Edição anterior (2053):
quarta-feira, 24 de junho de 2020
Ed. 2053:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2053): quarta-feira, 24 de junho de 2020

Ed.2053:

Compartilhe:

Voltar:


  Covid-19

Covid-19: prefeitura e MPs voltam a se reunir nesta quarta

Município terá de apresentar informações sobre óbitos e protocolo de testes

Jaqueline Ribeiro - Especial para o Diário   

Com 96 mortes registradas e uma taxa de letalidade de 8,35% -  quase 80% maior que a média nacional - 4,65%, a prefeitura terá de apresentar aos Ministérios Públicos Federal e Estadual nesta quarta-feira (24.06) informações detalhadas sobre os óbitos por covid-19 registrados na cidade, inclusive aqueles casos em que os pacientes morreram em casa. A solicitação foi feita pela procuradora da República Vanessa Seguezzi e pela promotora de Justiça de Tutela Coletiva, Vanessa Katz no dia 17, com prazo de cinco dias para que o município apresente resposta. O assunto deverá ser discutido em nova reunião realizada na tarde desta quarta-feira (24.06) entre representantes do município e dos MPs. Boletim divulgado na segunda-feira (22) aponta que desde 20 de março, quando foi registrada a primeira morte por covid-19 na cidade, já são pelos menos 96 óbitos confirmados pela doença na cidade.

O município deverá apresentar aos MPs um relatório com o quantitativo de mortes registradas por hospital, esclarecendo se o paciente estava internado em leito SUS ou privado - inclusive dos pacientes internados no hospital Unimed. O município deverá informa ainda a idade dos pacientes, bem como se apresentavam doenças crônicas (comorbidades) e quais comorbidades.

Na reunião, a prefeitura também deverá apresentar às representantes dos Ministérios Públicos o protocolo de testes covid-19 para a realização de testes periódicos em pacientes e profissionais de Saúde, com definição de critérios objetivos e fundamentação técnica para a realização da testagem. O objetivo dos MPs é analisar a curva de casos. Em reunião na semana passada, os MPs indagaram os representantes do município sobre a quantidade de testes que vem sendo aplicada semanalmente, bem como sobre os critérios utilizados para sua aplicação. O município informou na ocasião, que desde o dia 27 a Secretaria de Saúde vem realizando testes de todos os pacientes que apresentem sintomas há pelo menos sete dias. 

Os MPs requisitaram ainda que o município forneça informações sobre o quantitativo de testes até agora realizados, com atualização das informações semanalmente aos Ministérios Públicos.



Edição anterior (2053):
quarta-feira, 24 de junho de 2020
Ed. 2053:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2053): quarta-feira, 24 de junho de 2020

Ed.2053:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior