Edição anterior (1613):
quinta-feira, 11 de abril de 2019
Ed. 1613:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1613): quinta-feira, 11 de abril de 2019

Ed.1613:

Compartilhe:

Voltar:


  Ambiente

Comdep mantém stand sobre reciclagem e coleta seletiva em evento universitário

Setor de educação ambiental vai apresentar material informativo e peças de artesanato feitas com produtos reaproveitados durante a Semana de Arquitetura e Urbanismo da Estácio de Sá

 

O setor de educação ambiental da Comdep está realizando mais uma ação de conscientização sobre reciclagem e coleta seletiva com um stand que apresenta material informativo e exposição de peças de artesanato feitas com produtos reaproveitáveis. Dessa vez, a ação acontece na Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá. Desde esta quarta (10.04) até sexta-feira (12.04), de 8h30 às 16h30, os alunos da faculdade vão poder conhecer mais sobre o trabalho feito pelo município nessa área e a importância da reciclagem.

A montagem do stand segue o mesmo formato adotado em grandes eventos do município, como Expo Petrópolis e Bauernfest. Durante o evento, os funcionários do ecoponto vão se revezar para apresentar cartazes e distribuir folders mostrando o tempo de decomposição de materiais na natureza, noções de sustentabilidade e informações sobre como fazer a coleta em Petrópolis.

“São dois lados desse trabalho de reciclagem e de coleta seletiva: de um lado, a coleta em si, que é realizada em alguns bairros e nos ecopontos, e de outro, a conscientização dos petropolitanos sobre a importância desse tema e como participar dos programas desenvolvidos pelo município. E mais uma vez a Comdep aproveita um evento para divulgar essas informações e alcançar um número ainda maior de pessoas”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

No stand, os alunos da universidade vão poder descobrir o papel descartado de maneira incorreta demora três meses para se decompor, enquanto o plástico leva até 450 anos. Esses materiais podem ser reciclados e entregues para a coleta “Porta a Porta”, em que a Comdep recolhe o lixo reaproveitável em alguns bairros, ou mesmo ser entregue nos ecopontos da Mosela e do Parque Municipal de Itaipava, onde é possível inclusive obter descontos na conta de luz.

“A Comdep desenvolve esse trabalho do stand dentro do Programa de Educação e Conscientização Ambiental, que ainda engloba palestras em escolas e empresas para incentivar as pessoas a fazerem a coleta seletiva e contribuir com a maior limpeza da cidade e a preservação do meio ambiente”, ressalta o presidente da Comdep, Wagner Silva.

A Semana de Arquitetura e Urbanismo da Estácio de Sá terá diversas ações para discutir o tema do consumo, aproveitamento e descarte consciente dos materiais usados na construção civil. De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, Emílio Farjalla, a ideia de debater esse tema surgiu ao perceber que muitos alunos não previam soluções para o material descartado em novas construções. Ao levar o stand para o evento, o objetivo é mudar a forma de pensar sobre o lixo desde a concepção de um projeto arquitetônico.

“Muitos têm uma noção errada do lixo. Ele pode inclusive gerar riqueza com o reaproveitamento. Com o stand, será possível divulgar o trabalho já acontece na cidade e que algumas pessoas não conhecem e, assim, pode criar um hábito. E também é um passo para que esse aluno passe a pensar na escolha consciente do que vai usar, em adequar a execução de um projeto de acordo com a necessidade e a descartar corretamente”, afirmou o coordenador do curso

 



Edição anterior (1613):
quinta-feira, 11 de abril de 2019
Ed. 1613:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1613): quinta-feira, 11 de abril de 2019

Ed.1613:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior