Edição anterior (1749):
domingo, 25 de agosto de 2019
Ed. 1749:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1749): domingo, 25 de agosto de 2019

Ed.1749:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

 

 

Consulado da Alemanha apoia aula do idioma em escolas municipais

A Secretaria de Educação, com apoio do Segmento Germânico, está formulando um projeto piloto cujo objetivo é resgatar a cultura e tradição germânica na rede municipal de Educação. Com a parceria do Colégio Cruzeiro e da chancela do Consulado da Alemanha no Rio de Janeiro, a iniciativa começará, a princípio, em duas escolas municipais - a serem definidas.

O projeto surgiu como resultado do sucesso das aulas de alemão ministradas na Casa da Educação Visconde de Mauá, que atualmente contam 32 alunos.

O assunto foi abordado durante uma reunião com o vice-consul da Alemanha no Rio de Janeiro, JohannesBloos, realizada na última semana. A ideia é de que duas escolas, que atendem em tempo integral, iniciem já em 2020 o ensino do alemão em turmas da educação infantil.

- A ideia é de que, através de atividades direcionadas e lúdicas, o resgate da cultura e o ensino da língua conquistem os nossos alunos - afirma o prefeito Bernardo Rossi. O projeto pedagógico que orientará a atividade será organizado pela equipe do Colégio Cruzeiro, que se prontificou a ajudar na implantação do ensino

Um profissional será disponibilizado pelo Colégio Cruzeiro para o início do projeto, no entanto, a rede municipal de Educação buscará especialização para outros profissionais. “Conseguimos o apoio inclusive do Goethe Institut que está estudando uma forma de ajudar na formação para professores da nossa rede, porque a ideia é de que o projeto, futuramente, alcance outras instituições de ensino da rede municipal”, garante Márcia Palma, secretária de Educação.

O apoio do Colégio Cruzeiro foi ofertado através de Ronald Sharp, da instituição mantenedora da instituição e pela diretora pedagógica do Colégio Cruzeiro, Ana Paula Ramos. Susan Zerwinski vice-diretora do Departamento de ensino do Goethe Institut - instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha, também se colocou à disposição para ajudar na capacitação de professores da rede pública.

O vice-consul da Alemanha no Rio de Janeiro, JohannesBloo, disse que vê com bons olhos a iniciativa em Petrópolis. “Estamos abertos a apoiar o movimento no que for necessário”.

Outras reuniões serão formalizadas para a concretização do plano piloto. “Tudo será planejado de forma que as atividades sejam realizadas de acordo com a grade curricular e aplicadas em aulas lúdicas, com recursos como jogos e músicas”, explica Márcia Palma.

 



Edição anterior (1749):
domingo, 25 de agosto de 2019
Ed. 1749:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1749): domingo, 25 de agosto de 2019

Ed.1749:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior