Edição anterior (2012):
quinta-feira, 14 de maio de 2020
Ed. 2012:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2012): quinta-feira, 14 de maio de 2020

Ed.2012:

Compartilhe:

Voltar:


  Artigos

Os atletas em tempo de pandemia

 


 Clévia Fernanda Sies Barboza*

Uma das medidas mais funcionais para evitar a disseminação e contágio pela COVID – 19 é o isolamento social. Tarefa aparentemente mais árdua do que as grandes disputas para os atletas.

Os atletas de alto rendimento, muitas vezes acostumados a ficar dentro de CT´s com o seu time ou equipe que vai desde outros colegas atletas até a equipe técnica, participando frequentemente de competições, recebendo calorosamente o incentivo da torcida, estão desde março isolados em casa, em um “lar” muitas vezes distantes do seu núcleo familiar.

Surgem dificuldades de treinar um salto à distância em meio um jardim, um jogo coletivo sem time, uma corrida no meio da sala, o que leva alguns atletas ao risco de se expor ao coronavírus quando “furam” a quarentena se deslocando para locais fora de casa a fim de praticar seu esporte.

Muitos atletas com o apoio, ainda que virtual, que recebem do psicólogo esportivo começam a se reinventar. Criam novos métodos de treinamento para tentar manter a forma, aprendem a utilizar as tecnologias de informação e comunicação para se manterem conectados e aproveitam para aprender algo novo.

Mas infelizmente, essa realidade não é para todos. Sem o apoio psicológico, muitos atletas vêm sofrendo de depressão e transtorno de ansiedade generalizada. Uma pandemia do medo de se contaminar, de dúvidas e incertezas sobre o futuro.

A Psicologia do Esporte surge como a tentativa mais concreta para auxiliar esses profissionais que temem pela perda da forma física, de seus empregos, de seus índices, de sua vida. O apoio psicológico, para nós seres sociais, é de fundamental importância neste momento. Através dele mantemos a base da autoestima, da autoimagem positiva, do eu atleta.  

*Coordenadora da Pós-graduação em Psicologia do Esporte da FMP/Fase.

 

 



Edição anterior (2012):
quinta-feira, 14 de maio de 2020
Ed. 2012:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2012): quinta-feira, 14 de maio de 2020

Ed.2012:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior