Edição anterior (2014):
sábado, 16 de maio de 2020
Ed. 2014:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2014): sábado, 16 de maio de 2020

Ed.2014:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Covid-19: médicos reafirmam que população deve evitar aglomerações

Município tem 90 pacientes internados em leitos clínicos e de UTIs

Jaqueline Ribeiro - Especial para o Diário

Na linha de frente de atuação para atendimento à  pacientes com covid-19 médicos que acompanham o tratamento de pessoas internadas em leitos clínicos e também casos graves em leitos de UTI destacam que apesar do sistema de saúde da cidade estar suportando bem  a demanda por atendimentos, a política de isolamento social deve ser mantida e ainda é fundamental que  os petropolitanos colaborem para que não haja sobrecarga na rede de saúde. Boletim divulgado na noite de ontem pela Secretaria de Saúde aponta que o município tem  90 pessoas internadas entre leitos clínicos e UTIs. Petrópolis  tinha até sexta-feira, 272 casos confirmados da doença, entre os quais 23 óbitos, sendo o caso mais recente o de uma mulher de 68 anos, moradora do bairro Retiro, que deu entrada no HAC no dia 9 de abril, foi internada a morreu no dia 7 deste mês no HMNSE.

"Estamos avaliando a situação dia a dia, os dados mostram que ainda temos capacidade de absorver pacientes, mas situação ainda não está tranquila, a curva de casos ainda está subindo, as pessoas não podem relaxar. Ainda é preciso diminuir a circulação de pessoas nas ruas. A orientação continua sendo para que a população evite aglomerações e reforce os cuidados básicos de prevenção, como lavar muito bem as mãos, usar álcool gel, ficar em casa e se precisar sair, usar máscara de forma correta - cobrindo o nariz e a boca - orienta o infectologista José Henrique Castrioto, que faz parte dos especialistas que ajudam a orientar as ações do município.

Na quinta-feira, o município tinha 49 leitos  de UTI ocupados - o que corresponde a 64,71%  dos leitos ocupados. Destes, 44 pacientes internados  estavam na rede SUS. Pelo menos 20 destes pacientes estavam em leitos do Hospital Nossa Senhora das Graças (antiga Casa Providência), outros 11em UTIs no Hospital Clinico de Correas - ambas unidades conveniadas com o município.

"Pela ocupação de leitos observamos que o número de casos na cidade ainda é crescente. É muito importante que as pessoas sigam as orientações, evitando as aglomerações e mantendo as medidas de prevenção" , destaca o médico Haroldo Kurike, que é diretor técnico do Hospital Clínico de Correas - unidade que administra também o Hospital Nsra. das Graças.

Dentre os 40 pacientes em leitos clínicos internados na quinta, 21 estavam em unidade da rede SUS e 19 em hospitais provados. 



Edição anterior (2014):
sábado, 16 de maio de 2020
Ed. 2014:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2014): sábado, 16 de maio de 2020

Ed.2014:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior