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  Automóveis
 
Diário Automóveis
COLUNA

 

 

Chevrolet Tracker Midnight tem design diferenciado, mas mantém o bom desempenho de sempre

Série especial 'veste' o SUV compacto com diversos tons de preto, realçando as linhas esportivas. Além do design, ponto alto do modelo é o desempenho do conjunto mecânico
 
Pedro Cerqueira /Estado de Minas - Portal Vrum
 

 

O Chevrolet Tracker está longe de ser o SUV compacto mais querido do mercado brasileiro, ocupando a sexta colocação deste segmento. Ainda assim, quem for levar o modelo para casa tem mais uma opção de escolha. A série especial Midnight, disponível também para a picape S10, vai muito além da pintura metálica ouro negro, reunindo também rodas de 18 polegadas com design exclusivo, pintadas em preto brilhante, maçanetas e frisos em preto metálico. Até o amarelo da “gravatinha” da Chevrolet foi trocado pelo preto. Apesar da carroceria monocromática, a combinação de diferentes tons de preto realça as linhas esportivas do Tracker.

O interior segue essa ideia, mas (ainda bem!) sem exagero, já que a parte de cima das colunas recebeu revestimento cinza-claro, assim como o teto, cujo tecido inspira boa qualidade. Porém, tirando isso, além de um ou outro detalhe imitando alumínio, o preto está presente no resto da cabine. Couro preto reveste os bancos, parte do painel e painéis de porta, volante e apoio de braço. Para completar o bom acabamento, os tapetes são acarpetados e o plástico usado no interior tem bom aspecto. No mais, a série especial se resume a aparência mesmo, e custa R$ 2 mil a mais que a versão de topo Premier, de quem herdou o pacote de equipamentos.

 Variados tons de preto destacam as linhas esportivas do SUV compacto

A BORDO O Tracker leva com conforto quatro passageiros, mas o banco traseiro tem apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos. O porta-malas tem iluminação e ótimo acabamento, mas peca pelo pouco espaço disponível. É o menor entre os principais concorrentes. Apesar de abrigar o estepe (que é de uso temporário), um bom espaço do compartimento de carga foi desperdiçado para nivelar o assoalho. Ao menos o encosto do banco traseiro tem rebatimento fracionado, permitindo levar mais carga, em detrimento dos passageiros de trás. O interior tem vários porta-trecos, incluindo uma gavetinha próxima ao joelho esquerdo do motorista e outra sob o banco do passageiro. Já o apoio de braço do motorista é integrado ao banco e não ao console central.

 'Carenagem' do utilitário-esportivo esbarra frequentemente em quebra-molas e rampas de garagem

Para o conforto do motorista, o banco tem ajuste lombar elétrico. O teto solar proporciona maior interação entre a cabine e o exterior do veículo. Uma falha que pode ser corrigida é o não fechamento automático do teto solar quando se tranca o veículo pelo botão do chaveiro, situação em que os vidros das janelas se fecham. Outro ponto que pode ser aprimorado é incluir o fechamento automático dos vidros quando se tranca o veículo pela maçaneta, usando o sistema de chave presencial. A coluna C é larga e compromete a visibilidade traseira, problema que é amenizado pela câmera de ré e o sensor de estacionamento. Como o modelo é muito “carenado”, o para-choque dianteiro esbarra com frequência nos obstáculos e armadilhas espalhados pela cidade.

 Interior tem acabamento caprochado, com materiais como couro e plástico de bom aspecto

RODANDO Mas o ponto alto do Tracker, aquele que faz você se perguntar por que ele não tem papel de protagonista dentro do segmento, é quando você o coloca para rodar. Na cidade, o motor turbo tem boa parte do torque disponível em baixas rotações, tornando a direção prazerosa. Na estrada, a resposta do propulsor em ultrapassagens e retomadas é imediata. Mas, a despeito do pequeno motor 1.4, não espere por um consumo baixo de combustível. O câmbio automático de seis marchas permite trocas manuais, porém por um botão localizado na alavanca, o que retira a agilidade da ação. A suspensão tem boa relação entre conforto e estabilidade. A direção tem assistência elétrica, com o peso certo para cada situação.

 Banco traseiro acomoda com conforto até dois passageiros

Uma coisa chata na interação com o veículo é não poder desligar o sistema Stop/Start (que, para poupar combustível, desliga o motor nas paradas), o que muitas vezes é indesejável, seja para manter o ar-condicionado funcionando a pleno vapor ou pela necessidade de manter um ritmo mais dinâmico. Outro ponto negativo ligado ao Stop/Start é o fato de o assistente de partida em rampa não funcionar quando o veículo está desligado, o que pode fazer o veículo voltar quando arranca numa subida e abre a possibilidade de colidir no carro de trás.

 Porta-malas é pequeno, com 306 litros de volume

CONCORRENTES O Tracker Midnight rivaliza com as versões de topo dos SUVs compactos, que em geral são bem equipadas – trazendo vários airbags, rodas de liga leve de pelo menos 17 polegadas, bancos revestidos em couro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, chave presencial, sistema multimídia e ar-condicionado digital –, apesar de excessivamente caras. Aliás, o Tracker (R$ 105.690) é o único entre os seis mais emplacados do segmento a ter ar-condicionado analógico. Por outro lado, o utilitário-esportivo da Chevrolet traz alertas para colisão frontal, saída de faixa, movimentação traseira e ponto cego. Outro destaque desse modelo é o teto solar elétrico, que só o EcoSport 2.0 Titanium (R$100.590), o mais em conta, tem.

O suvinho da Ford ainda traz multimídia com navegação GPS nativa, feito que só o Hyundai Creta 2.0 Prestige (R$ 103.990) iguala. O coreano é o único a oferecer saídas de ar para o banco traseiro e cornering. Já o Jeep Renegade 1.8 Limited (R$ 103.490) se destaca pelas rodas de 19 polegadas, ar-condicionado de dupla zona, freio de estacionamento elétrico, além de sistema anticapotamento e controle de estabilidade para trailer. O Honda HR-V 1.8 EXL (R$ 108.500) é o mais caro e o menos equipado, sendo o único a não ter chave presencial. O Nissan Kicks 1.6 SL Pack Tech (R$ 101.390) está equipado na média do segmento, acrescentando alerta de colisão com assistente de frenagem. 

 CONECTIVIDADE O Chevrolet Tracker Midnight traz de série o sistema multimídia MyLink, com tela tátil de sete polegadas. O destaque é a integração com smartphones (pelo Android Auto ou Apple CarPlay), que pode compensar a falta do GPS nativo com o uso de aplicativos de navegação. Outra peculiaridade é o sistema OnStar, que oferece serviços de conveniência, segurança e até resgate. Além de telefonia, as mídias disponíveis são rádio, Bluetooth (com streaming), entradas USB e auxiliar. O volante tem comandos de rádio e do celular. Já o sistema de som conta com seis alto-falantes.

 Motor 1.4 turbo tem bom torque mesmo com baixas rotações

 

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbo, injeção direta de combustível, 1.399cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, que desenvolve potências de 150cv (gasolina) a 5.600rpm e 153cv (etanol) a 5.200rpm, e torques de 24kgfm (g) a 2.100rpm e 24,5kgfm (e) a 2.000rpm

 

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira semi-independente, com eixo de torção/de liga leve de 7x18 polegadas/215/55 R18

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

CAPACIDADES
Do tanque, 53 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 416 quilos

 

 Rodas de 18 polegadas têm desenho exclusivo

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; controle de tração e estabilidade; alertas para colisão frontal, saída de faixa, movimentação traseira e ponto cego; faróis e lanterna de neblina; luz de condução diurna de LED; regulagem elétrica dos faróis; barras de proteção nas portas; Isofix; freios com ABS e EBD; retrovisores com ajustes elétricos; rack de teto, rodas de alumínio aro 18 polegadas; ar-condicionado; assistente de partida em aclive; câmera de ré; volante com regulagem em altura e distância; computador de bordo; controlador de velocidade de cruzeiro; desembaçador elétrico do vidro traseiro; trava das portas e partida do motor por chave presencial; sensor de estacionamento traseiro; sombreiras com espelho e iluminação; tapetes em carpete; teto solar elétrico; vidro elétrico; bancos revestidos em couro; banco do motorista com regulagem lombar elétrica e de altura manual; sistema multimídia com tela de sete polegadas e integração com smartphones.

OPCIONAIS
Não disponível. 

NOTAS (0 a 10)

Desempenho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Espaço interno. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8
Porta-malas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6
Suspensão/direção. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Conforto/ergonomia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8
Itens de série/opcionais. . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . 9
Segurança. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . 8
Estilo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . .  8
Consumo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6
Tecnologia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . .. . . . . . . . .8
Acabamento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . 8
Custo/benefício. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8

QUANTO CUSTA

O Chevrolet Tracker 1.4 Midnight
tem preço sugerido de R$ 105.690.

 

 

 



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