Edição anterior (1732):
quinta-feira, 08 de agosto de 2019
Ed. 1732:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1732): quinta-feira, 08 de agosto de 2019

Ed.1732:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Comunidade do Independência ganha Centro de Referência de Assistência Social

Nova unidade terá capacidade para levar o serviço social para cinco mil pessoas da região


 A Prefeitura de Petrópolis inaugura no próximo sábado (10.08), na comunidade do Independência, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O CRAS do Independência terá capacidade para atender 5 mil moradores da região. Com essa, a cidade passa a contar com nove unidades para disseminação do serviço social. O CRAS vai funcionar na Rua José Lino Pai, s/n, ao lado da UBS Independência, onde no mesmo dia da inauguração, será realizada uma Ação Social com serviços para a população.  

            O novo CRAS leva os serviços sociais disponibilizados no município para os moradores de todo o território do entorno, que inclui as regiões do Taquara, Serrinha, Quarteirão Italiano, Bairro Mauá e Cremerie. “É mais uma unidade para levar o serviço público para a população. Com esse CRAS daremos um importante suporte para os moradores dessa região”, destaca do prefeito Bernardo Rossi. A nova unidade vai ganhar o nome do morador da comunidade, Eloitson Antônio da Silva, que faleceu aos 45 anos, em 2018, vítima de um soterramento causado pelas chuvas.

            As unidades do CRAS realizam cerca de 250 atendimentos por mês e funcionam com dois assistentes sociais, um psicólogo e um pedagogo. O programa segue as normas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As unidades auxiliam famílias a saírem da situação de risco social. Oferecem o primeiro suporte para o encaminhamento aos serviços públicos e programas sociais. Os usuários contam com orientação para realocação ao mercado de trabalho, reforço na educação, encaminhamento para cuidados com a saúde e melhoria da qualidade de vida.

As unidades do CRAS são referência para a inclusão dos usuários a benefícios oferecidos pelo Governo Federal, através do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Em Petrópolis, cerca de 29 mil pessoas possuem o registro e são direcionadas a programas como o Bolsa Família, destinado a aproximadamente 12 mil famílias na cidade; e o Benefício de Proteção Continuada (BPC), que está disponível para cerca de 3 mil famílias, entre outros.

            A nova unidade no Independência vai agilizar o atendimento para os moradores da região, que até o momento, estavam sendo atendidos pelo CRAS Centro. Cerca de 30% das pessoas atendidas no centro da cidade são moradores do Independência. “Essa unidade vai contribuir muito para as pessoas que já são atendidas pelos serviços e vai possibilitar ampliar o suporte aos moradores da localidade”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella. O município possui unidades do CRAS nas regiões do Retiro, Quitandinha, Centro, Posse, Corrêas, Vale do Carangola, Itaipava e Madame Machado.

As unidades do CRAS também fornecem programas e ações voltadas para o idoso e adolescente. O ID Jovem possibilita a gratuidade de adolescentes ao transporte e à cultura e a carteira do idoso também disponibiliza benefícios para o público da terceira idade em de risco social. Além da inclusão em programas, o CRAS desenvolve trabalhos psicossociais e pedagógicos com os usuários. São oferecidos acompanhamentos individual, familiar e em grupos, com dinâmicas e oficinas que contribuem para a reinserção social dos atendidos.

Inauguração do CRAS Independência é marcado por Ação Social

            No mesmo dia da inauguração da nova sede do CRAS do Independência, a Secretaria de Assistência Social realiza Ação Social para a população. Na ocasião serão oferecidos atendimentos para a emissão da primeira e segunda via do documento de identidade; orientações para registro do Cadastro Único (CadÚnico) para a inclusão em programas sociais como o Bolsa Família; orientações jurídicas e sobre violência contra a mulher; recreação; e corte de cabelo. 

As demais unidades dos Centros de Referências de Assistência Social estão localizadas nos bairros:

CRAS Quitandinha

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Alagoas, s/nº – Quitandinha.

CRAS Centro

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Rua Dr. Sá Earp, nº 39 – Centro.

CRAS Retiro

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Hermogênio Silva, 238 - Retiro.

CRAS Posse

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse).

CRAS Corrêas

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Vigário Correa, 443 – Corrêas.

CRAS Vale do Carangola

Horário de funcionamento: das 7h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 – Antiga ONG - Vale do Carangola.

CRAS Itaipava

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Estrada União e Indústria, 11.860 – Itaipava.

CRAS Madame Machado

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704) – Madame Machado



Edição anterior (1732):
quinta-feira, 08 de agosto de 2019
Ed. 1732:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1732): quinta-feira, 08 de agosto de 2019

Ed.1732:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior