Edição anterior (1438):
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Ed. 1438:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1438): quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Ed.1438:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Cerest realiza Seminário sobre a Saúde do Trabalhador na UCP

Evento reuniu 70 pessoas profissionais da Saúde e representantes de CIPAs

A Secretaria de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (17.10), o primeiro Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador, na Universidade Católica de Petrópolis. O evento, realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), reuniu 70 pessoas, entre profissionais da Saúde, representantes de comissões internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e do Cerest do estado.

 

“O Cerest desenvolve um trabalho muito importante na promoção de atividades que visem a Saúde do Trabalhador e o Seminário é uma oportunidade para reforçarmos estas ações de prevenção. Faz parte dos cuidados com a saúde da população e estamos empenhados em incentivar cada vez mais esta atenção”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

“Ação como esta é fundamental para que possamos colocar os assuntos em discussão e sair daqui com propostas criadas em conjunto para a promoção da Saúde do Trabalhador no município. Devemos fortalecer esta prática no dia a dia. O Seminário é um evento que há muito tempo desejamos fazer e que agora conseguimos, graças ao empenho da equipe do Cerest”, destacou a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

O Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador foi direcionado para os profissionais da Saúde e para as empresas, que foram representadas por responsáveis pelas CIPAs, que trabalham a prevenção a acidentes de trabalho em cada local. As comissões já realizam trabalhos em parceria com o Cerest durante todo o ano. Só em 2018, foram realizadas 13 visitas a empresas levando Campanhas de Vacinação.

“O Seminário vem para trazer um dia muito produtivo visando a Saúde do Trabalhador, mas, além disso, de muito aprendizado. A participação das CIPAs também é muito importante, pois podemos, juntos, dar ideias e elaborar sugestões para os trabalhos desenvolvidos dentro de cada empresa, promovendo ações em cada local”, frisou o coordenador do Cerest no município, Gustavo Cabral.

O evento contou com a participação, ainda, do presidente do Conselho Municipal de Saúde (COMSAÚDE), Rogério Lima Tosta, da auditora fiscal do Trabalho, Ana Luiza Caldas, do vereador Silmar Fortes e da coordenadora de Saúde do Trabalhador do estado, Eralda Ferreira. Eralda elogiou o trabalho feito pelo Cerest no município e citou a importância de ações efetivas visando a promoção da Saúde do Trabalhador.

“Tenho acompanhado, por meio das notícias veiculadas, o trabalho feito pelo Gustavo e a equipe visando a conscientização e orientação. Esta presença é fundamental para aproximar o trabalho do Cerest à população. Estamos vendo neste Seminário uma integração muito importante entre os setores e este é um ponto muito importante também”, comentou.

O Cerest presta atendimento aos trabalhadores que contraem doenças ou algum tipo de agravo relacionado à suas atividades no trabalho. Promove a proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral, fazendo uso de dados epidemiológicos provenientes de atendimentos clínicos e de notificações de acidente do trabalho. O espaço funciona na Rua Dr. Sá Earp, número 433, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Os telefones para atendimento são (24) 2244-7081 e (24) 2246-9214.



Edição anterior (1438):
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Ed. 1438:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1438): quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Ed.1438:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior