Edição anterior (1478):
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Ed. 1478:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1478): terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ed.1478:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Declaração de deputado eleito sobre "auditoria" no Cenip gera polêmica

Daniel Silveira, do PSL, disse que funcionários da escola sofreram retaliação após visita

Philippe Fernandes

Vídeo divulgado pelo deputado federal eleito Daniel Silveira (PSL) no fim de semana gerou polêmica nas redes sociais. Após relatar uma visita ao Colégio Estadual Dom Pedro II (Cenip), que teria o objetivo de buscar um modelo para modernizar os sistemas de lançamento de notas e presenças, Silveira disse que funcionários que o receberam teriam sido retaliados pela diretora da escola, Andréa Nunes, que teria sido contra a visita de Silveira. Ao abordar o caso, o deputado eleito disse que irá realizar uma auditoria na gestão da unidade.

- Eu estive nessa escola para que a gente pudesse ajudar, de alguma maneira, via Estado, a modernização no sistema de lançamento de notas, faltas e presenças, para facilitar a vida dos professores. Qual não foi minha surpresa quando cheguei em casa e soube que funcionários foram retaliados pela diretora, dizendo que "não poderiam ter me levado até lá", que um deputado não poderia ingressar na escola - disse.

No vídeo, publicado no sábado (24), Silveira diz que, na condição de deputado federal eleito, pode entrar em qualquer estabelecimento público. Ele também teceu críticas à esquerda, dizendo que "despreza" professores que têm esse pensamento político.

- Eu posso entrar em qualquer estabelecimento público sem permissão. Entenda isso. Que isso fique muito claro. Vou solicitar uma auditoria na sua escola desde o início da sua gestão, para ver se está tudo tão certinho, para saber se você realmente detém a moralidade que diz que detém - disse, se dirigindo à diretora.

O vídeo foi interpretado por entidades que representam os professores como uma ameaça ao trabalho da diretora. A direção do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) em Petrópolis emitiu nota prestando solidariedade aos professores e repudiando a postura e o conteúdo do vídeo. O Sepe reafirma o compromisso com a defesa dos direitos dos profissionais da educação, do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; da autonomia profissional de docentes e gestores; da liberdade de expressão; e da educação direcionada à formação humana e ao pensamento crítico".

O Sepe destacou que, por não ter tomado posse, Silveira "não goza das prerrogativas e atribuições de tal cargo", e, portanto, o deputado "não possui o poder de adentrar a qualquer momento em unidades escolares e salas de aula, a fim de constranger e ameaçar docentes e gestores".

Em transmissão no Facebook do presidente do PSL em Petrópolis, Octávio Sampaio, no domingo (25), o deputado eleito Daniel Silveira voltou a defender a auditoria. Ele disse que os alunos são doutrinados pela ideologia esquerdista, e que a auditoria é necessária para apurar eventuais problemas.

Manifestações

 O caso, que gerou polêmica nas redes sociais, irá resultar em manifestações em apoio à diretora do Cenip. Hoje, por volta de 9h30, alunos farão um ato em frente à unidade. De acordo com a presidente do grêmio estudantil Gabrielle Soares, de 16 anos, a intenção é promover um abraço simbólico na escola e demonstrar apoio a diretora.

- Queremos mostrar a nossa união e nosso apoio à diretora. Não gostamos das declarações dadas porque ele não vive o dia a dia para falar algo a respeito, não temos o que reclamar da diretora e da estrutura da escola. O prédio está sendo reformado e a merenda é de excelência  – contou.

 

O Diário tentou entrar em contato com Daniel Silveira e Andréa Nunes, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.



Edição anterior (1478):
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Ed. 1478:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1478): terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ed.1478:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior