Edição anterior (1844):
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Ed. 1844:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1844): quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Ed.1844:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Cavalo é encontrado morto no bairro Floresta

Moradores afirmam que o abandono e maus-tratos de animais é frequente

Leticia Knibel – especial para o Diário

A redação do Diário de Petrópolis recebeu denúncia a respeito de cavalos que estariam sendo abandonados em um terreno próximo ao antigo teleférico, no bairro Floresta. Segundo o depoimento de alguns moradores, que preferiram não se identificar, a situação acontece há um ano e, nos últimos dias, um dos animais foi encontrado morto, coberto por folhas e galhos.

- Tem um morador daqui que toda semana aparece com cavalos diferentes, novo, velho, filhote, e acaba largando os bichos sem cuidado nenhum, sem água, sem comida. A maioria está com ferimento, principalmente nas patas. Eles estão tão mal que chegam a desmaiar. O dono e umas crianças que o ajudam costumam bater nos animais, os deixam largados na rua – conta um dos denunciantes.

Porém, de acordo com o relato de um desses moradores, o caso mais grave é o do cavalo encontrado morto. “Descobrimos o animal devido ao cheiro forte e as moscas, quando retiramos os galhos e as folhas vimos que era um dos cavalos do morador daqui, e que estava largado há alguns dias nesse terreno, cheio de machucados. Agora nossa preocupação é o que vai ser feito desse animal morto”.

Há ainda relatos de que os cavalos estão tão famintos que passaram a comer lixo, deixando sacolas e rejeitos espalhados pelas vias, provocando transtorno para quem vive no local. Teve o caso de um dos animais que invadiu a casa de um dos residentes do bairro, além de outro que caiu em um buraco e precisou ser socorrido.

Questionada sobre as denúncias, a prefeitura informou que equipes da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) e da Guarda Civil serão enviadas ao local para verificar a situação e adotar as medidas necessárias. Não houve nenhuma denúncia formal sobre o caso para as pastas. 

Vale lembrar que maus tratos a animais é crime, cuja pena prevista é de três meses a um ano de detenção, além da possibilidade de aplicação de multa. Para denunciar os casos de crimes contra os animais, qualquer pessoa pode fazer um Boletim de Ocorrência junto à delegacia mais próxima. O responsável deve ser identificado, e seu endereço, registrado.

As denúncias podem ainda ser feitas pelo telefone da Cobea (24) 2291-1505 ou o da Linha Verde 0300 253 1177.



Edição anterior (1844):
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Ed. 1844:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1844): quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Ed.1844:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior