Edição anterior (2084):
sábado, 25 de julho de 2020
Ed. 2084:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2084): sábado, 25 de julho de 2020

Ed.2084:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Conjuntos pedagógicos: materiais também estão sendo distribuídos para os alunos dos CEIs

Reforço para auxílio na realização das atividades da plataforma “Educa em Casa”

 

 

A prefeitura iniciou nessa semana a distribuição dos conjuntos pedagógicos para os alunos da rede municipal. Cada estudante receberá a sua caixa com materiais como: canetas, lápis, giz de cera, lápis de cor, canetinha, cola, cadernos, régua, borracha e apontador. A ideia é que os produtos auxiliem na realização das atividades pedagógicas que estão sendo ofertadas pela Secretaria de Educação através da plataforma Educa em Casa, nesse período em que as aulas na rede municipal estão suspensas e sem data prevista para o retorno. Alunos das escolas, Centros de Educação Infantil (CEI) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), já estão recebendo os conjuntos. Nesta sexta-feira (24/07), o prefeito Bernardo Rossi conferiu a entrega no CEI Denise Bessa, em Araras. Na unidade foram entregues 57 kits.

“Foram comprados mais de 40 mil conjuntos, um para cada estudante da rede. Tudo isso com recursos próprios do município. A ideia é que esses materiais possam ajudar as crianças que estão em casa, sem previsão de retorno para as escolas, mas estão conferindo as atividades que estão sendo preparadas pela educação, através da plataforma. Importante destacar que a plataforma foi idealizada por profissionais da Educação e sem nenhum custo para o município”, disse Bernardo Rossi.

O investimento na compra dos conjuntos foi de mais de R$ 2,5 milhões. Todo o material pedagógico foi comprado pela prefeitura de Petrópolis, com recursos próprios, por meio de um processo de licitação criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, ou seja, o governo federal abriu um grande processo de compra e as prefeituras interessadas tiveram a oportunidade de adquirir e pagar por todo material recebido. Importante destacar que o pregão realizado pelo Governo federal – FNDE – teve início em 2018 e foi concluído em 2019. A prefeitura de Petrópolis aderiu à ata do FNDE em dezembro de 2019, quando foi aberta a possibilidade de adesão. A entrega dos conjuntos pedagógicos para a Prefeitura de Petrópolis começou em março e terminou no final de maio deste ano, ou seja, 2020.

No CEI Denise Bessa são atendidas 57 crianças, entre 1 e 5 anos. Durante a visita, Bernardo Rossi destacou outros investimentos na rede municipal de Educação. “As aulas estão suspensas, mas, continuamos trabalhando para oferecer o melhor para os nossos alunos. Além dos conjuntos pedagógicos, adquirimos cinco mil ventiladores, material esportivo para as escolas e kits musicais. Onze novos ônibus também fazem parte dessa lista. Nove já foram entregues e outros dois chegarão ainda nesse ano. Tudo foi comprado em 2019, antes da pandemia, mas só entregue nesse ano para a Secretaria de Educação”, completou Bernardo Rossi.

Na ocasião, a secretária de Educação, Marcia Palma, destacou que são quatro tipos de conjuntos pedagógicos em formatos diferentes, com materiais que atendem a necessidade para os anos de ensino diferenciados: pré-escolar, ensino fundamental anos iniciais e anos finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

“Materiais selecionados de acordo com as necessidades dos anos de escolaridade. É um reforço para os alunos da rede. Sabemos que alguns pais não teriam a possibilidade de comprar esse tipo de material agora e nossa intenção é a de facilitar inclusive a realização das atividades do Educa em Casa. Nossa plataforma que foi criada justamente para dar suporte pedagógico nesse momento em que estamos distantes das aulas presenciais”, explicou Marcia Palma.

A representante do Sepe, Rose da Silveira, que também participou da visita, destacou que a compra foi feita com dinheiro público e teve o destino correto. “Quando se pensou em comprar, foi para o aluno. Não tem que ter polêmica com relação a isso. Minha neta estuda em escola privada e na minha casa ela tem material para fazer as atividades. Nada mais justo que os alunos da escola pública também tenham material. Isso é dar condições para que as crianças possam acompanhar qualquer tipo de atividade. As crianças merecem esse carinho, as famílias merecem isso”, disse.

A diretora do CEI Denise Bessa, Tatiana Olszowski, ressaltou que os pais receberam bem os conjuntos. “Vai ser de grande valia. Muitos não têm esse material em casa e tenho certeza que será bem utilizado”.

No caso do pré-escolar, o conjunto é formado por agenda escolar, dois apontadores com depósito, 2 borrachas, dois cadernos de desenho de 96 folhas, canetinhas (12 unidades), duas colas brancas, três caixas de colas coloridas (caixas com 6 unidades), giz de cera (caixa com 12 unidades), dois conjuntos de lápis de cor (caixas com 12 unidades), quatro lápis, duas caixas de massa de modelar, uma pasta transparente, um pincel, uma tesoura e uma caixa de tinta guache (6 unidades). Nos conjuntos do ensino fundamental – anos iniciais – há, além de apontador, borracha, lápis de cor, canetinhas e grafite, calculadora e cadernos brochurão (80 folhas). No dos anos finais também há esquadros e nos conjuntos da EJA, régua, transferidor e caderno universitário.

A entrega nas escolas e CEIs continuará durante a próxima semana. “Pais podem ficar tranquilos porque as equipes gestoras das unidades estão preparando os cronogramas de entrega respeitando os protocolos sanitários para a prevenção ao coronavírus. Todos os alunos receberão o conjunto”, destacou Marcia Palma.



Edição anterior (2084):
sábado, 25 de julho de 2020
Ed. 2084:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2084): sábado, 25 de julho de 2020

Ed.2084:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior