Edição anterior (1478):
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Ed. 1478:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1478): terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ed.1478:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
 
Diário Automóveis
COLUNA

 

 

Comprar um carro elétrico ou um modelo com motor a combustão bem equipado?

O mercado brasileiro ganhou três novos modelos elétricos, que variam entre R$ 150 mil e R$ 178.400. Achou caro? Confira seis carrões que custam quase o mesmo preço

 

 Portal Vrum - Pedro Cerqueira /Estado de Minas

 

 NISSAN LEAF - R$ 178.400

 

A chegada de três modelos elétricos de volume ao nosso mercado – Nissan Leaf, Renault Zoe e Chevrolet Bolt – deixou no ar dois sentimentos antagônicos. Primeiro, a alegria de aumentar significativamente a oferta desses veículos por aqui. Depois, o susto, ao digerir o preço desses modelos, que variam entre R$ 150 mil e R$ 178.400. Nem ficou muito longe do BMW i3, elétrico vendido por R$ 199.950, que pertence a uma marca premium. Na hora de escolher qual modelo vai habitar sua garagem, é preciso muito amor pelo meio ambiente para escolher um desses compactos elétricos no lugar de carangos bem mais chamativos e que custam a mesma coisa. Confira a seguir algumas dessas opções.

 

NISSAN LEAF O compacto está na segunda geração e é o automóvel elétrico mais vendido no mundo, com 365 mil unidades comercializadas desde seu lançamento, em 2010. O veículo tem 150cv de potência e 32,6kgfm de torque. Existem duas opções de conjunto de baterias, que fornecem autonomia de 320 ou 240 quilômetros. A recarga é feita em oito horas. Um grande diferencial do modelo é que a energia armazenada na bateria também pode alimentar a rede de distribuição. Assim, em locais onde existe essa infraestrutura, é possível recarregar o veículo em horários de energia barata, e “vender” os elétrons nos horários de grande demanda.

 PEUGEOT 5008 GRIFFE - R$ 175.990


PEUGEOT 5008 GRIFFE Por um preço ligeiramente menor, você pode carregar até sete ocupantes embalados com muito estilo nesse SUV médio. Para melhorar a vida, os bancos dianteiros oferecem massagem, o teto panorâmico permite apreciar o céu e o ar-condicionado de dupla zona fornece a temperatura escolhida por cada lado. O motor 1.6 THP pode não sobrar, mas é o suficiente para ter um bom desempenho com consumo moderado de combustível.

 

 MERCEDES-BENZ GLA 200 FF STYLE - R$ 167.900


MERCEDES-BENZ GLA 200 FF STYLE Ou, se a sua praia é um SUV compacto mais jovial, talvez essa seja sua escolha. Além de pertencer à aclamada marca da estrela de três pontas, o GLA tem conjunto mecânico afiado: motor 1.6 turbo (de 156cv e 25,5kgfm), câmbio automatizado de dupla embreagem e suspensão Multilink na traseira.

 

 CHEVROLET BOLT EV - R$ 175 mil


CHEVROLET BOLT EV Apesar de compacto, o Bolt tem um espaço interno muito bom. A bateria de 60kwh proporciona autonomia de 380 quilômetros. Em carregadores rápidos, é possível reaver 80% da energia em uma hora. Já numa tomada comum de 220V, a taxa de carregamento é de 10 quilômetros a cada hora. O desempenho é bom: 203cv de potência e 36,8kgfm de torque.

 

 AUDI A4 SEDAN ATTRACTION - R$ 170.990


AUDI A4 SEDAN ATTRACTION Nesta mesma faixa de preço, você pode optar por este sedã executivo. O design combina elegância e esportividade em doses equilibradas. O motor 2.0 turbo de 190cv atinge os 100km/h em 7,3 segundos e alcança até 240km/h. Para facilitar a vida, basta deixar a chave no bolso para destravar as portas e ligar o motor.

 VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE - R$ 173.990


VW AMAROK HIGHLINE Ou, se você não sabe se casa ou compra uma bicicleta, talvez queira comprar mesmo essa picapona de duas toneladas e mais de cinco metros de comprimento. O motor a diesel tem 180cv e 42,8kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, e a tração é integral. A cabine dupla tem bancos revestidos em couro, tapetes acarpetados e muito conforto.

 

 RENAULT ZOE - R$ 149 mil


RENAULT ZOE O compacto da Renault é o automóvel elétrico mais barato vendido no Brasil. O design não impressiona e o acabamento é bem simples. Inicialmente, o modelo só será vendido em uma concessionária de São Paulo e outra de Curitiba. O motor fornece 92cv de potência e 22,4kgfm de torque. A autonomia é de 300 quilômetros, mas para conseguir isso, você não pode rodar em alta velocidade. Com uma boa estrutura de recarga, 80% da capacidade da bateria pode ser recuperada em 1h38min.

 

 VOLVO V40 MOMENTUM - R$ 158.950


VOLVO V40 MOMENTUM Por mais alguns reais, você pode estacionar nas garagem essa “perigosa” perua. A versão intermediária nem tem o motor mais potente, mas o 2.0 turbo de 190cv já dá conta do recado e proporciona muito prazer ao volante. As linhas esportivas trazem rodas de 18 polegadas, escapamento duplo, spoiler traseiro e faróis de LED.

 

 MINI COOPER CABRIO - R$ 146.990


MINI COOPER CABRIO Ou você pode curtir o vento acariciando o rosto a bordo de um dos mais charmosos descapotados do mercado. Essa versão de entrada traz motor 1.5 turbo de 135cv, longe de ser a mais nervosa, mas a ideia aqui é desfilar. Se as nuvens começarem a ameaçar, basta fechar a capota, que tem acionamento elétrico.

 

 



Edição anterior (1478):
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Ed. 1478:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1478): terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ed.1478:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior