Edição anterior (1959):
domingo, 22 de março de 2020
Ed. 1959:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1959): domingo, 22 de março de 2020

Ed.1959:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral


 Comércio fecha as portas a partir de segunda-feira no combate ao covid-19

Farmácias, mercados, padarias e pet shops continuarão funcionando

Autoridades dizem que não há motivo para pânico, mas população deve ficar em casa 

Jaqueline Ribeiro - especial para o Diário

A partir desta segunda-feira (23.03) todos os estabelecimentos comerciais, ficarão fechados por 15 (quinze) dias.  Apenas supermercados, pet shops, farmácias, açougues e padarias, poderão estar em funcionamento.

          Lojas e estabelecimentos comerciais -  shopping centers, centros comerciais, polos de moda e congêneres, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares localizados no município -  estarão fechados por 15 dias a partir desta segunda-feira (23.03) em toda cidade como parte das ações de combate ao coronavírus. Estarão funcionando somente farmácias, mercados, padarias, lojas que comercializam alimentos e remédios para animais, açougues, além de postos de gasolina e serviços de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios, ainda que funcionem no interior de shoppings ou centros comerciais. Os restaurantes devem adotar o sistema de delivery de produtos e alimentos, sem nenhum tipo de consumo no local. O município estuda ainda a possibilidade de manter o funcionamento de distribuidoras de gás.

                   O fechamento total do comércio foi anunciado na manhã de sábado (21.03) pelo prefeito Bernardo Rossi, um dia após a confirmação da primeira morte por covid-19 na cidade. A medida faz parte do pacote de ações do governo para minimizar os impactos da proliferação do coronavírus na cidade. Até sábado a Secretaria de Saúde de Petrópolis contabilizava  33  notificações. Petrópolis tem  dois casos confirmados de covid-19, 10 casos suspeitos foram descartados e uma morte por coronavírus foi confirmada pelo Estado . O município aguarda ainda o resultado do exame de  uma  moradora de Magé que estava internada no Hospital Unimed e morreu na última quinta-feira com quadro de insuficiência respiratória grave.

           - Faço um apelo a cada petropolitano  para fique em casa, em especial os idosos. É muito importante neste momento que as pessoas entendam que não são férias, não é pra passear, é de isolamento social mesmo. Não é momento de pânico, os mercados continuarão funcionando, o abastecimento estará garantido, mas as pessoas precisam entender que devem ficar em casa. Tendo esta consciência agora, vamos evitar uma situação mais crítica em algumas semanas. Estamos falando de uma doença que não tem remédio, nem  vacina. A única forma de se proteger é ficando em casa. São medidas muito duras que estamos tendo que adotar, mas são muito necessárias para diminuir a velocidade de propagação do coronavírus, para que esta curva de contaminação seja  menor. Para protegermos a vida das pessoas  - afirma o prefeito.    

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, reforça que não há motivo para pânico ou para uma corrida aos supermercados.  - O momento agora é tranquilidade e responsabilidade. Não há nenhuma necessidade das pessoas correm para fazer compras, de lotarem os supermercados. Estes estabelecimentos não  vão parar, pelo contrário, eles estudam a possibilidade de ampliar os horários de atendimento. Nos reunimos com empresários do setor de alimentação esta semana, todos eles estão abastecidos, não existe nenhum receio quanto a falta de alimentos. As pessoas devem ter consciência. Não há necessidade de fazer um estoque enorme em casa. Cada um deve comprar aquilo de que precisa, lembrando que outras pessoas também precisam comprar - afirma o secretário.

Fiorini , que também é empresário na cidade e já decidiu por colocar de férias os 15 funcionários de suas lojas e confecção.  - Como empresário eu sei o impacto que o fechamento do comercio irá provocar na economia, mas é uma medida muito importante neste momento. Se isso não for feito agora, teremos um impacto muito maior ali na frente. As pessoas devem se conscientizar que precisam ficar em casa - afirma. 

A restrição de funcionamento do comercio varejista, não impede, no entanto, que  as empresas utilizem o sistema de delivery, com entregas dos produtos em casa.  - As padarias também poderão funcionar, porém sem o atendimento de balcão - aquele cafezinho ou sanduíche que o cliente costuma consumir ali no balcão. Isso não é permitido. A orientação é para que a pessoa pegue ali o seu sanduíche ou o que precisar comprar e leve para casa. Tudo para evitar a aglomeração - explica Fiorini.        

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica também vai orientar os profissionais que ainda terão contato com a população, como motoboys e entregadores de alimentos, empregados de supermercados e de farmácias, carteiros, na utilização de equipamentos de proteção contra a Covid-19.

A Secretaria de Assistência Social vai fechar as unidades do CRAS e CREAS em todo município. Será disponibilizado um 0800 para realizar os atendimentos à população. A Comdep vai estabelecer que todos os funcionários com mais de 60 anos deverão ficar em casa nos próximos 15 dias e deu recomendações expressas para que os diretores e gerentes de cada setor reforcem orientações para os servidores permanecerem em casa durante todo o período. O mesmo vale para pessoal da manutenção viária na Secretaria de Obras.

O estacionamento rotativo vai funcionar com a utilização dos aplicativos e os totens espalhados pela cidade, sem o sistema de pagamento em dinheiro para os controladores. A fiscalização será feita de forma aleatória nas áreas cobertas pelo rotativo.

Um empresário também fez a doação de duas mil máscaras e 40 óculos de proteção para serem usadas pelas equipes da Secretaria de Saúde. O material foi entregue neste sábado (21.03) na prefeitura.

Esquema especial de vacinação contra o H1N1 a partir de segunda

          Com uma população de mais de 42 mil idosos - quase 14% da população  - a prefeitura adotará um esquema especial para a vacinar idosos contra a gripe (H1N1). Pessoas com mais de 80 anos receberão a vacina em casa. As equipes de Saúde visitarão também abrigos de idoso para fazer a imunização.  A vacinação dos demais idosos da cidade será escalonada para evitar aglomerações nas unidades de Saúde. A Secretaria de Saúde tam´bem anunciou a vacinação por Drive-Thru. A atividade consiste em pontos fixos na cidade onde serão atendidas, exclusivamente, pessoas que estiverem de carro. As medidas fazem parte das ações para evitar a rápida disseminação da covid-19 na cidade. Importante destacar que a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde -  contra o H1N1 -  não protege contra o coronavírus. Especialistas afirmam, no entanto que a imunização dos idosos contra a gripe é fundamental para desafogar o sistema de saúde durante a epidemia de covid-19.  

          Em Petrópolis a campanha, que terá início nesta segunda e será subdividida por faixas etárias. - Desta forma conseguiremos alcançar a abrangência esperada, imunizando os idosos e evitando  possíveis aglomerações nos pontos de vacinação - explica a secretária de Saúde Fabiola Heck.  A Secretaria irá disponibilizar 14 mil doses na primeira fase da ação para toda a cidade. O trabalho será feito por agentes de saúde e equipes técnicas.

Veja como será o esquema de vacinação na cidade:

Idosos acima de 80 anos – a vacinação terá início no próximo dia 23, segunda-feira, e será subdividida em duas categorias. Idosos que residem próximos a unidades de Postos de Saúde da Família (PSF) terão a visita domiciliar de agentes de saúde e equipes técnicas. Aos que não possuem PSF na vizinhança, a prefeitura vai disponibilizar um telefone (a partir de quarta-feira, 25/03) para que seja feito um agendamento e posterior visita domiciliar para a vacinação.

O telefone destinado ao agendamento de idosos acima de 80 anos será divulgado pela prefeitura na próxima semana.

Idosos entre 70 e 79 anos – a vacinação vai ocorrer entre os dias 23 e 27 de março em 40 postos abertos por todo o município.

Idosos entre 60 e 69 anos – data para vacinação marcada entre os dias 30/03 e 08/04 nos mesmos 40 postos abertos por todo o município. Em todos os casos a vacinação vai ocorrer entre 08h e 16h.

Funcionários da Saúde – serão vacinados em qualquer data, sempre entre 17h e 19h nas unidades que já trabalham no terceiro turno. São elas Retiro, Itamarati, Centro de Saúde, Quitandinha, Mosela, Independência, UBS Itaipava, Alto da Serra, Posse e Pedro do Rio.

Drive-Thru - A atividade consiste em pontos fixos na cidade onde serão atendidas, exclusivamente, pessoas que estiverem de carro.

 - Nesses pontos só quem estiver de carro vai ser atendido. De início serão montados dois pontos, Quitandinha e Parque de Exposições de Itaipava. Os locais serão montados juntos ao meio fio para que os automóveis encostem, os passageiros recebam a vacina de acordo com idades e datas, e saiam em seguida -  frisou a secretária de saúde, Fabíola Heck.



Edição anterior (1959):
domingo, 22 de março de 2020
Ed. 1959:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1959): domingo, 22 de março de 2020

Ed.1959:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior