Edição anterior (1612):
quarta-feira, 10 de abril de 2019
Ed. 1612:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1612): quarta-feira, 10 de abril de 2019

Ed.1612:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

CID Terra Santa já atende 45 alunos em aulas de informática gratuitas

Crianças e pessoas da terceira idade participam dos cursos

 

Informática básica e internet são algumas das aulas oferecidas gratuitamente para 45 crianças e adultos que são atendidos no CID Terra Santa, um dos 17 equipamentos mantidos pelo poder público e que proporciona interação tecnológica para a comunidade. O prefeito Bernardo Rossi conferiu nesta terça-feira (09.04) o funcionamento do espaço: “Só neste início do ano reativamos mais quatro CIDs, no Jardim Salvador, na EM Marcelo Alencar, na Comdep e no Quitandinha, e a intenção é de que outros sejam reabertos nos próximos meses. Tudo para garantir o acesso a tecnologia nas comunidades”, afirmou.

Bernardo Rossi salientou a importância da participação da população nos cursos ofertados. “As aulas são gratuitas e as dicas são importantes, principalmente para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. A tecnologia está em tudo e é importante que as pessoas tenham conhecimento sobre informática”, comentou o prefeito, que esteve acompanhando na visita pelo vice-prefeito Baninho e pelos secretários Marcelo Valente, da Turispetro; Ronaldo Medeiros, da Secretaria de Obras; e Marcia Palma, da Secretaria de Educação.

Aproximadamente 600 pessoas já estão sendo atendidas nos CIDs. As aulas são realizadas com o suporte de estagiários e instrutores da prefeitura. Eles possuem um plano de aulas que norteia os conteúdos dos cursos. “Todo o trabalho é acompanhado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A ideia é a de oferecer os cursos básicos de informática, pacote office e internet para os inscritos mostrando sempre a importância da atualização dos conhecimentos”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

No CID Terra Santa são atendidos crianças, adolescentes e até o público da 3ª idade. “As aulas ocorrem de acordo com a faixa etária. Eles aprendem desde noções básicas da informática até a informática avançada. As crianças da escola Terra Santa adoram as aulas, gostam, principalmente, quando podem apreciar os jogos. O público da terceira idade gosta sobretudo das aulas sobre internet. Muitos querem ficar especialistas nas pesquisas na rede”, explicou a instrutora Ana Lúcia Kapps.

As aulas também têm reflexo positivo na questão pedagógica. “As atividades envolvem a tecnologia, mas com o cunho pedagógico. Através das cores e desenhos trabalhamos a criatividade e a coordenação motora”, explica Elaine von Seehausen, coordenadora do Terra Santa.

Luis Miguel, de 6 anos, aprova as aulas. “Gosto muito da professora. Aprendi as letras e os números e adoro jogar”, contou.

CIDs atendem comunidade e alunos da rede

“Os CIDs são instrumentos importantes para a comunidade, mas também para os alunos da rede municipal que podem participar das aulas nos equipamentos que estão funcionando nas escolas. Em março foi reativado o CID na EM Marcelo Allencar, no Quintandinha, e toda a comunidade escolar está animada com a novidade”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

Quem quiser informações sobre os CIDs que estão em funcionamento pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Em caso de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato com o Desenvolvimento que informaremos onde há vagas para os cursos, sempre levando em consideração o bairro onde a pessoa mora, para facilitar a vida dos petropolitanos. Vale salientar que todos os cursos são gratuitos”, disse Leonardo Sindorf, responsável pelos CIDs. O telefone da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é o 2233-8135 - ramal: 2085.



Edição anterior (1612):
quarta-feira, 10 de abril de 2019
Ed. 1612:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1612): quarta-feira, 10 de abril de 2019

Ed.1612:

Compartilhe:

Voltar: