Edição anterior (1671):
sábado, 08 de junho de 2019
Ed. 1671:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1671): sábado, 08 de junho de 2019

Ed.1671:

Compartilhe:

Voltar:


  Cursos

CERT tem cursos gratuitos de informática: boa opção para melhorar o currículo

Centro de Referência e Excelência Tecnológica da prefeitura


 Informática básica, pacote office, escrita criativa e montagem de microcomputadores. Esses são os cursos oferecidos gratuitamente para os petropolitanos no CERT - Centro de Referência e Excelência Tecnológica, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas, com conteúdos teóricos e práticos, já contam com a participação de 120 pessoas. E ainda há vagas: os interessados devem fazer a inscrição no próprio e o CERT aceita alunos a partir de 12 anos.

“O CERT é um outro equipamento do poder público que oferece cursos gratuitos para a população petropolitana. O local é uma referência e, além dasaulas, também recebe materiais eletrônicos e os reutiliza, quando ainda podem ser aproveitados”, afirma o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que, além do CERT, o poder público vem reativando os Centros de Inclusão Digital, nas comunidades.

“Também com essa meta de proporcionar acesso à tecnologia de forma gratuita. Mais de 800 pessoas, entre crianças, jovens e até o público da terceira idade estão sendo beneficiados com as aulas gratuitas”, explica Bernardo Rossi.

 “O CERT ganhou uma nova cara na atual gestão justamente com o intuito de atender a comunidade. As aulas são dinâmicas e o local possui todo o material necessário para as aulas. Oportunidade única para quem precisa se atualizar ou sempre quis fazer um curso específico. Importante ressaltar que os cursos podem ser um diferencial para aqueles que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Segundo o Balcão de Empregos da prefeitura, do total de vagas cadastradas entre dezembro de 2018 e maio de 2019 - 430 vagas - foram considerados 59 requisitos que devem ser levados em consideração para preenchimento das vagas. Dentre os requisitos, mais da metade – 34 – pedem algum tipo de especialização, seja na área de informática ou cursos específicos como inglês. Ainda analisando esse total de vagas, segundo o Balcão, 7% pedem, ainda, Ensino Superior; 67% solicitam Ensino Médio Completo e 26% exigem Ensino Fundamental completo.

Curso de montagem e manutenção de computadores

Um dos cursos mais procurados no CERT é o de montagem e manutenção de computadores. Durante o curso os alunos aprendem a identificar defeitos, fazer a reciclagem de computadores e até formatar máquinas.

“Temos aulas teóricas que envolvem o conhecimento da parte física do computador, software, mouse, teclado e também a parte interna, como as placas mães. Os alunos aprendem a identificar os vários tipos de placas, os principais defeitos que podem ser encontrados e como conserta-las. Depois das aulas teóricas, partimos para a pratica e, a partir daí, os alunos aprendem a montar e desmontar um computador, a trocar as peças e formatar as máquinas; Em uma das aulas trabalhamos com casos reais. Os estudantes são incentivados a tentar descobrir o problema de um dos computadores que estão no EcoCentro e a conserta-lo. Uma avaliação teórica também é realizada no final do curso”, explica o professor Carlos Daniel Montes.

Vanessa Aparecida, que é estudante e está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, já planeja fazer outros cursos no CERT, além da informática básica.

“O que eu acho mais interessante é que a pessoa pode chegar aqui sem saber nada que eles ensinam todo o passo a passo. Fiquei muito feliz em encontrar pessoas da terceira idade na minha turma. Adorei o primeiro curso que eu fiz, já me matriculei em outro e quero fazer, ainda, o curso de escrita criativa. Vale muito a pena. As aulas são ótimas e gratuitas, o que é melhor ainda para quem está buscando um emprego”, disse.

 “A população pode e deve aproveitar esse espaço. Quem mora mais distante do Centro, pode fazer a inscrição em um dos 16 Centros de Inclusão Digital que estão em funcionamento. As inscrições podem ser feitas nos próprios CIDs”, explica Leonardo Sindorf, do Departamento de Ciência e Tecnologia e responsável pelos CIDs.

O CERT fica na Rua Bingen, nº 520. Para se inscrever nos cursos os interessados devem levar carteira de identidade e CPF.



Edição anterior (1671):
sábado, 08 de junho de 2019
Ed. 1671:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1671): sábado, 08 de junho de 2019

Ed.1671:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior