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  Economia

Comércio diversifica para atrair clientes no Dia dos Namorados

Data será comemorada no Brasil pela 70ª vez

João Vitor Brum


 Neste ano, o Dia dos Namorados completa 70 anos no Brasil, e, em meio à crise financeira que atinge todo o país, empresários vêm buscando novas formas de atrair clientes, com campanhas diferenciadas, pacotes em parceria com empresas de diversos setores e, em alguns restaurantes, a criação de cardápios específicos para a data. Entretanto, é importante que o consumidor se mantenha atento a possíveis golpes nesta época, como destacado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Procon Petrópolis.

A data foi criada em 1949 pelo publicitário João Dória, que trouxe a ideia do exterior e criou, na capital paulista, uma campanha com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. A ideia rapidamente se espalhou pelo país devido à relação com o Dia de São Valentim, comemorado no dia 14 de fevereiro nos países do hemisfério norte, e por ser véspera do Dia de Santo Antônio (13 de junho), santo com fama de casamenteiro.

Com o grande destaque dado à data pela mídia, o Dia dos Namorados se tornou muito importante para o setor de comércio, e por isso é tema de diversas campanhas e promoções, para empresas de inúmeros setores.

Como uma forma de abordar a data de uma nova maneira, as empresárias e amigas Gabriela Dunley e Maria Eduarda Izawa, proprietárias da Lust, loja de roupas virtual, resolveram inovar e incluir, nas comemorações de Dia dos Namorados da empresa, um casal homoafetivo.

- Queríamos representar todos os públicos, pois sabemos que muitas pessoas se sentem excluídas ao ver apenas um tipo de casal nas campanhas como um todo. Além disso, junho é o mês do orgulho LGBT, o que nos incentivou a dar continuidade à ideia – disse Gabriela.

De acordo com uma pesquisa realizada pela J. Walter Thompson, apenas 48% dos jovens entre 13 e 20 anos se identificam como heterossexuais. Na faixa etária de 21 a 30 anos, o número sobe para 65%.

- Como Petrópolis é uma cidade muito conservadora, fica ainda mais difícil encontrar este tipo de anúncio. Queremos que nossa marca abrace todas as pessoas, e não um grupo específico, principalmente pois nosso foco é o jovem, que precisa dessa representatividade para não se sentir deslocado – destacou Maria Eduarda.

O Duetto’s Café e Bistro, localizado no jardim do Museu Imperial, além de disponibilizar um cardápio diferenciado (há duas opções para o Dia dos Namorados: salmão grelhado e nhoque com molho de carne assada), irá receber a cantora Brenda Luce, em sua primeira apresentação em Petrópolis, para animar a noite dos casais presentes no espaço.

Os empresários do polo gastronômico do Valparaíso também prepararam ofertas especiais para a comemoração da data. Em parceria com os restaurantes Armazém 646, Japa Temaki e Pizza Doc, a pousada Vale Paraíso criou pacotes de descontos especiais para casais, incluindo a hospedagem e refeições nos estabelecimentos, além de estacionamento e meia garrafa de espumante.

Consumidor deve prestar atenção para não ser lesado

A Febraban alertou, no último fim de semana, que é preciso cuidado ao realizar compras nesta época, devido ao aumento na incidência de golpes, principalmente em compras online. Além disso, o Procon Petrópolis iniciou, ontem (10), a Operação Cupido, iniciativa que irá fiscalizar restaurantes e motéis com foco no Dia dos Namorados, visando orientar empresários e garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja respeitado.

A federação de bancos destacou que é importante desconfiar de ofertas tentadoras, com preços muito menores do que o valor real do produto. – Os criminosos aproveitam a empolgação dos consumidores, com a oportunidade de um bom negócio, para aplicar golpes – alertou o diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

Em Petrópolis, o Procon irá realizar uma ação itinerante na Praça Alcindo Sodré, no Centro, durante a tarde de quarta-feira, entre 13h e 17h. O órgão destaca que hotéis e motéis têm a obrigação de prestar esclarecimento quanto à informação de preços praticados. Preços de frigobar, por exemplo, devem ser informados previamente e por escrito.

Aos casais que vão sair para jantar, o Procon orienta que façam reservas antecipadamente, já que há possibilidade de lotação. Os consumidores têm o direito de visitar a cozinha do local e, por meio de cartazes, deve ser informado se o estabelecimento aceitar cartões de débito e crédito e as bandeiras relativas.

A informação referente à taxa de serviço deve estar presente no cardápio e na nota fiscal, sempre de forma clara, com o valor cobrado e orientação sobre a cobrança ser opcional discriminados. A cobrança de couvert artístico também deve ser informada previamente, assim como horário do show.

- A cobrança de consumação mínima é ilegal, não podendo ser efetuada. Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, é proibido ao fornecedor impor limites quantitativos de consumo aos clientes. Outra cobrança considerada abusiva é a multa pela perda da comanda - explica Bernardo Sabrá, coordenador do Procon Petrópolis.



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