, 01 de outubro de 2019
Ed. 1786:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1786): terça-feira, 01 de outubro de 2019

Ed.1786:

Compartilhe:

Voltar:


  CARNAVAL

Carnaval 2020 já começa a ser organizado em Petrópolis

            Cinco meses antes de uma das festas mais aguardadas no país, o Carnaval 2020 já começa a ser organizado em Petrópolis. Representantes de blocos de rua têm até o dia 31 de outubro para darem entrada no Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), que será o primeiro passo para a legalização dos eventos. O fluxograma que deverá ser seguido pelos blocos foi apresentado na última sexta-feira (27.09), na Casa dos Conselhos, para o segmento. O encontro reuniu representantes dos órgãos de segurança pública, do Ministério Público Estadual, da Vara da Infância e Juventude, e de secretarias municipais.

 

O objetivo é garantir a organização e legalização dos desfiles e ainda a segurança dos foliões e de toda a população, além do apoio operacional, caso necessário. Um documento de “Reformulação do Processo de Gestão dos Blocos de Carnaval”, montado em conjunto entre os órgãos competentes, foi apresentado para esclarecer o passo a passo que deverá ser seguido.

“Estamos apresentando e tirando dúvidas dos blocos. O Carnaval é uma tradição no nosso país, faz parte da nossa cultura e a prefeitura quer apoiar essas manifestações culturais que acontecem por diversos bairros da cidade. As discussões em torno do Carnaval 2020 começaram já há algum tempo porque o objetivo é de que a festa seja a mais organizada possível para que ocorra da melhor forma”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio.

O primeiro passo do fluxograma do Carnaval para os blocos será cadastrá-lo no IMCE e solicitar o nada a opor eletrônico municipal (até 31 de outubro) no site da CPTrans, as informações serão analisadas pelo Grupo de Trabalho da prefeitura e, caso não haja objeções, será emitido o nada a opor para que os blocos solicitem a documentação para o restante dos órgãos competentes, como policias e Corpo de Bombeiros. A última etapa do processo será a solicitação do alvará à Secretaria de Fazenda, o que terá prazo até o dia 06 de fevereiro. Vale lembrar que todas as etapas do fluxograma têm prazos a serem cumpridos.

“Reunimos o segmento, com antecedência, para apresentar, detalhadamente, cada passo para os interessados em se apresentarem no Carnaval de 2020. Estamos aqui como um facilitador dos blocos. E é muito importante começarmos esse processo agora, para que os blocos cumpram todos os prazos dos órgãos necessários. Estamos trabalhando em conjunto para termos o melhor Carnaval possível tanto para os foliões, como para todos os moradores da cidade”, destaca o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

Para os representantes dos blocos, o suporte da prefeitura auxilia na realização dos eventos. “Achei ótimo, pra mim está sendo muito esclarecedor, maravilhoso. Estamos com um tempo bom para resolver tudo que é necessário”, destaca a responsável pelo bloco #tamojunto, Simone Cordeiro.

O grupo de trabalho para a organização do Carnaval conta com o IMCE, a Turispetro, a Guarda Civil, a Secretaria de Fazenda, a Secretaria de Serviço, Segurança e Ordem Pública, a Secretaria de Obras, CPTrans e Comdep, além das organizações estaduais: Policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público. A reunião, realizada na Casa dos Conselhos, contou com a participação também da promotora de justiça Zilda Januzzi; o capitão Fábio Braz, do Corpo de Bombeiros; o major Zeumo, da Polícia Militar; o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni. 



Edição anterior (1786):
terça-feira, 01 de outubro de 2019
Ed. 1786:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1786): terça-feira, 01 de outubro de 2019

Ed.1786:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior