Edição anterior (2294):
sábado, 20 de fevereiro de 2021
Ed. 2294:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2294): sábado, 20 de fevereiro de 2021

Ed.2294:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Daniella Vita
COLUNISTA 
 

 

 

 

IMIGRAÇÃO ITALIANA

 Da esquerda para direita: Úrsula Callegari, Walmir Ferreira, Alexandre Cinelli, Alexandre Felizola e Cristina Mizzan

O Grupo Italianos em Petrópolis que vem trazendo à tona a existência da Colônia Italiana na cidade resgatou para os petropolitanos e descendentes, esta data tão significativa. Com a crise que se instalou na Itália durante meados do século XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram os convites do governo brasileiro para trabalhar, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, tendo o Rio de janeiro uma atenção especial à Cidade de Petrópolis! Foi instituído oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano, como uma homenagem à expedição ao Espírito Santo, com cerca de 380 camponeses italianos, desembarcando no Brasil, o dia 21 de fevereiro em 1874. Parabéns a todos nós descendentes e Italianos!

 

SEDUÇÃO E POESIA


 Pandora, do grego, significa "a que tudo dá" ou "a que tudo pode". Na belíssima lenda mitológica, Pandora não conseguindo controlar sua curiosidade, abre a caixa onde todos os males que poderiam assolar a Humanidade estariam trancados e apenas consegue lá dentro reter a Esperança, única possibilidade de luta e vitória dos homens sobre suas mazelas. Dessa forma, seduzidos pela aparência bela das coisas, nos envolvemos com as ilusões deste mundo, porém, acalentados pela esperança de dias melhores, de novas oportunidades, de reconstrução pessoal, retomamos nossa lida, dia após dia, criando outra leitura de mundo a cada novo reerguimento. Tudo isso nos é revelado nesse livro de poesias da autora Elisabete Amorim

 

PETRÓPOLIS NA COPA BRASIL

 Medalhistas de ouro, prata e bronze

Criado em 2011 o Instituto Top Brother Petrópolis, fica na Comunidade do Neylor e de acordo com seu fundador, o professor de artes marciais Cláudio Murilo, a ideia principal é transformar a vida dos jovens. Atualmente são mais de 70 crianças e cerca de 60 jovens e adultos matriculados. As aulas são gratuitas e eles treinam judô, jiu-jitsu, Muay Thai e tem alongamento para a terceira idade. Alguns atletas do projeto participaram da Copa do Brasil do 3° Interestadual de Jiu-jitsu e o grupo fez bonito: 13 atletas trouxeram medalhas sendo 3 de ouro, Barbara, Willian e Breno, 6 de prata e 4 de bronze, ficando em 3° lugar na colocação geral.  “Isso mostra o comprometimento dos alunos e comprova que podem ir muito além”, afirma o professor Cláudio Murilo.

 

CULTURA E ARTE


 Casa dos Sete Erros (como é conhecida)

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, na Avenida Ipiranga, está abrigando a mostra intitulada “XIX, XX, XXI” que reúne três gerações de artistas consagrados nacional e mundialmente. A exposição marca a reabertura do casarão histórico ao público e faz parte do roteiro da visitação ao espaço. A mostra reúne obras de artistas como Djanira, Roberto Burle Marx, Beatriz Milhazes, Daniel Senise e Luiz Aquila. A exposição pode ser visitada presencialmente até maio. O espaço funciona de quarta a domingo, das 10h às 16h. O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os protocolos contra covid-19 estão sendo seguidos. Para acompanhar a agenda é só seguir o perfil no Instagram ou no Facebook - Cultura Casa de Petrópolis.

 Escultura de Beatriz Milhazes

 



Edição anterior (2294):
sábado, 20 de fevereiro de 2021
Ed. 2294:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2294): sábado, 20 de fevereiro de 2021

Ed.2294:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior