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  Educação

Educação Especial finaliza formação GEPEDE

Grupo de Estudos e Práticas em Educação Especial

Após três meses de estudos e 12 encontros, o Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação encerrou nessa semana a formação do Grupo de Estudos e Práticas em Educação Especial – GEPEDE – que teve como base o livro “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”, de Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra. Desde que começou a pandemia, a Educação teve que se reinventar, mas não deixou de realizar os encontros com os profissionais da rede.

“A aproximação e atualização dos conhecimentos é necessária. Mesmo com as aulas suspensas, continuamos com as nossas rotinas administrativas e os departamentos estão realizando as formações com os servidores normalmente”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Segundo o Departamento de Educação Especial, o GEPEDE foi formado em maio com o objetivo de conhecer os fundamentos neurocientíficos do processo ensino-aprendizagem e como estes conhecimentos podem contribuir nas orientações aos professores das melhores estratégias pedagógicas. Inscreveram-se 45 orientadores para participar da proposta do GEPEDE e para melhor otimizar as discussões e estudos, foram formados 2 grupos que se encontravam semanalmente. A cada encontro era realizado o estudo de um capítulo do livro, com contribuições de outros materiais e textos como indicação para aprofundamento. Assim, o grupo permaneceu em estudo por três meses, com 12 encontros no total.

“É inegável a importância da contribuição da formação continuada para o aprimoramento profissional dos educadores e, em tempos de pandemia, com a ameaça do novo coronavírus, o Departamento de Educação Especial organizou um planejamento de formação pautado em um estudo que pudesse, inicialmente, acolher os orientadores escolares sobre as incertezas diante do inesperado, promover o vínculo afetivo entre os pares e estabelecer a confiança para o trabalho de possibilidades futuras”, explica Bianca Caetano, chefe do Departamento de Educação Especial.

Um dos autores do livro, fez questão de contribuir com o encontro final do grupo. “Como o livro aborda as questões neurocientíficas de forma muito didática e com vocabulário aprazível, o Departamento de Educação Especial entrou em contato com os autores do livro agradecendo pela contribuição teórica que trouxe enriquecimento na prática profissional dos participantes. Ramon Cosenza, que é médico e Doutor em Ciências e professor aposentado do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, respondeu se disponibilizando a participar do último encontro do grupo para uma troca de palavras”, contou Kelly Grandi, integrante do Departamento de Educação Especial.

A participação no Grupo foi importante para orientadores da rede. “Foi extremamente enriquecedor para minha trajetória profissional participar do Grupo de Estudos acerca de Neurociência e Educação oferecida pelo Departamento de Educação Especial. Compreender mais sobre o diálogo entre a neurociência e a educação foi fascinante por nos possibilitar estabelecer relações com o processo de aprendizagem dos alunos”, afirmou Renata Guedon Nunes Pizzi, orientadora do Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa.

“Participar do Grupo de Formação agregou conhecimento para minha vida profissional e pessoal. Debater e estudar com nossos pares um tema tão interessante despertou em nós novos horizontes. Conhecer melhor como o cérebro aprende torna a magia do ensinar e aprender mais eficiente e significativa”, disse Denise Scmidt, orientadora da Casa da Educação Visconde de Mauá.

 



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