Edição anterior (1791):
domingo, 06 de outubro de 2019
Ed. 1791:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1791): domingo, 06 de outubro de 2019

Ed.1791:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

 

 

EcoPonto: 1,5 tonelada de material eletrônico já recolhida neste ano no CERT

Ponto de recolhimento e triagem de produtos eletrônicos

Impressoras, computadores, teclados, mouses e câmeras fotográficas são apenas alguns dos materiais eletrônicos que são depositados no EcoPonto que funciona no CERT – Centro de Excelência e Referência Tecnológica da prefeitura. Desde janeiro, já foram depositados no CERT 1,5 tonelada de materiais eletrônicos. Em 2018 o total recolhido foi de duas toneladas e em 2017, uma tonelada.

 

“A conscientização sobre a importância de dar destino correto ao lixo eletrônico tem que ser reforçada todos os dias. O EcoPonto tem essa função. Pessoas físicas e até empresas podem deixar os materiais que não têm mais serventia no local. Tudo o que é deixado no CERT passa por uma triagem. O que pode ser reaproveitado é separado e o restante segue para o descarte ecologicamente correto”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

O que ainda pode ser usado segue para aproveitamento em outros equipamentos públicos. “No CERT conseguimos recuperar máquinas que são encaminhadas para uso nos CIDs, em secretarias municipais e até para projetos sociais. O material também é usado nas aulas práticas do CERT, como na oficina de manutenção de microcomputadores, aulas gratuitas que são oferecidas para a comunidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Pilhas, monitores e celulares também podem ser depositados no CERT. “Produtos como pilhas e baterias possuem produtos químicos e metais pesados em sua composição, que poluem o solo, os lençóis freáticos e contaminam as verduras e legumes que comemos, por isso é importante que todos incentivem o descarte correto do lixo eletrônico”, acrescenta o prefeito Bernardo Rossi.

Referência em cursos gratuitos

Além de ponto de recolhimento de materiais eletrônicos, no CERT são oferecidos cursos gratuitos para a comunidade. E a boa notícia é: ainda há vagas para as aulas de informática básica, pacote office, escrita criativa e montagem de microcomputadores.

As aulas, com conteúdos teóricos e práticos, já contam com a participação de 89 pessoas. “As aulas são dinâmicas e o local possui todo o material necessário para as aulas. Oportunidade única para quem precisa se atualizar ou sempre quis fazer um curso específico”, acrescenta Leonardo Sindorf, responsável pelos CIDs.

Mais informações sobre o CERT podem ser adquiridas através do telefone (24) 2249-5900. Vale salientar que o espaço aceita alunos a partir dos 12 anos. O CERT funciona na Rua Bingen, nº 520. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 2249-5900.



Edição anterior (1791):
domingo, 06 de outubro de 2019
Ed. 1791:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1791): domingo, 06 de outubro de 2019

Ed.1791:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior