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  Automóveis
Diário Automóveis
COLUNA

 

Porsche traz Taycan, modelo elétrico, para percorrer 3.425 km

O veículo consegue ir de 0 a 200 km/h em 8 segundos e foi colocado à prova antes da estreia mundial

 

 Foto: divulgação

Antes da apresentação mundial do Taycan, primeiro veículo esportivo elétrico da Porsche, o modelo percorreu cerca de 3.425 quilômetros na pista de alta velocidade de Nardò, na Itália, com velocidade média entre 195 e 215 km/h e uma temperatura de 42 graus Celsius, tendo a temperatura da pista beirando os 54 graus Celsius. Ao longo do teste, o protótipo do Taycan só realizou paradas para realizar recargas rápidas de bateria e troca de pilotos. O modelo consegue ir de 0 a 200 km/h em apenas 8 segundos.

De acordo com Stefan Weckbach, vice-presidente da Linha de Produtos Taycan, "o Taycan superou esse ambicioso percurso de resistência sem quaisquer problemas", acrescentando que "o resultado alcançado em Nardò destaca as vantagens da inédita tecnologia de 800 volts e seu alto nível de maturidade. Antes que o Taycan seja lançado no mercado, no final do ano, teremos percorrido mais de seis milhões de quilômetros através do mundo."

Tecnologia 800 volts 

O Taycan é equipado com um sistema com 800 de voltagem que permite alto desempenho com consistência, diminui o tempo de recarga e reduz o peso e espaço de alojamento da fiação interna. Durante o teste de resistência de rodagem no Centro Técnico de Nardò, foram usadas estações de carga de alta potência de 800 volts feitas pela Porsche Engineering Group GmbH. 

 Foto: divulgação

O gerenciamento térmico do Taycan é centrado num sistema inteligente usado para resfriar ou esquentar os componentes de alta voltagem. Ele evita possíveis perdas de potência devidas à excessiva geração de calor e garante que a temperatura ideal para máxima eficiência do processo de carga tenha sido alcançada quando o veículo chega a uma estação de carga. 

A pista do teste 

O Centro Técnico de Nardò, utilizado pela Porsche para testar o Taycan, tem mais de 20 pistas e instalações de testes numa área cobrindo mais de 700 hectares, tem 90 empresas do setor automotivo como clientes e emprega uma equipe de mais de 150 pessoas. 

 Foto: divulgação

O centro de testes foi criado em 1975 com a construção do icônico circuito e disponibiliza amplas opções de testes para qualquer fase de desenvolvimento. O circuito de alta velocidade - único desse tipo no mundo e medindo 12,6 quilômetros - foi construído para permitir testar carros sob condições extremas e tornar os processos de desenvolvimento mais eficientes. 

 

Chevrolet Cruze Premier traz mudanças no visual e Wi-Fi para conexão com a internet

Tanto o sedã quanto o hatch do Chevrolet Cruze ganham a nova versão Premier, com tapa no visual e sistema que permite conexão automática de até sete dispositivos

 


EG Enio Greco

 

 (foto: Chevrolet/Divulgação)


De São Paulo (SP)* - O Chevrolet Cruze não está entre os modelos mais vendidos no país, mas mantém um público consumidor fiel, que procura um automóvel bem equipado e com bom desempenho. Sua participação é de 17% do segmento dos sedãs médio. A nova versão topo de linha Premier, disponível para sedã e hatch Sport6, chega com discretas alterações de estilo, mas mantém o conjunto mecânico.

A General Motors continua apostando na conectividade como um dos principais atrativos de seus modelos. Assim, a principal novidade do Cruze é o sistema Wi-Fi, que permite a conexão rápida com a internet. A antena permite captação de sinal 12 vezes melhor, possibilitando manter a rede em 4G sem interrupção. Ou seja, de acordo com a Chevrolet, em viagens mais longas, em lugares com zonas cinzentas, a possibilidade de manter a rede é maior.

 (foto: Chevrolet/Divulgação)


Serão oferecidos planos de dados com preços acessíveis, a partir de R$ 29,90. O sinal do Wi-Fi pode ser captado a 15 metros do veículo, possibilitando conexão com até sete dispositivos e permitindo que os passageiros usem tablets ou laptops para assistir filmes, ouvir músicas e acessar jogos. Serão três meses de degustação gratuita. Depois, o cliente passa a contar com quatro planos de dados: 2GB, 5GB, 10GB e 20GB. Em breve o Wi-Fi será disponibilizado também em outros modelos da marca.

 (foto: Chevrolet/Divulgação)
 (foto: Chevrolet/Divulgação)


A versão traz a nova geração da central multimídia MyLink, com tela tátil de 8 polegadas, duas entradas USB no console dianteiro (atrás não tem) e carregamento sem fio compatível com vários modelos de celulares. O MyLink agora traz sistema para reconhecimento do motorista – por meio da chave eletrônica que está no comando – e ajusta automaticamente o conteúdo da tela de acordo com as preferências memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio etc). O sistema possibilita o pareamento com até dois celulares simultaneamente.

 (foto: Chevrolet/Divulgação)


ESTILO No que diz respeito ao estilo, o Cruze ganha nova grade, com a gravata centralizada e novo desenho interno. A parte inferior do para-choque também foi redesenhada, ganhando nova moldura dos faróis de neblina. No Cruze sedã, a grade ganha filetes cromados, enquanto no Sport6 ela é toda preta. Na traseira, as lanternas ganharam lente mais pronunciada, tipo 3D, e luzes de LED. As rodas são de liga leve diamantadas, com detalhes escurecidos, de 17 polegadas. O acabamento interno da versão Premier tem a combinação de cores preto e castanho. O couro está presente nos revestimentos dos painéis, nos bancos e no volante. O modelo ganha duas novas opções de cores na versão Premier: o marrom capuccino e o azul eclipse.

 (foto: Chevrolet/Divulgação)


CONJUNTO MECÂNICO O motor é o mesmo 1.4 turbo flex de 153cv (quando abastecido com etanol), e continua sendo disponibilizado com a transmissão automática de seis velocidades, mas sem as aletas para mudança de marchas atrás do volante. Falha grave! O modelo agora tem a opção de desativar o sistema start/stop, que desliga o motor em paradas para economizar combustível. É opção pra quem não gosta do liga e desliga do motor.

 (foto: Chevrolet/Divulgação)


O modelo passa a contar com frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, que atua na faixa de 8km/h a 80km/h. Outros sistemas de auxílio à condução disponíveis são os alertas de ponto cego, de mudança de faixa e de colisão frontal, que agora também passa a atuar com frenagem automática de emergência. O Cruze Premier traz ainda sistema de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por controle remoto para prévia climatização da cabine, sistema de som de alta definição e banco do motorista com ajustes elétricos. A nova versão estará disponível no mercado a partir de setembro, quando a GM revelará seu preço oficial, que deve ficar em torno de R$ 120 mil.  
* Jornalista viajou a convite da General Motors

 

Ford confirma a chegada do SUV médio Territory para 2020, vindo da China

Ford Territory será vendido no Brasil e na Argentina, provavelmente com motor 1.5 turbo de 143cv e câmbio automático de seis marchas


EG Enio Greco

 

 (foto: Ford/Divulgação)


De São Paulo (SP)* - A Ford não tem passado por bons momentos em diferentes mercados, como no Brasil, Argentina e até mesmo nos Estados Unidos. Por aqui, a marca perdeu força com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo e com a retirada de linha de modelos de volume como o compacto Fiesta e o médio Focus. A saída foi apostar nos SUVs, que estão em alta em vários mercados. E para fazer par com o queridinho EcoSport, a Ford resolveu trazer da China o utilitário-esportivo médio Territory, que começa a ser vendido no Brasil e na Argentina a partir de 2020.

A confirmação da chegada do Territory ao Brasil e Argentina foi feita pelo presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, que aposta no modelo como um dos pontos fortes da mudança do portfólio da marca. O SUV médio foi mostrado pela primeira vez por aqui no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado. Chamou a atenção do público e dos revendedores da marca, que fizeram pressão para a matriz autorizar a vinda do SUV para cá. E deu certo.

 

 (foto: Ford/Divulgação)


Desenvolvido e produzido na China em parceria com a JMC, o Territory não nega sua origem. O SUV tem linhas que lembram modelos chineses, com faróis estreitos horizontalizados, grade ampla e formas volumosas. Foi baseado no Yusheng S330, feito pela chinesa JMC. O modelo tem cerca de 4,60 metros de comprimento e 2,70m de distância entre-eixos. O modelo tem alguns detalhes que lembram o Peugeot 3008, como o teto descaído na coluna C e os comandos por teclas no painel.


 (foto: Ford/Divulgação)


Por dentro, o Territory se destaca pelo bom espaço e acabamento de qualidade, com material emborrachado e detalhes imitando madeira no painel. A central multimídia e o painel de instrumentos têm tela de 10 polegadas, com direito a sistema de carregamento de celular sem fio e câmera com visão de 360 graus. Entre os sistemas de assistência ao motorista disponíveis, destaque para piloto automático adaptativo, estacionamento automático, alerta de permanência em faixa e monitoramento de ponto cego.

 (foto: Ford/Divulgação)
 (foto: Ford/Divulgação)


A Ford não revelou os detalhes do conjunto mecânico que vai equipar o Territory no Brasil. A unidade que foi exposta estava equipada com motor 1.5 turbo EcoBoost de 173cv, mas a Ford afirma que não será esse. Tudo indica que por aqui o modelo usará um motor 1.5 turbo de 143cv, associado a um câmbio automático de seis velocidades. Quando desembarcar no Brasil, o SUV médio vai encarar concorrentes de peso como o líder do segmento Jeep Compass, além de Honda CR-V, Chevrolet Equinox, e Volkswagen Tiguan.

 (foto: Ford/Divulgação)


  O modelo fará sua primeira aparição pública depois da confirmação de sua chegada no Rock in Rio, em setembro. A Ford acredita na força de seu produto e na recuperação da economia no Brasil e Argentina para impulsionar suas vendas. A montadora não confirma oficialmente, mas tudo indica que o modelo será produzido posteriormente na Argentina. Os preços e as versões só serão revelados na véspera do lançamento, em 2020, mas acreditamos que a versão de entrada vai ficar na faixa dos R$ 115 mil.

* Jornalista viajou a convite da Ford do Brasil

 


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