Edição anterior (1820):
segunda-feira, 04 de novembro de 2019
Ed. 1820:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1820): segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Ed.1820:

Compartilhe:

Voltar:


  Petrópolis Gourmet

Danio Braga, Silvana Bianchi e Christophe Lidy em ‘aulas-show’ no Petrópolis Gourmet

            Pensa em um time estrelado de chefs e receitas maravilhosas das cozinhas italiana, portuguesa e alemã. E se todos estivessem juntos, em um mesmo dia e com a possibilidade de você acompanhar cada receita e depois ainda degustar as delícias? Três mestres da alta gastronomia vão estar no Petrópolis Gourmet e o que é melhor: ensinando segredos dos pratos em ‘aulas-show’. Embaixadores de culinária do Senac, Danio Braga, Silvana Bianchi e Christophe Lidy são atrações de peso no festival gastronômico, um dos oito maiores do Brasil, no dia 08 de novembro, no Senac. As inscrições para as oficinas acontecem meia hora antes, no próprio Senac (Rua Alfredo Pachá, 26, Centro) mas é preciso ficar atento: as vagas são limitadas.

            Danio Braga, embaixador da Cozinha Mediterrânea, vai preparar um bacalhau com batatas e tomate seco. Christofe Lidy, embaixador da Cozinha Francesa, ainda mantém em segredo o prato, mas adianta que é uma receita típica da culinária alemã e Silvana Bianchi, embaixadora da Cozinha Italiana, vai preparar um gnhoque, um dos pratos mais recorrentes da gastronomia italiana.

            O Petrópolis Gourmet terá 12 dias de duração, a partir de 06 de novembro, envolvendo 43 restaurantes com pratos especiais de alta gastronomia e preços a partir de R$ 48,50. O  evento está entre os oito maiores festivais de gastronomia do país e tem um diferencial: a programação se estende fora dos restaurantes e toma ruas e shoppings com degustações e oficinas.

 

Mais sobre os chefs:

 DANIO BRAGA - Embaixador de Cozinha Mediterrânea

Chef, enólogo e sommelier, o italiano marcou seu nome na alta gastronomia brasileira e mundial. No Brasil esteve à frente de vários restaurantes entre eles o sofisticado Locanda Della Mimosa, restaurante e pousada localizado na Serra Fluminense, que esteve sob seu comando por 24 anos. Atualmente é o diretor operacional do Grupo Fasano.

 

 CHRISTOPHE LIDY – Embaixador de Cozinha Francesa

Atualmente consultor do Supermercado Zona Sul na área de panificação, ganhou vários prêmios enquanto estava à frente do restaurante Garcia e Rodrigues, sendo chef revelação, em 2007. Formado na escola Técnica de Strasbourg (Alsácia Francesa), já esteve à frente de restaurantes em Nova York, Paris e Taiti.

 

 SILVANA BIANCHI – Cozinha Italiana

Chef com mais de 32 anos no mercado, iniciou com uma boutique de massas frescas no Jardim Botânico e, depois, abriu o famoso restaurante de cozinha italiana, o Quadrifóglio, onde esteve à frente por mais de 30 anos. Elaborou os cardápios da Primeira Classe e da Classe Executiva da Varig. Recebeu a prestigiada condecoração da Accademia Italiana della Cucina, coroando sua carreira profissional de reconhecimento internacional.

 Mais sobre o Petrópolis Gourmet

06 a 17 de novembro

Rede hoteleira com descontos durante o festival

Pratos especiais em 43 restaurantes

Petrópolis Gourmet é um dos 8 maiores eventos gastronômicos do país

             E se fosse possível conhecer os prazeres da boa mesa de três países europeus sem sair do Brasil? E o que é melhor: em uma cidade serrana fluminense, histórica e cultural, com belezas naturais, restaurantes aconchegantes e lugares pitorescos?  A gastronomia de Alemanha, Portugal e Itália, é o tema da 19ª edição do Petrópolis Gourmet, de 06 a 17 de novembro, com preços  e menus especiais, além de harmonização de bebidas. 

            Deu vontade de conhecer? Então se prepara porque tem mais: além dos pratos especiais em 43 restaurantes estão programadas oficinas gratuitas e os “agitos gastronômicos” que vão acontecer com degustação de bebidas e comidinhas especiais em locais como Rua Teresa e Rua 16 de Março, fortes polos de compra da cidade.

            A cidade espera 20 mil pessoas no festival, um dos oito maiores eventos gastronômicos do país, e a rede hoteleira – com 118 meios de hospedagem – tem tarifas especiais. O Petrópolis Gourmet tem pratos para todos os gostos e todos os bolsos – com menus iniciando em R$ 48,50.

             E não para por aí. Nos dias do festival, por toda a cidade,  além dos restaurantes participantes, há atrações voltadas para a gastronomia, nas praças e também nos shoppings, além de um mercado especial, montado para o evento.

            E não para por aí. Nos dias do festival, por toda a cidade, há atrações voltadas para a gastronomia, além dos restaurantes como nas praças e também nos shoppings, além de um mercado especial, montado para o evento.

             O final de semana do feriadão, de 15 a 17 de novembro, é ideal para conhecer este mercado especial, que vai funcionar no Hortomercado, em Itaipava, um espaço para valorizar produtores e artesãos locais com exposição e comercialização dos produtos de Petrópolis. Orgânicos, pães, geleias, embutidos, verduras e legumes reunidos em um único local, que garantem ao público a oportunidade de conhecer, degustar e comprar produtos da cidade.

           O Petrópolis Gourmet está consolidado como um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. “E, garantido o mais saboroso”, brinca o presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Samir El Ghaoui.  Com uma rede hoteleira com 6.355 leitos, Petrópolis quer que o visitante se sinta em casa e que permaneça na cidade por vários dias para poder aproveitar todos os sabores do festival.  Por isso, boa parte da rede de hotéis e pousadas tem tarifas promocionais no período.

               A ocupação hoteleira na cidade vai crescer  em função do festival, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes. “Um calendário de eventos forte é estratégico para o interior do estado e vital para a economia dos municípios, gerando incremento de até 30% na ocupação hoteleira”, prospecta. A ocupação, nos finais de semana, chega a 80% da rede hoteleira somando 5,5 mil leitos fazendo, em uma época considerada de baixa temporada, a cidade estar cheia e com evento de qualidade.

          “A programação do Petrópolis Gourmet, além de saborosa, é uma viagem à cultura da cidade e aos países de sua colonização. É um festival para o paladar, mas também para saborear a história da cidade. Para curtir as atrações do Petrópolis Gourmet e também aproveitar a Cidade Imperial”, destaca o presidente do PC&VB.

           Os chefs, os cardápios, os preços dos pratos do festival e toda programação já confirmada do Petrópolis Gourmet estão na revista eletrônica do evento (www.petropolisgourmet.com.br) e nas redes sociais.

Petrópolis Gourmet Tour

E quem prefere não se preocupar com trânsito tem a opção do Petrópolis Gourmet Tour que vai funcionar no dia 16 de novembro, em pleno feriadão.  As reservas precisam ser feitas até o dia 08. O Gourmet Tour vai passar pela Trattoria Locanda, que vai oferecer café da manhã exclusivo, pela Igreja Luterana e Museu de Porcelana, duas atrações da cidade e ainda pelo restaurante Veramente Italiana, em Secretário além da produção de doces artesanais, da D. Nika, também em Secretário. De lá os participantes seguem para o Mercado Gourmet, em Itaipava e, finalizando com visitação à Bohemia. (Detalhes, reservas e preços pelo telefone  (24) 99296-7864.

            O Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com curadoria de um Comitê Gastronômico formado por chefs e empresários do setor. Nesta 19ª edição, o festival conta com o patrocínio do Bramil Supermercados e da ToyoSerra e apoio da Prefeitura de Petrópolis, TurisPetro, Sesc, Senac, Sebrae, Inter TV, Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro, Comissão do Turismo da 3a. Subseção da OAB de Petrópolis. São parceiros Cinemaxx, Chez Cox Buffet, MP Eventos, Janiques Cerimonial, Arcádia Mall, Shopping Itaipava, Shopping Vilarejo, Serrana Center, Natural Papper, Pousada Arcádia, Polo Gastronômico de Petrópolis, Rota Cervejeira, Rua 16 de Março, Rua Teresa, Hortomercado Municipal, Casa de Portugal.

 SERVIÇO:

19ª edição do Petrópolis Gourmet

Quando: de 6 a 17 de novembro de 2019

Onde: Restaurantes e vários espaços públicos de Petrópolis

Programação completa na revista eletrônica do evento: www.petropolisgourmet.com.br

 



Edição anterior (1820):
segunda-feira, 04 de novembro de 2019
Ed. 1820:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1820): segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Ed.1820:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior