Edição anterior (2512):
sexta-feira, 24 de setembro de 2021
Ed. 2512:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2512): sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Ed.2512:

Compartilhe:

Voltar:


  Trânsito

Concer realizou mais de 16 mil atendimentos mecânicos neste ano

Monitoramento em tempo integral reduz acidentes e reforça segurança ao longo da BR-040

 

Foto: Divulgação Concer

Na “Semana Nacional de Trânsito”, a Concer renova seus esforços no trabalho pela segurança de quem cruza a Rio-Juiz de Fora. Somente neste ano, até o final de agosto, a concessionária já realizou mais de 16 mil atendimentos mecânicos, prestando socorro rápido no momento em que os motoristas mais precisam. Nesse mesmo período, também foram realizados mais de 800 atendimentos de saúde gratuitos à população e cerca de mil atendimentos médicos ao longo da BR-040, totalizando auxílio a mais de 18 mil usuários.

Para tanto, um grupo com mais de 130 profissionais do Serviço de Assistência Mecânica atua para ajudar em diversas situações ao longo dos 180 km de extensão do trecho administrado pela companhia, que começa em Juiz de Fora, segue por Matias Barbosa e Simão Pereira, em Minas Gerais. No trecho do Rio de Janeiro, o traçado passa por Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis e Duque de Caxias, até chegar ao Rio de Janeiro.  

A atuação ocorre em diversas situações. De janeiro a agosto deste ano, por exemplo, a Concer atendeu a 10.537 ocorrências de pane mecânica; 2.455 casos de pane de pneu; 1.512 de pane seca e 1.002 atendimentos de pane elétrica, além de 796 atendimentos de aquecimento, totalizando 16.302 ocorrências.  

No ano passado, foram realizados mais de 50 mil atendimentos do Serviço de Assistência ao Usuário (SAU) Mecânico, por um time composto por inspetores de tráfego, controladores do Centro de Controle Operacional  — que monitoram um circuito fechado de TV com 100 câmeras espalhadas pela área da concessão. Também integram a equipe operadores de reboque, operadores de sinalização, supervisores e auxiliares de tráfego e pessoal de conservação, mobilizados para desinterdições que envolvem retirada de encostas, árvores e cargas tombadas. Neste ano, a Concer reforçou o atendimento operacional no trecho da Serra de Petrópolis e na Baixada Fluminense.

A frota operacional reúne viaturas de inspeção de tráfego (monitoramento presencial e primeiro atendimento a ocorrências), reboques para veículos leves, reboques para veículos pesados e para superpesados. Esses serviços podem ser acionados pelos usuários, por meio da central telefônica, que aceita ligações gratuitas inclusive de celular.

Para garantir a segurança dos usuários, a Concer realiza a supervisão da BR-040 em tempo integral, por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Desse modo, consegue articular, 24 horas por dia, o monitoramento centralizado das 100 câmeras do circuito fechado de TV (CFTV) às rondas constantes realizadas pelo grupamento de viaturas da concessionária, cobrindo assim todos os 180 km de extensão da pista, com capacidade para intervir com precisão e agilidade, em colaboração permanente e de acordo com as diretrizes das forças de segurança. 

Já o socorro médico da Concer atua em cinco bases na BR-040, reunindo 90 profissionais de saúde, entre médicos, técnicos de enfermagem e socorristas. De janeiro a agosto deste ano, foram prestados 1.924 atendimentos nessa área, sendo 1.096 atendimentos médicos relacionados a ocorrências na via e outros 828 atendimentos de saúde gratuitos, sem qualquer relação com a Rio-Juiz de Fora. Trata-se de socorro a casos típicos da rede pública de saúde com atendimento ambulatorial, o que ajuda a desafogar a rede SUS dos nove municípios integrantes do trecho administrado pela concessionária.      



Edição anterior (2512):
sexta-feira, 24 de setembro de 2021
Ed. 2512:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2512): sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Ed.2512:

Compartilhe:

Voltar: