Edição anterior (1668):
quarta-feira, 05 de junho de 2019
Ed. 1668:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1668): quarta-feira, 05 de junho de 2019

Ed.1668:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Centro de Especialidade Odontológica retoma implantação de próteses

Nova unidade adotou o funcionamento em horário estendido, todos os dias das 8h às 20h

 
            Nos três meses de funcionamento, o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) reinaugurado em fevereiro, na rua Monsenhor Bacelar, 370, no Centro - realizou aproximadamente 1300 atendimentos. Além de novas instalações, com maior acessibilidade, a unidade retomou a implantação de próteses dentárias. Um maior número de consultas tem sido ofertado a partir da ampliação do horário de funcionamento. A unidade está aberta de segunda a sexta-feira, em três turnos, manhã, tarde e noite, das 8h às 20h.

            No local são realizadas cirurgias bucomaxilofacial, tratamento de canal, gengiva, patologias e traumas orais, atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais, implantação de prótese e exames de radiologia. “A unidade oferece estrutura de qualidade, com profissionais especializados para o atendimento à população. Temos um número maior de serviços, com mais acessibilidade para os usuários da rede pública”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

            Um dos destaques desse período de retomada dos atendimentos, tem sido a implantação de próteses. Nesses três primeiros meses, 81 atendimentos para a especialidade já foram realizados. O processo para a colocação das próteses pode levar de 30 a 40 dias, até que o serviço seja concluído. Após passar pela primeira consulta, os pacientes realizam outras três provas até que o molde seja concluído. “Nossos profissionais agora contam com estrutura que favorecem um atendimento de qualidade. O resultado desses primeiros três meses de funcionamento mostra isso”, destaca a Secretária de Saúde, Fabíola Heck.

            O auxiliar de serviços gerais, Silvio Mathias, 53 anos, foi um dos primeiros a realizar a implantação de prótese na unidade. Há 12 anos esperando para realizar o tratamento, hoje ele comemora o novo sorriso. “Eu precisava renovar minha prótese, mas não conseguia fazer o tratamento porque é muito caro. Aqui surgiu a possibilidade e consegui fazer. Estou muito satisfeito. Esse é um serviço muito importante para a população”, destaca Silvio.

            A auxiliar de saúde bucal, especializada na implantação de prótese, Amucha Neumann destaca que o serviço tem garantido a qualidade de vida das pessoas. “Essa habilitação dentária é muito importante para a população. Vemos pessoas que não possuem mais os dentes, com dificuldade de se alimentar e de conseguir emprego. Estamos conseguindo devolver o sorriso para essas pessoas”, destaca a profissional.

            A dona de casa, Cristina da Silva, 38 anos, moradora do Alto da Serra, foi concluir nesta terça-feira o tratamento de canal. “Achei o atendimento e toda a estrutura muito bons. Esse serviço é muito importante para a população, muitos não podem pagar e aqui temos toda a assistência”, destaca a paciente.

O atendimento aos pacientes com necessidades especiais têm sido outro diferencial. Com equipe preparada, no local é possível realizar todos os procedimentos. Os casos de cirurgias mais complexas são encaminhados para o Hospital Alcides Carneiro, onde uma vez ao mês, o centro cirúrgico abre vaga especialmente para esses pacientes. O tratamento de casos de trauma, causados por acidentes, também são avaliados e havendo necessidade, os pacientes são recomendados para o Hospital Santa Teresa para a conclusão de cirurgias.

O encaminhamento para o Centro de Especialidade Odontológica é feito através das unidades de saúde da rede de atenção básica do município. Os casos atendidos em unidades que possuem profissional de saúde bucal, são encaminhados para uma das unidades especializadas. Além da unidade do Centro, o município conta com outra que funciona em Corrêas, na rua Vigário Corrêa, 61. Juntas, as duas unidades realizaram, de janeiro a abril, cerca de dois mil atendimentos.

“A rede de atenção básica são porta de entrada para os pacientes e contamos com as duas unidades para o atendimento especializado. A retomada da implantação das próteses e o atendimento em horário estendido, são alguns dos ganhos que tivemos com a nova unidade”, destaca Carla Collis, diretora do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde.

A unidade conta com 13 profissionais, sendo quatro para área de endodontia, dois de periodontia, três para cirurgias, um para análise de patologias, um para próteses, um para o atendimento especial e um profissional para realizar os exames de raio x. Ao todo são cinco consultórios, com adaptação para tratamentos especializados, acesso para cadeirantes ou pessoas com alguma dificuldade motora.



Edição anterior (1668):
quarta-feira, 05 de junho de 2019
Ed. 1668:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1668): quarta-feira, 05 de junho de 2019

Ed.1668:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior