Edição anterior (2200):
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
Ed. 2200:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2200): quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Ed.2200:

Compartilhe:

Voltar:


  Covid-19

Covid-19: médicos alertam para importância da prevenção

Jaqueline Ribeiro - especial para o Diário

 

A disseminação do novo coronavírus vem se confirmando na cidade, o que fica claro com  aumento na demanda por atendimentos e internações de pacientes com covid-19 em hospitais da rede privada que chegam a registrar aumento entre 50% e 70% na demanda por atendimentos e internações,  o que preocupa profissionais de saúde. Enquanto diferentes países do mundo discutem medidas para conter uma segunda onda da doença, e capitais com o Rio de Janeiro registram aumento na taxa de ocupação de leitos, em Petrópolis apesar da situação estável o número significativo de novos casos e mortes, deve manter aceso o sinal de alerta para a população. A cidade tem 8.408 casos positivos, entre os quais 292 mortos.

  - Apesar da estabilidade dos casos na cidade, a situação é preocupante. A pandemia está em curso. Não superamos ainda a primeira onda. Estamos tendo ainda muitos casos,  uma média de 200 novos casos por semana. Temos visto as internações aumentando nas últimas semanas, principalmente na rede particular. A população precisa colaborar evitando as aglomerações, usando máscaras e mantendo todas as medidas sanitárias - alerta o infectologista José Henrique Castrioto. Ontem 52 pacientes estavam internados, sendo 29 em leitos de UTI e 23 em leitos clínicos

  Especialistas são unânimes ao avaliar que o comportamento da população, que vem relaxando as medidas preventivas, contribui para o aumento de casos na cidade. A Unimed Petrópolis informou que acompanha o preocupante crescimento no número de internações e de diagnósticos positivos pelo novo coronavírus. Em 15 dias, o Hospital apresentou alta de cerca de 70% das internações. Já os casos positivos, assim como ocorreu em agosto, voltaram a apresentar alta, com média de cinco  pacientes diagnosticados positivos por dia. Nos últimos meses o número havia se estabilizado em uma média de três atendimentos positivos por Covid-19 por dia.

“Estamos novamente alertando toda população. A prevenção é a chave do combate à doença. Por isso, é extremamente importante o uso de máscaras em ambientes fechados ou ao ar livre, realizar a higienização das mãos com álcool 70% líquido ou em gel, ou água e sabão frequentemente, além de respeitar o distanciamento social, evitando ao máximo aglomerações-  alerta o presidente da Unimed-Petrópolis, Rafael Gomes de Castro.

O aumento na demanda também foi sentido no  Hospital SMH - Beneficência Portuguesa de Petrópolis, onde a procura pelo  Pronto Atendimento por parte de pacientes com sintomas como síndrome respiratória aumentou mais de 50% na última semana.  - Se a população neste próximo feriado (Dia da Consciência Negra) e no segundo turno das eleições mantiver o comportamento recente de tratar a pandemia com descaso, é possível que a situação volte a ficar crítica - destaca Fernando Baena, diretor executivo operacional do SMH. O Hospital SMH tinha ontem cinco  pacientes internados em leitos de UTI e seis em leitos clínicos específicos para Covid-19. 

O Hospital Santa Teresa, confirma o aumento informou que ontem tinha 25 pacientes internados, sendo 17 em leitos clínicos e oito em UTIs

O presidente da Unimed-Petrópolis destaca que outro fator que contribui para o aumento dos caos são as mutações do vírus que podem causar novas infecções, como apontam os estudos recentes sobre a doença, ocasionando até mesmo em uma possível reinfecção.

- Estamos nos aproximando ao período de férias e as crianças também são motivo de alerta. Como, na maioria das vezes elas não apresentam sintomas, elas podem transmitir o vírus facilmente, principalmente aos idosos, que se enquadram no grupo de risco - reforça o presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro. 

Pacientes de fora da cidade serão transferidos para municípios de origem

Diante de um cenário crítico na capital, que vem registrando aumento de casos e no fim de semana chegou a registrar 97% de ocupação de leitos de UTI para pacientes com covid-19, a prefeitura de Petrópolis informou  que mantém as medidas protetivas em relação à entrada de moradores sintomáticos de outros municípios na cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, pacientes de outros municípios que, por acaso, busquem atendimentos relativos, ou não, à COVID-19 nas Unidades de Pronto Atendimento do município serão prontamente atendidos e regulados às suas cidades de origem pela Central de Regulação do Município. A prefeitura informou ainda, que o percentual de atendimentos a pacientes de fora  apresentou leve crescimento nas unidades e que, no momento, pacientes COVID-19 de outros municípios internados nas unidades de Petrópolis já possuem transferência requisitada.

 - Temos mantido as mesmas medidas desde o início da pandemia para os casos de pacientes de outros municípios. Nossos atendimentos permanecem sendo realizados e, sempre que necessário, pacientes de outras cidades são transferidos aos seus locais de origem - explica a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

A secretária reforça o alerta para que a população mantenha as medidas de prevenção a covid-19 -  Voltamos orientar que a população para que manter  total atenção em relação aos riscos da doença. Pedimos que evitem as aglomerações,  que continuem utilizando as máscaras nas ruas e permaneçam lavando as mãos e utilizando o álcool em gel. Temos um quadro geral controlado na cidade, mas, diante da previsão de uma segunda onda da doença, a colaboração da população é fundamental. Vamos fazer de tudo para que a cidade continue protegida - afirma Fabíola Heck.

 

 



Edição anterior (2200):
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
Ed. 2200:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2200): quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Ed.2200:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior