Edição anterior (1760):
quinta-feira, 05 de setembro de 2019
Ed. 1760:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1760): quinta-feira, 05 de setembro de 2019

Ed.1760:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

DER se compromete a fornecer material para manutenção viária na Posse

 

 

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se comprometeu a firmar uma cooperação com o município em 15 dias para fazer a manutenção da Estrada Silveira da Motta (RJ-134), na Posse. O órgão vai ceder o material asfáltico necessário para intervenções no trecho mais crítico da via. Além disso, no mesmo período, o município vai fazer um levantamento para indicar trechos mais críticos na Serra Velha (RJ-107) que demandam o serviço de forma mais urgente. O vice-prefeito Baninho se reuniu com o presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade, para reforçar a cobrança do município sobre a necessidade de intervenções nas duas estradas, que são de responsabilidade do órgão.

No encontro, Uruan Cintra de Andrade informou que o DER está elaborando um projeto para licitação de empresa que irá fazer a recuperação viária das estradas estaduais, mas o edital só ficará pronto em 90 dias. Antes disso, porém, o órgão vai firmar parceria com o município para retomar a manutenção na Posse.

Durante a reunião, Baninho ressaltou a necessidade de intervenções nas estradas para evitar o risco de acidentes. O distrito da Posse tem 12 mil moradores e a Serra Velha é uma das alternativas para acessar a capital do estado.

“A prefeitura vem reiteradamente cobrando do DER que retome a manutenção das estradas que são de responsabilidade do governo do estado no município. O trabalho de manutenção das estradas é extremamente necessário para segurança de todas as pessoas que usam essas vias”, destaca o vice-prefeito.

Ao lado do secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, e da subsecretária, Raquel Motta, o vice-prefeito reforçou os pedidos feitos por meio de quatro ofícios encaminhados ao DER entre maio e julho, que apresentam relatório fotográfico das condições da pista da RJ-134.

A prefeitura chegou a promover a manutenção viária em trechos da Posse no primeiro semestre, mas o município quer que o DER mantenha uma rotina de conservação da estrada e amplie o serviço para um recapeamento total da via. No ano passado, a prefeitura chegou a executar o trabalho de manutenção viária na Serra Velha em parceria com o órgão.

“Nós tentamos atuar dentro do que o município pode com o objetivo de minimizar o risco de acidentes, mas é fundamental que o DER cumpra a sua atribuição. É necessário fazer manutenção viária, mas também cobramos o recapeamento das pistas, melhorias de drenagem e sinalização”, afirma o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

O município ofereceu apoio para fazer um levantamento sobre os trechos que precisam de manutenção de forma mais urgente na Serra Velha, sobretudo em curva. O objetivo é que essas informações sejam usadas para estudar, posteriormente, soluções para a estrada junto ao Inepac (já que a estrada é tombada) e o Inea (em função da proximidade com rios).

O vice-presidente do DER, Raul Marques Fânzeres, também participou da reunião.



Edição anterior (1760):
quinta-feira, 05 de setembro de 2019
Ed. 1760:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1760): quinta-feira, 05 de setembro de 2019

Ed.1760:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior