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  Colunistas
Diário Automóveis
COLUNA

 

 

Oferta de carros elétricos no mercado brasileiro começa a crescer

Atualmente, há em circulação no Brasil cerca de 10 mil veículos elétricos e híbridos

Marquezan Araújo – Ag. Rádio Mais

 

Mesmo sem ainda ser uma realidade nacional, o mercado de carros elétricos começa a avançar no Brasil. A oferta por esse produto tem crescido no país e, aos poucos, as marcas começam a fazer anúncios, já de olho na expansão comercial do que promete ser o futuro da mobilidade. 

Na última semana, a General Motors confirmou o início das vendas do modelo Bolt EV para outubro deste ano. O veículo, que deve custar R$ 175 mil, pode rodar até 380 km com uma carga completa de energia.

A BMW também está se movimentando e já anunciou que vai instalar 40 novos pontos de recarga no Brasil até o fim do ano. Atualmente, o País conta com 110 postos espalhados em várias capitais. Os locais foram abertos por meio de uma parceria da montadora com empresas como Iguatemi, Ipiranga, Pão de Açúcar e Multiplan.

A Audi começou a testar o primeiro SUV 100% elétrico. No meio do ano, a Nissan deve entregar as primeiras unidades do Leaf, o elétrico da marca que estava disponível para encomendas desde novembro pelo valor de R$ 178,4 mil.

Outra montadora que ingressou com a ideia no Brasil foi a Renault, que vendeu 20 unidades do compacto Zoe para pessoas físicas por R$ 150 mil cada.

Atualmente, há em circulação no Brasil cerca de 10 mil veículos elétricos e híbridos, ou seja, que funcionam tanto com a bateria elétrica como com motor a combustão.

 

Os 15 detalhes que não podem ser esquecidos na hora de comprar o usado

Comprar carro usado exige atenção e não é preciso ser especialista para identificar alguns possíveis problemas. Saiba como evitar transtornos antes de fechar o negócio

EG Enio Greco - Portal Vrum

 (foto: Ilustração Ed)

  

Comprar carro usado não é tarefa das mais fáceis, principalmente quando não se conhece a procedência do veículo. Um leigo normalmente encontra mais dificuldades para identificar os problemas, mas com paciência e cuidado é possível encontrar detalhes que indicam como foi o tratamento que o carro recebeu ao longo dos anos. Veja algumas dicas: 


PERIGO DOS CARECAS
O desgaste irregular dos pneus pode indicar problemas na suspensão, no alinhamento da direção e balanceamento das rodas. Quando chegam ao ponto de ficar totalmente “carecas”, é sinal de desleixo extremo do proprietário, que não se preocupa com o fator segurança. 

 

 Pneus carecas revelam o descuido do proprietário do carro e comprometem a segurança(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O ÍMÃ
Ondulações na lataria e pontos de solda refeitos no compartimento do motor e porta-malas indicam que o carro se envolveu em uma batida mais forte. Outra forma de descobrir serviço de lanternagem malfeito é passar um ímã sobre a lataria. Se houver massa plástica em excesso em algum ponto, o imã não vai grudar.Continua depois da publicidade

 Pontos de soldas refeitos indicam que o carro pode ter se envolvido em batida mais forte(foto: Confiar/Divulgação)

FERRUGEM
Procure pontos de ferrugem na carroceria, principalmente sob o carpete no porta-malas, no assoalho e nas soleiras das portas. Bolhas na pintura também podem indicar ferrugem.

 Procure por pontos de ferrugem no carro, inclusive debaixo dos tapetes e e na carroceria(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

OBSERVANDO AS FOLGAS
Preste atenção no espaçamento entre as peças móveis (portas, capô, tampa do porta-malas) e a carroceria. Folgas desiguais podem indicar que o carro se envolveu em batida mais grave e o reparo não foi dos melhores, já que as peças móveis estão desalinhadas. 

 Observe o espaçamento entre as peças móveis do veículo, pois diferenças grandes são sinal de problema(foto: Reginaldo Manente/Ford/Divulgação)

QUEIMADO
Pintura queimada também pode ser sinal de desleixo, indicando que o carro ficava exposto ao sol e poeira, o que não é bom. Tal prática pode também trincar o painel e ainda queimar o revestimento dos bancos.

 Pintura queimada é indicativo de que o carro ficou exposto ao sol e poeira(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

GAMBIARRA
Não custa verificar o cano de descarga e os para-choques, pois eles podem estar amarrados com pedaços de arame, gambiarra normalmente praticada por espertinhos. Muitas vezes, esse recurso é usado para evitar a troca do componente.

 É bom dar uma boa olhada no escapamento, para verificar se ele está pendurado por arame(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 17/3/06)

DE VOLTA AO PASSADO
Uma forma muito comum de disfarçar a quilometragem real do veículo é voltar o hodômetro. E nem mesmo os digitais impõem dificuldades aos “especialistas”. Mas alguns detalhes podem revelar se a quilometragem registrada no hodômetro corresponde à verdade. As borrachas dos pedais e o pomo da alavanca de marchas desgastados são indicativos de que o hodômetro com baixa quilometragem foi manipulado. Etiquetas indicando troca de óleo e carimbo de revisão na oficina podem entregar a mentira.

 Voltar a quilometragem no hodômetro infelizmente é prática comum no mercado de usados(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 2/9/10)

PINGA-PINGA
Com o carro parado em local plano, verifique se há vazamentos de óleo. Se começar a pingar, é sinal de problemas. Abra o capô e veja se o motor está lambuzado de óleo, o que indica problemas nas juntas ou em outros componentes. Certifique-se de que as mangueiras não estão ressecadas, pois, do contrário, poderão estourar em momento inoportuno.
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 É recomendável conferir se o motor tem vazamento de óleo e mangueiras ressecadas(foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press)

SINAL DE FUMAÇA
Motor soltando fumaça branca significa queima excessiva de óleo. Já a fumaça escura aponta queima excessiva de combustível, ou seja, o motor está desregulado. Outra forma de detectar se o propulsor está queimando óleo é passando o dedo na saída da descarga (depois de esfriar, é claro). Se a ponta do escapamento estiver lambuzada, é sinal de problemas.

 Fumaça branca saindo pelo escapamento significa queima excessiva de óleo(foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)

RUÍDOS
Faça um pequeno teste para detectar possíveis problemas na caixa de marchas. Dê uma volta com o carro, com os vidros fechados, e, trocando as marchas, tente perceber se existe algum tipo de ruído ou zumbido, que indicam problemas no câmbio. Ruídos na suspensão também são indicativos de avarias.

 Ruídos estranhos na dianteira do carro podem significar problemas na suspensão(foto: Arquivo EM)

PUXANDO
Com o carro em movimento, pise no freio para verificar se a direção vai puxar para um dos lados. Caso isso ocorra, é sinal de que o sistema de freios está precisando de revisão.

 Direção puxando para um lado pode ser indicativo de problema no sistema de freio(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 23/11/05)

SEM DIREÇÃO
Dirigindo no plano, deixe o volante mais livre para constatar se a direção está puxando para um dos lados, o que indica o desalinhamento do sistema.

 Direção puxando pode ser também problema de alinhamento(foto: Eduardo Rocha/RR - 8/3/04)

ÁGUA NO ÓLEO
Puxe a vareta do reservatório de óleo e verifique se existem bolhas ou uma substância esbranquiçada, que indicam a presença de água. Isso é problema grave.

 Verifique se a vareta de óleo tem bolhas ou substância esbranquiçada, que indicam a presença de água(foto: Eduardo Rocha/RR - 17/12/03)

LEMBRETE
Problemas mecânicos normalmente têm solução, mas carroceria empenada não.

PAPELADA
Confira toda a documentação do veículo e verifique junto ao Detran se existem pendências, como multas. É bom conferir também se o carro foi chamado para alguma campanha de recall e não foi levado à concessionária pelo ex-proprietário. Recall é feito em itens que comprometem a segurança, por isso é importante verificar.

 


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