Edição anterior (1951):
sábado, 14 de março de 2020
Ed. 1951:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1951): sábado, 14 de março de 2020

Ed.1951:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Coronavírus: prefeitura cancela eventos, antecipa férias de 42 mil alunos, entre outras medidas preventivas

Pacote de medidas de prevenção foi anunciado pelo prefeito Bernardo Rossi

Município tem seis casos suspeitos e nenhum  confirmado

Jaqueline Ribeiro - especial para o Diário

          Com foco na prevenção - uma vez que Petrópolis ainda não tem nenhum caso confirmado de covid-19 - o prefeito Bernardo Rossi anunciou em entrevista coletiva na tarde de sexta-feira (13.03) a criação de um gabinete de crise e um pacote de medidas para evitar uma eventual  propagação do novo coronavírus na cidade. Entre as medidas anunciadas estão o cancelamento de eventos públicos com grande concentração de pessoas por 30 dias; a antecipação de 15 dias de férias para cerca de 42 mil alunos matriculados nas 182 escolas do município a partir de terça-feira (17); mudanças no sistema de atendimento do restaurante popular - que passará oferecerá as refeições diárias em quentinhas; antecipação de 25% do 13º salário a aposentados, e disponibilização de álcool gel nos terminais de ônibus. A Universidade Católica de Petrópolis também divulgou nota no fim da tarde de sexta-feira anunciando a suspensão das aulas por 15 dias na Universidade, assim como no Colégio de Aplicação e na Escola de Música. 

          - São medidas duras, porém necessárias neste momento para proteger os petropolitanos, para cuidarmos das pessoas e preservarmos vidas. Importante destacar que Petrópolis não tem hoje nenhum caso confirmado de coronavírus. Não há motivo para pânico. Este é o momento de focarmos na prevenção para minimizarmos o impacto na cidade. Estamos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado também. Algumas das medidas que estamos adotando são duras, mas são justamente para proteger as pessoas. Temos conversado com os especialistas e sabemos que este coronavírus se espalha muito rapidamente, por tanto, é muito importante que haja uma atuação forte na prevenção - pontua o prefeito Bernardo Rossi.

          O prefeito também afirmou que a estrutura especial montada no pátio da UPA-Centro  para atendimento em separado de pacientes com sintomas de coronavírus  começa a funcionar na quarta-feira (18.03). A estrutura especial para a atendimento aos casos suspeitos, será montada no pátio do estacionamento da UPA-Centro,  em uma área em frente ao Centro de Especialidades - a exemplo do que foi feito em 2018 em um período de surto de conjuntivite.

Serão pontos de apoio de 40 metros quadrados voltados para o atendimento exclusivo à pacientes com sintomas da covid-19. A unidade funcionará com atendimento 24 horas e terá equipe especializada composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um socorrista com ambulância.

Foco no cuidado com idosos

          O município também adotou medidas para reduzir os riscos para idosos, que de acordo com especialistas  tem maior propensão a desenvolver a forma grave da doença e maior índice de letalidade. 

          -  A orientação é para que os idosos tenham um cuidado ainda maior. Caso apresentem sintomas, como febre e problemas respiratórios mais severos, os idosos devem procurar as UBSs para passar por avaliação. Eles também devem  evitar as aglomerações, procurando não andar de ônibus, evitando ir ao mercado, ao  cinema, enfim, evitando todos locais com grande circulação de pessoas - pontua a secretária de Saúde, Fabiola Heck. 

          Também com foco na proteção dos idosos, que são 90% do público atendido no restaurante popular, as refeições serão fornecidas em material descartável para evitar a aglomeração nos espaços. De acordo com a prefeitura. o cardápio será reforçado nutricionalmente, já que a maioria dos usuários é formado por idosos.

          -  Não podemos fechar o restaurante e deixar estas pessoas desassistidas, por isso, vamos fornecer as quentinhas que eles poderão levar para consumir em casa.  - explica o prefeito, acrescentando que as ações do município também alcançam servidores aposentados.

- Além da antecipação de 25% do 13º salário, os aposentados do município também receberão um kit de higiene pessoal e uma cartilha com informações sobre prevenção. Estamos tentando facilitar a vida destas pessoas para que elas evitem sair de casa, já que esse é o público mais vulnerável ao coronavírus, disse o prefeito.

Estruturação da rede de saúde

          Ainda sem registro de casos, Petrópolis segue a orientação da Secretaria de Estado de Saúde. O município já está se preparando para atender casos de todos os níveis. Quem apresentar problemas respiratórios e demais sintomas da doença, deve ir para o ponto de apoio no pátio da UPA Centro. O espaço vai funcionar 24 horas e os atendimentos serão realizados pelas equipes do SAMU, para que não ocorra desfalque de profissionais nos hospitais.

Para tirar dúvidas e buscar informações, a população pode acionar o telefone do SAMU: 192.

A Secretaria de Saúde também está preparando o segundo andar do DIP com leitos específicos - caso seja necessário a internação mais grave de pacientes. - Importante destacar que em  80% dos casos, as pessoas podem ficar em quarentena domiciliar - explica a secretária de Saúde Fabíola Heck.

A Secretaria de Saúde também já capacitou servidores para dar suporte nos atendimentos. Além disso, na última semana, foram realizadas reuniões com as diretorias dos hospitais particulares e repassadas normas e orientações para atendimento dos pacientes que procurarem auxílio nos equipamentos particulares. Os idosos podem procurar atendimento nas unidades de saúde mais próximas de suas casas para orientações caso seja necessário.

O prefeito também anunciou que será criado um grupo de notáveis com a participação de profissionais da área de saúde e infectologistas da rede pública e privada para acompanhar a evolução da situação e auxiliar a orientação de ações do município.

          O gabinete de crise foi montado na manhã de sexta-feira (13) pelo prefeito, com  todo o secretariado e com o presidente da Câmara, vereador Hingo Hammes, para discutir as ações emergenciais adotadas.

A Defesa Civil vai realizar ajuda humanitária - no atendimento no ponto de apoio na UPA Centro. O Whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias será usado para enviar mensagens de prevenção ao coronavírus. Caso seja necessário, também será feito a distribuição de material orientativo nos bairros. Quem quiser se cadastrar é através do número 98863-5497.

Eventos cancelados

Os eventos relacionados ao aniversário da cidade estão suspensos, dentre eles as solenidades oficiais – exceto a missa celebrada pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, às 9h30, na Catedral São Pedro de Alcântara. Eventos como a Deguste, o Petrópolis Sommer Festival, além do evento em comemoração aos 30 anos da Comunidade Católica Jesus Menino, no Parque Municipal, em Itaipava estão cancelados. Projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura também foram adiados.

As aulas do Agita Petrópolis e da Academia da Saúde estão suspensas temporariamente. O Circuito Imperial de Lazer está mantido por acontecer ao ar livre. O Museu Imperial também resolveu fechar o complexo Palácio Imperial de Petrópolis (palácio e jardim), no período de 14 a 17 de março para a adequada adoção de protocolos de prevenção em favor da saúde dos visitantes e funcionários da instituição. 

Câmara adia solenidade 

 Seguindo recomendações das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e as ações emergenciais que o Governo Municipal tomará para a prevenção do coronavírus em Petrópolis, a Câmara Municipal adiou  a solenidade de entrega dos títulos de Cidadania Petropolitana e Medalhas Koeler, como parte das comemorações pelo 177° aniversário de fundação da cidade. O evento, realizado pela Câmara em parceria com o Instituto Histórico de Petrópolis, estava previsto para ontem (13.03), no Palácio Quitandinha. A medida, segundo o presidente da Câmara, vereador Hingo Hammes, é preventiva, visando evitar aglomerações e, assim, reduzir a possibilidade de propagação do vírus. A nova data do evento, com a tradicional entrega de títulos e honrarias, será anunciada posteriormente. Também suspendeu as atividades na Casa Legislativa por tempo indeterminado. 

Reuniões e atividades públicas suspensas

          A  prefeitura informou ainda que a Educação suspendeu cursos e reuniões com servidores da rede. A contação de história que acontece no Museu Casa do Colono também está temporariamente suspensa. O Centro de Cultura Raul de Leoni está fechado para exposições, ensaios e visitas. Já a Biblioteca Municipal está funcionando para empréstimo de livros.

A Secretaria de Assistência Social está suspendendo as reuniões de CadÚnico e dos Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No caso do Programa Criança Feliz será providenciado o álcool em gel para às famílias e máscara para que as visitadoras usem nas visitas. A Assistência ainda vai suspender as ações sociais e as visitas domiciliares por um mês. Havendo necessidade o acompanhamento deverá acontecer por telefone. Sendo assim, ainda haverá o acompanhamento das famílias, minimizando os riscos.

 Reforço nas ações de transporte público

O Setranspetro informa que todas as empresas de ônibus em Petrópolis estão intensificando, através de suas equipes de limpeza, o trabalho de higienização de toda a frota diariamente. Com o surgimento do Coronavírus é necessário que cada cidadão seja responsável por manter seus cuidados pessoais de higiene e prevenção, evitando a contaminação do vírus.

O Setranspetro e as empresas de ônibus estão orientando aos colaboradores a adoção de práticas de prevenção, assim como a diminuição do contato com os passageiros. Com relação aos clientes, é preciso que todas as janelas dos ônibus fiquem abertas durante todo esse período.

Além disso, o sindicato sugere a necessidade de que as autoridades dos mais variados segmentos e serviços econômicos pensem em uma organização sistemática alternativa de liberação de entrada e saída de pessoas em diferentes horários, evitando assim a aglomeração destes nos pontos de ônibus e nos coletivos.

Inaugurações estão mantidas, sem público

O prefeito anunciou ainda que inaugurações de equipamentos públicos estão mantidas, mas não terão a presença de público. Exemplo disso é o caso do conjunto residencial Vicenzo Rivetti.  As 776 famílias que receberão as casas do conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti vão assinar os contratos na segunda-feira (16.03). Por causa das medidas determinadas pela prefeitura com o intuito de evitar aglomerações, a prefeitura organizou uma programação para que cada beneficiário compareça para realizar o procedimento. A assinatura dos contratos acontecerá em etapas acontecendo das 10h às 16h.

Sinais clínicos e epidemiológicos:

Segundo protocolo do Ministério da Saúde são pacientes suspeitos de coronavírus pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse, falta de ar e dor no corpo e que tenham viajado para países onde foram confirmados casos da doença.

Prevenção ao coronavírus:

Lavar as mãos com água e sabão com frequência e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca;

Quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool gel 70º para a higienização;

Não compartilhar objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas;

Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz.

Usar lenço descartável;

Evitar locais aglomerados e sem ventilação;

Evitar contato próximo com pessoas com sintomas da doença.

 

 

 

 

 



Edição anterior (1951):
sábado, 14 de março de 2020
Ed. 1951:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1951): sábado, 14 de março de 2020

Ed.1951:

Compartilhe:

Voltar: