Edição anterior (1764):
segunda-feira, 09 de setembro de 2019
Ed. 1764:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1764): segunda-feira, 09 de setembro de 2019

Ed.1764:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Divulgada programação da Serra Serata, a Festa Italiana de Petrópolis

        

 

   Além da gastronomia típica – ponto alto da festa -, a Serra Serata vai contar com quase 40 atrações que prometem fazer o público mergulhar na cultura italiana durante os cinco dias de evento – que acontece de 18 a 22 de setembro, no Palácio de Cristal. A decoração nas cores da bandeira do país europeu vai completar ainda mais o clima e transformar um dos atrativos mais movimentados de Petrópolis em uma verdadeira piazza italiana. Na programação estão atrações como dança folclórica, performance de violinos, shows, contação de histórias para as crianças, entre outras, todas gratuitas.

            A festa será aberta na quarta-feira (18), às 19h. No mesmo horário acontece uma performance de violinos com o  Quarteto Pop Music e, às 20h, tem apresentação com os Três Tenores Brasileiros. Durante toda a noite, um gondoleiro estará com sua gôndula nos jardins do Palácio para tirar fotos e divertir o público, assim como o casal em pernas de pau vestidos à caráter.

            “Essa é mais uma festa tradicional no município, que já está consolidada no nosso calendário de eventos. Além de homenagearmos a cultura italiana, que também está muito presente na nossa graças aos imigrantes que vieram trabalhar na cidade, também é uma forma de aquecer a economia através do turismo”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “Preparamos uma programação especial e temos certeza de que o público vai sentir um pouquinho do clima da Itália, com muita música, dança, gastronomia e atividades para toda a família”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

            Na quinta-feira (19), a festa também acontece durante a noite. Na programação estão danças folclóricas e perfomance de violinos a partir de 20h. Na sexta-feira (20), entrando no fim de semana, tem stand de figurino de 16h às 20h; Performance Comédia Dell’arte das 17h às 21h; danças folclóricas às 19h; performance de violinos às 19h30; e encerrando com um Tributo a Renato Russo, com a banda Concreto Humano às 21h.

            Já no sábado (21) e no domingo (22) a festa começa cedo, a partir de 11h, com o infantil Contos de Ítalo Calvino nos dois dias. Das 13h às 19h tem stand de figurino; e das 14h às 18h tem Performance Comédia Dell’arte, também durante todo o fim de semana. No sábado, às 15h tem Banda 1º de Setembro; às 17h Florisbella conta Pinócchio e as 3 Irmãs; às 17h Oficina de Pintura de Máscaras; às 18h Performance de Violinos; às 19h danças folclóricas; e, no mesmo horário, tem Tributo a Eros Ramazzotti com A Rebelião. Já no domingo, a partir das 15h tem teatro com O Reino Comédia Dell’arte”; às 17h danças folclóricas; às 18h performance de violinos; e às 19h Tributo a Laura Pausini com Cristiano Gavioli.

            “As atrações vão ajudar a atrair ainda mais petropolitanos e turistas para a festa. A expectativa é muito boa para mais uma Serra Serata na cidade. Temos trabalhado para melhorar cada vez mais a qualidade dos eventos e o sucesso de cada um demonstra que estamos no caminho certo”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

A Serra Serata surgiu da Festa Italiana, que teve suas quatro primeiras edições em Cascatinha, distrito onde muitos imigrantes se estabeleceram para trabalhar na Companhia Petropolitana de Tecidos. Além do apelo turístico que a festa ganhou, o evento tem grande importância pela participação de imigrantes italianos no desenvolvimento de Petrópolis. Atualmente, mais de 115 mil descendentes de imigrantes de italianos que vivem hoje na Cidade Imperial.

 



Edição anterior (1764):
segunda-feira, 09 de setembro de 2019
Ed. 1764:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1764): segunda-feira, 09 de setembro de 2019

Ed.1764:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior