Edição anterior (1820):
segunda-feira, 04 de novembro de 2019
Ed. 1820:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1820): segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Ed.1820:

Compartilhe:

Voltar:


  Habitação

Conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti: comunidade vai ganhar creche

Mais passo na implantação do Minha Casa Minha Vida no bairro

Prefeitura abriu licitação para definir empresa que ficará responsável construir equipamento comunitário

 

A prefeitura deu mais um passo na implantação do conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. O município abriu licitação para definir a empresa que vai construir uma creche no bairro. A construção do equipamento comunitário faz parte das exigências do programa Minha Casa Minha Vida e dará as condições necessárias para a 776 famílias realizem o sonho de morar em um imóvel próprio. Outra exigência que está sendo cumprida é a construção da UBS, que já teve ordem de início e a empresa responsável está finalizando os projetos executivos para iniciar a movimentação de obra no local. A etapa de sondagem do terreno já foi feita. Em outra frente, na segunda-feira (04.11) terá início o trabalho de orientação dos futuros moradores para gestão dos condomínios.

“O Vicenzo Rivetti é o maior projeto de habitação popular da história do nosso município, com 776 moradias sendo construídas e já próximo a entrega das chaves. Mas a nossa preocupação não é só erguer as casas, e sim dar todas as condições para os moradores viverem bem ali. Isso significa fazer a infraestrutura de entorno, como o arruamento e construção da rede de esgoto, por exemplo, também o trabalho social, tanto na questão dos cuidados e gestão dos condomínios quanto na capacitação profissional dos futuros moradores, e ainda os equipamentos comunitários. Estamos avançando na construção da UBS e agora vamos fazer também a creche. Esse é o cuidado que estamos tendo com as quase 3 mil pessoas que vão morar em breve no Vicenzo Rivetti”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O Vicenzo Rivetti está próximo da conclusão e entra na fase de acabamentos e limpeza, trabalho que terá apoio direto do município. A rede de esgoto está sendo construída em parte pela empresa responsável pelo empreendimento, a AB Construtora, e outra parte pela Águas do Imperador. A rede de energia está sendo feita pela Enel.

O conjunto habitacional está sendo construído dentro da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida (famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil). As unidades serão destinadas a pessoas que ficaram desabrigadas em função de chuvas. Os apartamentos estão divididos em três condomínios, sendo os dois maiores com 300 unidades e o último com 176, erguidos em 18 blocos. Os condomínios ainda vão contar com áreas de lazer infantil e salão de festas. Das 776 moradias, 3% serão destinadas para famílias que possuem pessoas com deficiência.

Creche, UBS e trabalho de gestão de condomínios

A creche, que deverá atender 100 crianças,  terá cinco salas, dois berçários, dois fraldários, dois banheiros para destinados as crianças e mais dois voltados para uso do público, duas salas de atividades para bebês e mais uma para crianças maiores, lactário, refeitório e pátio, além dos espaços administrativos de secretaria, direção, sala dos professores, vestiários para funcionários, lavanderia, cozinha, despensa.

“A creche do Vicenzo Rivetti vai atender crianças de zero a cinco anos. Ela é uma exigência em função do Minha Casa Minha Vida, mas também faz parte do nosso planejamento de ampliação do número de vagas até o fim de 2020, com duas mil novas vagas criadas em toda cidade”, diz a secretária de Educação, Márcia Palma.

A licitação tem teto máximo de R$ 3.292.124,39 – isso significa que, com a ampla concorrência, o valor será menor. As propostas deverão ser entregues no Centro Administrativo da prefeitura no dia 19 de novembro.

A creche ficará ao lado da UBS do bairro, que já tiveram os primeiros movimentos de obra iniciados, com a sondagem do terreno, que é necessário para verificar as condições do solo e planejar o início da etapa de fundação da construção. Também estão elaborados os projetos executivos, com pontos como drenagem, elétrica e hidráulica. O trabalho é de responsabilidade da empresa AL 2 Engenharia.

A UBS que será construída no local contará com consultório médico e odontológico, sala de coleta de material para exames, sala de curativos e sala de vacinas, além de ser adaptado para pessoas com deficiência.

“Essa unidade básica de saúde contará com uma equipe formada por médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, além do agente comunitário de saúde. A UBS oferecerá atendimento básico de saúde, perto de casa, sem que o morador precise se deslocar para outro local”, ressalta a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Nesta segunda-feira (04.11), será dado início a mais uma etapa do trabalho de consolidação do Vicenzo Rivetti, com a primeira de três reuniões com os moradores para começar o trabalho de gestão dos condomínios. As demais estão marcadas para os dias 11 e 18 de novembro.

No trabalho de gestão condominial, os moradores passarão por um trabalho pedagógico e de orientação para aprender a desenvolver escolha de síndico, gestão contábil, administração, entre outros pontos. Dessa forma, os beneficiários dos apartamentos vão conseguir conviver em condomínio e reduzir reclamações e desentendimentos.

“Depois da entrega das chaves, que vai cuidar dos apartamentos e do condomínio são os próprios moradores. Então esse trabalho que começa agora é para que os moradores consigam cuidar das moradias e se organizar para fazer administração dos condomínios. Ou seja, eles vão aprender a escolher um síndico e ver quais são as atribuições dele, tanto no dia a dia quanto na parte jurídica”, explica o secretário de Obras, Habitação e Regularização Fundiária, Ronaldo Medeiros.

Além disso, os moradores também passarão por um trabalho técnico-social em que aprenderão a se organizar de forma comunitária, terão capacitação profissional, educação sanitária e ambiental, educação patrimonial e planejamento de orçamento familiar.



Edição anterior (1820):
segunda-feira, 04 de novembro de 2019
Ed. 1820:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1820): segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Ed.1820:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior