Edição anterior (1547):
segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019
Ed. 1547:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1547): segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Ed.1547:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Consultas de ortopedia serão distribuídas na Traumacenter, HAC e HMNSE

Pacientes agendados estão sendo redirecionados para consultas a partir de segunda-feira (04.01)

            Os pacientes que estavam com consulta marcada no ambulatório do Hospital Nelson de Sá Earp (HMNSE), terão seus atendimentos direcionados a partir de segunda-feira (04.01), para clínica Traumacenter, que fica na Rua da Imperatriz, 376, no Centro e para o ambulatório de ortopedia do Hospital Alcides Carneiro (HAC). Os casos de urgência estão sendo atendidos no HMNSE, que está com o plantão 24 horas funcionando normalmente. Na quarta-feira (06.02), depois de remanejamento dos médicos, volta a funcionar também no ambulatório do HMNSE.  Com essa estrutura, a Secretaria de Saúde garante a realização de todas as consultas agendadas para o mês de fevereiro e dos próximos 90 dias.

            A mudança foi decidida emergencialmente depois de paralisação dos médicos a partir de determinação da Secretaria de Saúde pelo cumprimento de 20 horas semanais de atendimento. Profissionais estavam sendo remunerados e trabalhando horas a menos.

Todos os pacientes que estavam com consulta marcada no HMNSE, desde segunda-feira (28.01) quando foi iniciada a paralisação dos médicos da ortopedia, serão atendidos. A Secretaria de Saúde orienta que os pacientes aguardem contato informando em qual unidade a consulta será realizada. “Não é necessário que o paciente vá ao local do atendimento, nossos profissionais farão contato dando todas as orientações necessárias. Todos serão atendidos”, explica a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

            Os pacientes que tiverem qualquer dúvida, podem fazer contato com a Central de Regulação – Rua D. Pedro - 214, que faz o encaminhamento dos atendimentos da rede pública. Os pacientes que forem atendidos na urgência do HMNSE e tiverem encaminhamento para qualquer tratamento, também serão direcionados para um desses locais até que a situação do ambulatório de ortopedia do HMNSE se normalize.

            Desde segunda-feira (28.01), os médicos ortopedistas do HMNSE paralisaram os atendimentos por descordarem das novas determinações da Secretaria de Saúde. A norma é de que sejam cumpridas 20 horas semanais – divididas em três turnos, totalizando um total de 80 horas de atendimento por mês. A partir de uma auditoria interna, foram identificados erros no cumprimento da carga horária, por parte dos profissionais. Estavam sendo feitos pagamento de plantões de 24 horas para profissionais que tinham registrado 3 a 4 horas de atendimento por dia. O caso mais expressivo é de um profissional contratado para 168 horas, em 7 plantões mensais, que cumpriu 23 horas apenas. Identificada a irregularidade,  a Secretaria determinou cumprimento das 20 horas semanais.

            Por descordarem das novas normas estipuladas pela Secretaria de Saúde, os profissionais pararam os atendimentos agendados no ambulatório do HMNSE. Cerca de 160 pacientes são atendidos na unidade diariamente. “Esses pacientes são nossa prioridade.Todos terão os atendimentos garantidos. Estamos regularizando a situação para que a população não seja prejudicada”, reforça o prefeito Bernardo Rossi, que exigiu solução imediata para que os pacientes não tivessem seus tratamentos prejudicados.

            Por meio de contrato temporário com a clínica particular, com duração de 90 dias, a Secretaria de Saúde garante que os atendimentos da rede pública sejam realizados enquanto a situação do ambulatório de ortopedia do HMNSE se normalize. As novas orientações de cumprimento de carga horária estão sendo passada para a equipe médica. Os profissionais que não concordarem podem pedir desligamento e serão substituídos.



Edição anterior (1547):
segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019
Ed. 1547:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1547): segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Ed.1547:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior