Edição anterior (3111):
segunda-feira, 15 de maio de 2023
Ed. 3111:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (3111): segunda-feira, 15 de maio de 2023

Ed.3111:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Coluna Cidade Aberta
Rogerio Tosta

 

14/05/2023

 

 
Divulgação
 
Ampliando horizontes
A vereadora Gilda Beatriz está em seu terceiro mandato e tudo indica que ela também está de olho na eleição para Prefeitura, pois vem ampliando sua atuação na cidade, participando de reuniões em diversos bairros e com vários segmentos. Uma das atenções da vereadora nos últimos meses, têm sido os produtores rurais da cidade. Ela tem participado de encontros, ouvindo suas principais reivindicações e levando para o Poder Executivo. Vale ressaltar que este é um segmento produtivo de Petrópolis que carece de muito apoio por parte da municipalidade.
 
Divulgação
 
Em busca de recursos
O vereador Dudu é um incansável. Quando não está na Câmara Municipal está nas comunidades conversando com a população ou no Governo do Estado em busca de recursos para Petrópolis. Na semana que passou, mais uma vez, o vereador esteve com o vice-governador, Thiago Pampolha, quando conversou sobre as obras que ainda precisam ser feitas na cidade e que precisam do apoio do Estado. Quem não deve gostar muito dessa aproximação é o Governo Municipal, pois o vereador Dudu tem feito duras críticas ao prefeito Rubens Bomtempo.
 
Divulgação
 
Um encontro de gerações
Esta semana, entre as muitas reuniões do vereador Hingo Hammes, uma delas foi com o ex-vereador e ex-vice-prefeito, Henrique Manzani. Não foi divulgado o teor da conversa entre eles, mas, com toda certeza um dos temas foi a política, pois não é possível passar por Manzani e não aproveitar a sua experiência como vereador e como vice-prefeito.

Prêmio para Líderes Comunitários
A iniciativa da Câmara Municipal em criar um prêmio para homenagear os líderes comunitários de Petrópolis, dando a ele o nome de Prêmio D. Maria Nazaré, que foi a primeira mulher líder comunitária da cidade, é o reconhecimento do trabalho voluntário que essas pessoas fazem para construção de políticas públicas e melhorias nas comunidades petropolitanas. O vereador Junior Coruja, autor da iniciativa, está de parabéns.

Dia do Conselheiro e do Líder
Não tenho dúvida que o Prêmio D. Maria Nazaré, juntamente com o Dia Municipal do Líder Comunitário, iniciativa do vereador Fred Procópio, comemorado anualmente, no dia 5 de maio, é o reconhecimento de um trabalho voluntário de muitos petropolitanos, que se doam pela comunidade. As duas iniciativas se juntam ao Dia do Conselheiro Municipal, celebrado no dia 10 de janeiro, data de nascimento de Augusto Ângelo Zanatta, líder comunitário, sindicalista e conselheiro, que morreu quando estava em atuação na Casa dos Conselhos que hoje leva seu nome.
 
Transporte alternativo
A indicação do vereador Marcelo Chitão, sugerindo ao Executivo Municipal a necessidade de regulamentar, de forma emergencial e temporária, o transporte público por veículos alternativos, como vans e micro-ônibus, já causou polêmica na Câmara e ganhou a oposição do Sindicato das Empresas de ônibus. Mesmo com apoio de alguns parlamentares e ter sido aprovada na Câmara, dificilmente a indicação será levada a sério. O transporte alternativo é uma realidade em muitas cidades, mas, em Petrópolis sofre grande oposição. Enquanto isso, a população continua sofrendo com a péssima qualidade do transporte público, agravado por vários fatores ao longo dos anos e agora com o incêndio na garagem da Petro Ita e Cascatinha.
 
Uma espera sem fim
Há muito tempo que os petropolitanos aguardam ansiosos pelo retorno das atividades do Theatro D. Pedro, que já foi cinema, e por muitos anos foi um dos pontos da cultura petropolitana e obras que se apresentaram na cidade. Com a intenção de concluir a obra, a Prefeitura está assumindo com recursos próprios, depois de rescindir o contrato com a empresa, que na avaliação do Governo não vinha mostrando interesse em concluir a obra. O Theatro D. Pedro foi inaugurado em 2 de janeiro de 1933. No ano de 1998 o prédio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A última reforma completa no espaço aconteceu em 2003.
 


Edição anterior (3111):
segunda-feira, 15 de maio de 2023
Ed. 3111:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (3111): segunda-feira, 15 de maio de 2023

Ed.3111:

Compartilhe:

Voltar: