Edição anterior (1790):
sábado, 05 de outubro de 2019
Ed. 1790:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1790): sábado, 05 de outubro de 2019

Ed.1790:

Compartilhe:

Voltar:


  Cursos

 

 

Comunicação da área pública é tema de curso na UVA

A jornalista petropolitana Celia Abend, que iniciou sua carreira no Diário de Petrópolis, vai ministrar o curso “Comunicação de Interesse Público” no campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida, nos próximos dias 10 e 17 de outubro. Com 40 anos de carreira, metade deles vividos em instituições da área pública, a jornalista criou este curso voltado a estudantes e profissionais formados, por entender que atualmente as faculdades de comunicação não preparam os alunos para trabalhar no setor. “A comunicação na área pública exige qualificação. A publicidade dos atos públicos está prevista na Constituição e é um dever de toda administração e um direito de todo cidadão”, explica Celia. O setor público é considerado um dos maiores empregadores de jornalistas, fotógrafos, designers, videomakers, especialistas em redes sociais e publicitários, já que a tecnologia gerou ferramentas de comunicação que permitem que os gestores se comuniquem diretamente com a população.

Os interessados em fazer o curso na UVA podem obter maiores informações pelo endereço extensão@uva.br. A intenção é levar a iniciativa a outras universidades e instituições que desejem proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer o universo da comunicação de interesse público, suas práticas e técnicas.

Celia Abend é jornalista formada em 1983 pela Escola de Comunicação da UFRJ, com extensão em Políticas Públicas Sociais pela mesma universidade e Pós-Graduação em Marketing Digital Estratégico na Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou nas redações do Jornal do Brasil, Veja, Veja Rio e TV Globo até meados da década de 90, quando passou a atuar em assessoria de imprensa e comunicação corporativa.

Participou da elaboração de planos estratégicos de governos na Prefeitura do Rio e no Governo do Estado do Rio de Janeiro e ainda no Tribunal de Contas do Estado. Foi coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura do Rio, Coordenadora de Comunicação Social, Imprensa e Editoração do TCE por duas vezes, assessora-chefe das secretarias municipais de Habitação e Saneamento e Recursos Hídricos e diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Participou de campanhas eleitorais de Luiz Paulo Conde (1996, 2000 e 2004) e Aspásia Camargo (2012) à Prefeitura do Rio e de José Serra à Presidência da República (2010).

Na área privada, trabalhou para a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e na Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). Foi gerente de Comunicação e Eventos da Casa Daros. Também desenvolveu projetos para organizações civis, como Fundação Avina, Coopa-Roca, IBDD (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Fondation Terre des Hommes e Instituto Desiderata. Foi editora das publicações da Firjan e do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. É jurada do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) Região Sudeste.



Edição anterior (1790):
sábado, 05 de outubro de 2019
Ed. 1790:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1790): sábado, 05 de outubro de 2019

Ed.1790:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior