Edição anterior (886):
sexta-feira, 14 de abril de 2017
Ed. 886:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (886): sexta-feira, 14 de abril de 2017

Ed.886:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

 

Comdep retira 24 toneladas de galhos de árvores e folhagens da entrada do extravasor do Rio Palatino

Lixo verde foi arrastado pela força da chuva forte na cabeceira do rio do Morin

 
 

A forte chuva concentrada em menos de uma hora na cabeceira do rio, no Morin, arrastou galhos de árvores e folhagens até a entrada do extravasor do Rio Palatino, na Rua Souza Franco, no Centro, ocasionando alagamentos na via e nas ruas de entorno na quarta-feira (12) à tarde. A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) realizou ao longo de toda a quinta-feira (13.04) a desobstrução dessas galerias que haviam sido limpas há 10 dias.


A quantidade de lixo verde - 24 toneladas - surpreendeu os operários. “É atípico essa quantidade de galhos de árvores e folhagens. Tudo foi arrancado pela chuva no percurso do rio e galhos maiores obstruíram as galerias fazendo uma espécie de dique nas portas do extravasor”, explica Rafael Bastos, da gerência operacional da Comdep, que chefiou o trabalho no local.


A Comdep mobilizou 30 funcionários, duas retroescavadeiras e quatro caminhões para fazer a limpeza. O local já havia sido limpo duas vezes pela Comdep este ano, no início de março e deste mês, quando foi retirado todo tipo de lixo do rio, como garrafas pet e pedras, por exemplo.


“Esse é um trabalho que temos feito com frequência para que o fluxo da água não seja impedido. Isso contribuiu para que transbordamento não tivesse um efeito tão grande. E logo após a chuva, mobilizamos o pessoal para retirar a lama rapidamente”, explicou o presidente da Comdep, Wagner Silva.


O Morin ainda que seja um dos pontos de maior incidência de chuva na cidade, concentrou na tarde de quarta-feira 99 milímetros, índice alto e em pouco tempo, menos de uma hora. Apesar disso, a Defesa Civil teve apenas quatro ocorrências, uma delas para atuar durante o transbordamento do rio na Souza Franco. Também houve alagamentos em outros pontos, todos sem gravidade.

 



Edição anterior (886):
sexta-feira, 14 de abril de 2017
Ed. 886:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (886): sexta-feira, 14 de abril de 2017

Ed.886:

Compartilhe:

Voltar: