A vocação turística de Petrópolis será o tema da próxima Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana, marcada para quarta-feira (28.11), às 17h, no Cefet. Em pauta, grandes eventos como a Bauernfest e o Natal Imperial poderão ser debatidos sobre a perspectiva da mobilidade. No encontro, população e órgãos ligados ao tema estarão elaborando propostas para minimizar o impacto causado no trânsito, além de discutir o dia a dia do turismo na cidade, com a chegada de ônibus e vans que visitam o município.
O tema está presente nas consultas públicas devido às grandes proporções e como esses eventos afetam a mobilidade em Petrópolis. Nos dez dias de Bauernfest, por exemplo, um público superior a 350 mil pessoas passou pela festa e o número de ônibus e van de turismo quechegaramao município foi muito além de esperado, com 880 veículos chegando na cidade entre 22 de junho e 1º de julho. Neste período, a CPTrans contabilizou 450 veículos apenas no primeiro fim de semana - o que era esperado para todo os dias evento -, 350 no último sábado e domingo de festa e uma média de 80 nos demais dias de evento.
Até agora os temas abordados em consultas e audiência pública foram Transporte Não Motorizado, Transporte Público Coletivo, Transporte de Cargas e Super Cargas, Patrimônio Histórico e Feiras Livres e Transporte Individual de Passageiros (Táxis e Aplicativos). A discussão dos temas já abordados também estão abertas na internet, pelo www.petropolis.rj.gov.br/cptrans. Todas as opiniões estão sendo copiladas para serem apresentadas mais uma vez à população em nova audiência pública.
Veja também: