Edição anterior (2135):
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Ed. 2135:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2135): segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Ed.2135:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Educação entrega kits de hortifrúti a alunos do município

Produtos seriam destinados à merenda escolar, caso as aulas presenciais tivessem retornado

Wellington Daniel

 

Sem previsão do retorno das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação encontrou um jeito de evitar que frutas, legumes e verduras que seriam destinados a merenda escolar estraguem. A pasta começou, há cerca de duas semanas, a distribuir kits com os produtos aos alunos matriculados na rede.

De acordo com a pasta, todos os alunos da rede municipal, seja de escola ou Centro de Educação Infantil (CEI) terão direito a um kit. A distribuição deve atender entre 15 e 20 mil famílias. A secretária de educação, Márcia Palma, explicou que o cartão Merenda Certa continua valendo.

- Vamos na semana que vem para a quinta entrega. Começamos na terça-feira da semana retrasada. Todos os alunos da rede irão receber um kit. É um kit por aluno. Isso não vai interferir no cartão merenda, que continua valendo. É só mais um complemento.

Os produtos de hortifruti foram adquiridos da agricultura familiar, através de chamada pública. De acordo com a secretária, devido a isso, não há como definir exatamente quais são entregues.

- Não quer dizer que o produto que entregamos nesta semana será o mesmo que entregaremos semana que vem. Como são produtos da agricultura familiar, nós utilizamos aquilo que o produtor está colhendo – explicou. 

Entrega

Para a entrega, os responsáveis devem realizar agendamento com a direção de cada unidade. Cada aluno terá direito a um kit. Todas as regras sanitárias e de prevenção ao coronavírus estão sendo respeitadas, de acordo com a secretaria. Além disso, há a supervisão do Núcleo de Alimentação Escolar e Departamento de Inspeção Escolar.

Como explicado, os kits serão montados de acordo com a disponibilidade dos produtos. Geralmente, são compostos por produtos como: banana prata, alface, batata inglesa, Beterraba, cebola, cenoura, cheiro-verde, couve ou brócolis ou couve-flor, tangerina e tomate. Alunos dos CEIs também recebem laranja lima, de acordo com a pasta. 

Sem previsão

O retorno das aulas presenciais em Petrópolis ainda não foi definido. A Secretaria de Educação continua realizando estudos e o Plano de Retomada já está montado, mas esta é uma preparação apenas.

- Nosso Plano de Retomada já passou pela Secretaria de Saúde, será apresentado em uma assembleia, mas tudo isso é uma preparação que a Secretaria de Educação tem que fazer. Uma data de retorno nós não temos – explicou Márcia Palma.

Atividades

Neste período em que as aulas presenciais estão paralisadas, os estudantes estão com atividades online. Para aqueles sem acesso a internet, a secretaria entrega um kit impresso. Segundo a secretária, todos os alunos estão tendo acesso ao material.

- É um momento delicado, mas temos que entender que não é apenas um problema de Petrópolis. É um problema nacional, mundial. É um aprendizado diário. As famílias que não têm acesso a internet estão recebendo suas atividades impressas na unidade. Independente se é de área rural ou de difícil acesso, estão tendo acesso o material com as atividades – afirmou.

A secretária também explica que, quanto a reposição de aulas, um calendário já está sendo elaborado e passará pelo Conselho Municipal de Educação (Comed). Questionada sobre os alunos dos últimos anos, Márcia Palma afirma que há uma preocupação da secretaria.

- Nós temos uma preocupação tanto com o Ensino Médio, quanto com o 9º ano. Estamos dando sim esta atenção diferenciada e é uma preocupação muito grande da Secretaria de Educação – disse.



Edição anterior (2135):
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Ed. 2135:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2135): segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Ed.2135:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior