Edição anterior (1792):
segunda-feira, 07 de outubro de 2019
Ed. 1792:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1792): segunda-feira, 07 de outubro de 2019

Ed.1792:

Compartilhe:

Voltar:


  Outubro Rosa

Dia D do Outubro Rosa mobiliza 47 unidades de saúde da rede pública

Foram ofertadas consultas para o rastreio do câncer de mama e de colo do útero 

 

Com expectativa de atender cerca de 3 mil mulheres, o Dia D da campanha do Outubro Rosa realiza neste sábado (05.10) consultas, coleta de preventivo, avaliação para rastreio de câncer de mama e de colo do útero, encaminhamentos para exames como de mamografia e ultrassonografia. O primeiro dia de conscientização para o cuidado da saúde da mulher contou com o funcionamento de 47 unidades de saúde do município, entre as quais o Centro de Saúde, que também promoveu palestras e serviços para o bem estar da mulher, como maquiagem e shiatsu.

Em todas as unidades os atendimentos começaram às 8h, para a realização das consultas com exames de preventivo que terão entrega de resultados em 60 dias. "É uma grande mobilização em prol da saúde da mulher. A prevenção é o melhor caminho para o cuidado da mulher. O município está preparado para oferecer toda a assistência na rede pública de saúde", destacou o prefeito Bernardo Rossi. Neste sábado também foi aberta a campanha no Hospital Alcides Carneiro, que intensificará a oferta de consultas, exames e cirurgias. A unidade realizará mutirões para o atendimento de mulheres aos sábados.

"É necessário, nós mulheres precisamos nos cuidar e hoje é uma oportunidade de fazer o preventivo, o auto exame", destacou a cuidadora, Ana Paula Ribeiro, de 48 anos que conseguiu o agendamento para realizar os exames de rotina durante a campanha. A aposentada Márcia Bernadete Matos de Oliveira, de 58 anos também aproveitou para fazer a consulta de rotina. "É muito importante, todas as mulheres deveriam estar aqui hoje ou vir ao longo do mês para se conscientizar sobre o cuidado com a saúde. É um mês muito bom para as mulheres, para que façam os exames, porque só assim vão saber se tem algum problema e poderão receber os cuidados necessário", reforçou.

Em 2018 foram realizados 2.706 atendimentos voltados para a saúde da mulher. Esse montante atingiu um atendimento 88% maior do que a média mensal de 2018. Somente no Dia D, foram realizadas 1.259 consultas. "A estimativa é atender o dobro do que foi feito ano passado. Além do Dia D todas as 54 unidades vão intensificar os atendimentos ao longo do mês. Quando se trata de saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho”, frisa a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Durante todo o mês, as unidades de saúde estarão atuando de forma intensificada para o atendimento da mulher em consultas e coletas de preventivo, além do encaminhamento para exames como de mamografia, ultrassonografias e realização de palestras, com o apoio da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). 

No Hospital Alcides Carneiro (HAC) serão feitas ações de cuidado com a saúde e bem-estar das pacientes. Haverá ampliação no número de consultas no atendimento de rotina, de segunda a sexta e a realização de mutirões aos sábados, como o de reconstrução de mama programado para o dia 14 de outubro; de exames de ultrassonografia, ressonância magnética e mamografia, no dia 19 de outubro; e o de consultas, no Ambulatório do HAC, no dia 26 de novembro.



Edição anterior (1792):
segunda-feira, 07 de outubro de 2019
Ed. 1792:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1792): segunda-feira, 07 de outubro de 2019

Ed.1792:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior