Edição anterior (2289):
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
Ed. 2289:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2289): segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Ed.2289:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Diário Automóveis
COLUNA

 

RENAULT 5 PROTOTYPE

Ascom/Foto - Divulgação

Um carro cult dos anos 70, com faróis que parecem estar piscando... É isso mesmo, estamos falando do R5! Aquele olhar malicioso faz parte do nosso patrimônio e o protótipo Renault 5 – revelado em janeiro deste ano – não pode negar suas origens. Nicolas Jardin, designer externo do protótipo, nos conta como deu uma reinterpretação moderna ao famoso olhar do Renault 5 original.

 Um carro cult dos anos 70, com faróis que parecem estar piscando

Ah, o R5! Todo mundo conhecia aquele olhar esperto e rebelde, que se tornou rapidamente um cult, assim como o próprio carro. Em 1972, quando ele foi lançado, a Renault personificou este olhar em Les aventures de Supercar, o célebre desenho animado publicitário. Também era possível vê-lo nas ruas, graças à promoção “Assuma o volante”, realizada na época. Com belos olhos adesivos colados nos faróis, o Renault 5 saía em busca dos franceses. E é este olhar emblemático e de cumplicidade que Nicolas Jardin quis reproduzir no Renault 5 Prototype, ao mesmo tempo em que o propulsionou para o futuro.

 De um olhar cult à reinterpretação

 

Tecnologia a serviço da expressividade 

Revelado em 14 de janeiro deste ano, o Renault 5 Prototype – que prefigura um futuro modelo elétrico inspirado no legado do R5, já fez gastar muita tinta. É preciso dizer que seus designers reinterpretaram com maestria o estilo original da versão de 1972. Sem cair na onda retrô, o protótipo exibe o DNA tão característico de seu predecessor tão cult. No Technocentre, o centro de tecnologia onde são desenvolvidos os conceitos e modelos do Grupo Renault, Nicolas Jardin revela como aconteceu a gênese do projeto: “O trabalho realizado para este protótipo não seguiu um tema livre. Era preciso reinterpretar o R5 e projetá-lo no futuro, para fazer dele um objeto moderno”.

Para redesenhar os faróis maliciosos e as lanternas de rodagem diurna, “começamos pelas linhas, ângulos e raios dos elementos da frente da carroceria do R5 original. Depois de vários croquis feitos, os faróis ficaram totalmente diferentes, tanto em termos de proporções como de design”.

Bastante trabalhada e esculpida, a versão final remete a olhos risonhos, que parecendo estar dando uma leve piscada. Já os faróis de rodagem diurna, com formato retangular na parte inferior, lembram os faróis de neblina adicionais da época e são integrados a um para-choque na cor da carroceria, assim como no modelo original. “O tratamento cristal e tridimensional, um recorte absolutamente preciso, remetem ao corte a laser e ao universo da aerodinâmica e da aeronáutica”.

 

Tecnologia a serviço da expressividade

Para reinventar o olhar icônico do R5, recorreu-se a processos extremamente modernos, principalmente a tecnologia matricial das lâmpadas de LED, que permite integrar movimentos por meio da programação de animações, que dão vida aos faróis. A técnica fica mais evidente na sequência de boas vindas. O novo logo do carro se ilumina e dispara uma animação, que se estende pela grade frontal. Depois, os faróis ganham vida como se o carro estivesse piscando os olhos. É impossível não perceber essa piscada de olhos! “Graças à tecnologia matricial e às animações da sequência de boas vindas, conseguimos recriar a expressividade e o olhar travesso do modelo original”.

Seja no design ou na tecnologia, os faróis do Renault 5 Prototype não têm quase nada em comum com os do R5 de antigamente – pelo menos no papel. Mas seu olhar característico é pra lá de evidente. Missão cumprida! “Para ser um digno herdeiro do R5, era preciso que o carro fosse expressivo e cheio de vida. Conseguimos realizar essa proeza com este protótipo, que é um verdadeiro objeto de design moderno, que personifica a alegria de viver ao estilo da Renault”, conclui Nicolas Jardin.

 =====================================

 

Automobilismo

Porsche Cup retorna para a TV aberta com corridas ao vivo na Band em 2021

Categoria terá campeonatos da Carrera Cup e GT3 Cup também aos domingos
 

 

 Pré-temporada da Porsche Cup acontece nos dias 24 e 25 de
fevereiro em Interlagos. Crédito: Luca Bassani

 

A Porsche Cup está de volta à TV aberta em 2021, na tela da Band. Canal oficial da categoria entre 2013 e 2017, a emissora exibiu nada menos que 142 provas dos carros de corrida mais produzidos no planeta.

O retorno da Porsche Cup à programação será em grande estilo, com a exibição das corridas ao vivo. Além da transmissão do campeonato 2021 da Carrera Cup e da GT3 Cup, a categoria terá outras entregas de mídia na emissora paulista durante o ano, com a cobertura dos telejornais e da equipe de jornalismo esportivo desde a pré-temporada. Dessa maneira, a visibilidade de pilotos e patrocinadores promete atingir níveis inéditos nos mais de 15 anos de história da categoria.

“Com 15 anos de história, e boa parte dela exibida na tela da Band, a Porsche Cup é mais um grande produto de automobilismo no esporte da Band. Com carros rigorosamente idênticos e todos preparados pela mesma equipe, a categoria entrega belas disputas nas pistas, além de um sólido evento para os patrocinadores. Estamos muito contentes em adicionar essa atração à nossa plataforma e acreditamos que os telespectadores ficarão muito contentes com a novidade”, afirma Denis Gavazzi, diretor de esportes da emissora.

O vínculo entre Porsche Cup e Band foi firmado na tarde desta sexta-feira (12) na sede da emissora, no bairro do Morumbi, em São Paulo.

A pré-temporada da Porsche Cup acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro em Interlagos. O calendário da temporada 2021 será anunciado ainda este mês. “A Band é a grande novidade na cena do esporte a motor brasileiro. Acompanhamos atentamente os investimentos feitos pela emissora em sua plataforma de motorsport para 2021, e a conquista da F1 é o maior símbolo do compromisso com a nossa modalidade. Tivemos cinco temporadas de muito sucesso nas telas da Band e confio que as próximas três serão ainda mais bem-sucedidas com as entregas de conteúdo sobre a categoria também na grade jornalística do canal”, enfatiza Dener Pires, diretor geral da Porsche Cup.

A presença da principal categoria de Gran Turismo das Américas na grade da Band reforça as atrações de esporte a motor do canal. Desde o fim de 2020, a emissora adquiriu os direitos das principais competições do automobilismo no Brasil e no mundo, com destaque para o retorno da F1 à sua grade esportiva após mais de 40 anos.

 

 



Edição anterior (2289):
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
Ed. 2289:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2289): segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Ed.2289:

Compartilhe:

Voltar: