Edição anterior (1708):
segunda-feira, 15 de julho de 2019
Ed. 1708:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1708): segunda-feira, 15 de julho de 2019

Ed.1708:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Centro de Saúde realiza mutirão pelo Dia Nacional do Homem


             “Esse evento foi muito bom para o esclarecimento sobre doenças e orientações sobre cuidados que temos que ter com a saúde. Foi um dia muito importante”, conta o vigilante, Adeladio de Oliveira, de 53 anos, um dos atendidos durante o primeiro mutirão de consultas voltado para o homem, no Centro de Saúde, neste sábado (13.07). A iniciativa dá início às ações em alusão ao Dia Nacional do Homem, comemorado no dia 15 de julho. Foram programados 350 atendimentos a homens em consultas, exames e procedimentos, além de palestras.

            Além da consulta com o clínico, o vigilante Adeladio, também recebeu atendimento com a enfermagem, para a avaliação do pé diabético. O que também fez o jardineiro Carlos Antônio da Cruz, de 48 anos, há 10 anos diagnosticado com diabete e hipertensão. Pela primeira vez teve atendimento para a avaliação dos pés. “Nunca tinha participado de ações como essa. Ter o atendimento no sábado é muito bom porque é um dia mais tranquilo, durante a semana é mais difícil”, conta Carlos Antônio.


 O mutirão contou com consultas com médico clínico, nutricionista, dentista, fonoaudiologia, atendimento com enfermagem para o cuidado dos pés dos diabéticos, realização do teste rápido, aconselhamento e procedimentos, além de exames de eletrocardiograma e palestras.

“Os mutirões sempre dão bons resultados. Eles são pensados para facilitar o acesso ao atendimento da rede pública, intensificando sempre o cuidado preventivo”, destaca o prefeito, Bernardo Rossi.

Com foco na prevenção de doenças, logo pela manhã, os profissionais da rede de atenção básica realizaram palestra para os pacientes. Foram passados esclarecimentos sobre nutrição, tabagismo, alcoolismo e dependência química. Nas consultas, os pacientes foram alertados para a necessidade da continuidade dos tratamentos e os casos que apresentaram alterações no quadro clínico após o primeiro atendimento, foram encaminhados para as unidades de urgência.

Foi o caso do aposentado Evaldo Klippel, de 73 anos, que apresentou alterações na aferição da glicose. “Para mim o atendimento foi muito bom, vou passar a ter mais cuidado com a saúde”, conta o paciente.

Um dos médicos clínico destacou a importância em se intensificar a prevenção entre os homens. “Vemos aqui o que as pesquisas realmente mostram, os homens só procuram o cuidado depois que já estão doentes. Hoje estamos conscientizando estes homens sobre a necessidade de trabalhar a prevenção”, ressalta o médico clínico, Antônio Biasi.

De acordo com o levantamento da Área Técnica da Secretaria de Saúde, o índice de atendimento a homens, na faixa etária de 15 a 59 anos, é de 20% se comparado com as mulheres, que representam 80% dos pacientes nas unidades. Nos primeiros seis meses do ano foram realizadas 65.138 consultas nas unidades básicas, destas, apenas 13.092 foram para homens.

Para atrair o homem para a rede de atenção básica, a Secretaria de Saúde realiza até o dia 19 de julho várias ações de conscientização e esclarecimento de como funciona a rede. Na segunda-feira (15.07) as atividades ocupam a Praça D. Pedro II, das 9h às 17h. Profissionais da Área Técnica da Saúde e enfermeiros da rede de atenção básica farão palestras, teste rápido, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, verificação de peso e altura.

“Vamos estruturar outros mutirões aos sábados, tendo em vista que facilita o acesso para o homem, além de intensificarmos o funcionamento em horário diversificado nas unidades de saúde”, destacou a secretária de Saúde, Fabíola Heck.



Edição anterior (1708):
segunda-feira, 15 de julho de 2019
Ed. 1708:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1708): segunda-feira, 15 de julho de 2019

Ed.1708:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior