Edição anterior (1547):
segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019
Ed. 1547:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1547): segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Ed.1547:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Cláudia Conceição assume interinamente o comando da Guarda Civil

 


 Em 94 anos de existência da Guarda Civil de Petrópolis, a subcomandante Cláudia Conceição é a primeira mulher a assumir o comando da corporação. Com 22 anos de trajetória na Guarda – 11 deles voltados para a atuação na Ronda Escolar - Cláudia entra para a História da corporação ao comandar, ainda que interinamente, o cargo. A comandante assumiu o cargo nesta segunda-feira (04.02) e ficará por 30 dias, durante as férias do atual comandante, Jeferson Calomeni.

  “A Cláudia, com toda certeza, representa não só a Guarda muito bem, como também todas as mulheres de Petrópolis. É um momento ímpar tê-la no subcomando, e agora no comando interino da corporação”, destacou o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi.

Com 51 anos e dois filhos, Cláudia ocupa há 6 meses o subcomando da Guarda. Ela tem especialização para atuar em casos de violência doméstica, exploração de violência contra crianças e adolescentes, investigação de estupro, policiamento comunitário escolar e mediação comunitária, entre outras formações oferecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“Amiga companheira, ela representa não só na Guarda, mas na cidade, todo o poder das mulheres. Guerreira e batalhadora. Eu me sinto muito feliz em trabalhar com a Claudia há mais de 20 anos, e ter criado esse laço de respeito entre nós. Fico feliz por ela ser a primeira a assumir o subcomando e mesmo que interinamente ser a primeira mulher estar no comando da Guarda. Ela representa muito bem a classe feminina”, destacou o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

A corporação possui 14 agentes femininas, e a comandante é referência para as guardas. Já passou por diversas funções com o uniforme da Guarda, desde telefonista, segurança de patrimônio, atuação nos terminais, em polos de moda e em unidades de saúde, apoio a Fiscalização de Posturas, rondas em pontos turísticos – ainda antes da criação da Ronda Turística – e atuação em pontos de apoio para atingidos pela chuva em 2013.

 “É uma sequência do que tenho vivido nestes 6 meses como subcomandante. Dar continuidade ao que o comandante vem fazendo, não será muito diferente do que vem sendo feito nesse período, mas, lógico, com um toque feminino. Administrando com coerência e responsabilidade como tem que ser feito. Para mim, é uma honra, mesmo que interinamente ser a primeira mulher a cuidar da nossa Guarda -  tenho uma enorme admiração e respeito pela corporação. Fazer valer que não somos simples presença, mas absoluta necessidade”, frisa a comandante interina, Cláudia Conceição.

Há 11 anos, a subcomandante é coordenadora da Ronda Escolar, que vem ampliando o número de visitas a unidades de ensino no município. “Nosso trabalho é totalmente preventivo. Basicamente somos um elo entre a escola, a família e a população como um todo. Realizamos palestras, conversas individuais com alunos e responsáveis e também conscientizamos a importância da escola na vida do aluno. Nossa parceria com o Conselho Tutelar e Vara da Infância também é muito importante para a fluidez do nosso trabalho”, destacou Cláudia.  



Edição anterior (1547):
segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019
Ed. 1547:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1547): segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Ed.1547:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior