Philippe Fernandes
Foi protocolado nesta segunda-feira (19), na Câmara Municipal, pedido de cassação contra quatro vereadores afastados: Luizinho Sorriso (PSB), Ronaldão (PL), Reinaldo Meirelles (PP) e Wanderley Taboada (PTB). A ação foi proposta pelo deputado federal Daniel Silveira, com o assessoramento do advogado Octávio Sampaio. O Legislativo recebeu o pedido ontem mesmo e encaminhou para o departamento jurídico para análise.
De acordo com Silveira, há evidências no processo em que os vereadores são investigados a respeito da participação deles em casos de corrupção. Por conta disso, o pedido foi feito. O deputado esclareceu que o pedido de cassação não abrangeu o ex-presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (MDB), que também está afastado, porque, neste caso, a Câmara já recusou a sua cassação.
- Queremos combater a corrupção e limpar a cidade, transformar Petrópolis. Tenho certeza que o nosso município pode ser uma referência em diversas áreas. Temos um potencial gigantesco, mas nada vai acontecer se não acabarmos com essa política suja - disse o deputado federal, que é vice-líder do PSL na Câmara Federal.
O advogado Octávio Sampaio explicou que, uma vez protocolado no Parlamento municipal, a petição deve ser lida em plenário para que a Câmara possa votar pela abertura ou não de um processo de cassação. Se o Legislativo der sequência, o Conselho de Ética é instaurado e terá um prazo para analisar e dar um parecer sobre os pedidos. Após este trâmite e com o relatório pronto, os vereadores votam novamente - desta vez, decidindo se cassam ou não os seus pares.
O Diário procurou a defesa dos vereadores afastados, mas, até o fechamento desta edição, não houve resposta.