Edição anterior (1551):
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019
Ed. 1551:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1551): sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Ed.1551:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Comdep instala terceiro ecoponto no município

O Quitandinha ganhará o novo local de recolhimento de material reciclável


 Os moradores do Quitadinha e arredores ganharão um Ecoponto – local onde recebe materiais para reciclagem, e poderão conseguir descontos na conta de luz com a coleta seletiva. A estrutura está sendo montada em frente à sede da Comdep, e tem previsão para ficar pronta na primeira quinzena de março. O novo Ecoponto será o terceiro instalado no município. Os outros dois, na Mosela e em Itaipava, juntos, recolheram só em 2018, mais de 70 toneladas de materiais recicláveis.

            O desconto na conta de luz, faz parte de uma parceria da Comdep com a Enel Distribuição Rio, que já acontece nos outros pontos da cidade. O Ecoponto fica em um contêiner, onde recebe todo o material reciclável junto com os equipamentos como balança, para executar o serviço.

"Esse é um trabalho que já existe há algum tempo no município e que foi levado para Itaipava em 2017. Agora, vai chegar ao Quitandinha e vai permitir que mais material reciclável possa recolhido e efetivamente reaproveitado", afirma o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Para participar do programa, o morador deve separar o lixo orgânico do lixo seco. Os materiais como papel, papelão, plásticos, garrafas pet, latas, embalagens tipo longa vida, embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro e ferros em geral precisam estar separados e limpos. No ato da entrega do material pela primeira vez, a pessoa deve levar a conta de luz, e é feito um cadastro, onde o morador recebe um cartão. O material é pesado e o desconto varia de acordo com o peso recolhido. O desconto é computado e feito na fatura seguinte. O Ecoponto recebe também, óleo de cozinha, mas não recebe alimentos.

“O material que chega todo misturado não tem desconto na conta de luz. O Ecoponto recolhe o material e encaminha para a associação catadora em Cascatinha, onde é realizada a triagem para a reciclagem. Já o material separado, a Enel recolhe e recicla”, contou o diretor técnico-industrial da Comdep, Marcos Albuquerque.

O diretor lembra da conscientização ambiental que o programa possui. “Com a coleta seletiva, conseguimos reduzir o material que vai para o aterro e conseguimos conscientizar a população da responsabilidade ambiental. Ao reaproveitar esse lixo, só temos benefícios com a preservação solo, água e ar, limpeza da rua, um bem para o planeta e para sociedade. Sem falar na geração de empregos que a reciclagem proporciona”, pontuou o diretor técnico-industrial da Comdep, Marcos Albuquerque.

“Eu reciclo lixo há uns 10 anos e há 3 anos eu trago o material separado para o Ecoponto. Eu tinha muita dificuldade de onde entregar as coisas e aqui facilitou demais a minha vida. Para mim, reciclar é uma questão de consciência ambiental e este projeto de conseguir desconto na conta de luz, é um grande incentivo. Eu divulgo o Ecoponto para todo mundo e tenho várias amigas que já estão trazendo o material para cá”, contou Cláudia de Carvalho Linhares Pontes que mora na Fazenda Inglesa e entrega seu lixo no Ecoponto da Mosela.

O Ecoponto da Mosela fica Rua Mosela, sem número, em frente à Cruz Vermelha, aberto de segunda a sexta, de 7h30 e 16h30. Já em Itaipava, fica Estrada União e Indústria, 10.000 – no Parque Municipal - aberto todos os dias, de 8h às 17h. Para mais informações sobre coleta seletiva 22358437 ou 22924500.



Edição anterior (1551):
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019
Ed. 1551:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1551): sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Ed.1551:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior