Edição anterior (2054):
quinta-feira, 25 de junho de 2020
Ed. 2054:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2054): quinta-feira, 25 de junho de 2020

Ed.2054:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Educação: Prefeito Bernardo Rossi apresenta conjuntos pedagógicos adquiridos para os alunos da rede municipal

Mais de 40 mil conjuntos serão entregues para estudantes – um para cada aluno

O material individual deverá ser usado no retorno das aulas – ainda sem data prevista

 

Ainda não há data para o retorno das aulas nas unidades da rede municipal de Educação. No entanto, quando os alunos retornarem para os Centros de Educação Infantil e escolas, eles terão acesso à materiais pedagógicos para uso individual. Isso será possível graças ao investimento no poder público na compra de conjuntos pedagógicos para todos os alunos da rede. A compra ocorreu em 2019 – antes da pandemia do coronavirus - e todo o material foi entregue nesse ano para a Secretaria de Educação. Agora, a distribuição nos CEIs e escolas garantirá que cada estudante tenha o seu conjunto próprio para uso no ambiente escolar quando as aulas retornarem. É a primeira vez na história da rede municipal que conjuntos individuais são adquiridos para os estudantes.

 Vale salientar que o retorno será deliberado exclusivamente pela Secretaria de Saúde, após considerar aspectos técnicos e sanitários que possibilitem a volta sem riscos à saúde da comunidade escolar. Em cada caixa individual há itens como: cadernos, lápis de cor, borracha, tesoura, cola, giz de cera e apontador.  O investimento foi de mais de R$ 2,5 milhões. O prefeito Bernardo Rossi apresentou o material durante uma live realizada nessa quarta-feira (24.06) na Casa da Educação Visconde de Mauá.

Receberão os conjuntos tanto os alunos dos Centros de Educação Infantil, quanto os das escolas e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Todo o material pedagógico foi comprado pela prefeitura de Petrópolis, com recursos próprios, por meio de um processo de licitação criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, ou seja, o governo federal abriu um grande processo de compra e as prefeituras interessadas tiveram a oportunidade de adquirir e pagar por todo material recebido. No caso de Petrópolis, o processo de compra foi feito em 2019 e os materiais foram entregues nesse ano – são mais de 40 mil conjuntos pedagógicos.

“Não temos data de retorno e insisto em dizer isso. Estamos passando por um momento delicado e a saúde vem em primeiro lugar. Os pais devem ficar despreocupados. De forma alguma voltaremos com as atividades sem a certeza da segurança dos alunos e funcionários. No entanto, o trabalho da Secretaria de Educação continua e, já estava no planejamento a distribuição dos conjuntos para os alunos. Agora, diante desse desafio e sabendo o quanto devemos evitar o compartilhamento de materiais, cada conjunto será usado exclusivamente pelo aluno, de forma individual”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

Bernardo Rossi salienta, ainda, que é a primeira vez que esse tipo de ação ocorre na rede municipal de ensino. “É um marco. Cada aluno terá o seu conjunto e todos são preparados com os materiais necessários de acordo com os anos de escolaridade”, completou Bernardo Rossi.

São quatro caixas em formatos diferentes, com materiais que atendem a necessidade para os anos de ensino diferenciados: pré-escolar, ensino fundamental anos iniciais e anos finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

“Materiais importantes para o desenvolvimento das atividades na sala de aula. A compra tem essa finalidade, ajudar tanto os alunos quanto os professores na rotina escolar. Tenho certeza que as crianças, jovens e adultos que receberão esses conjuntos, quando as aulas puderem voltar com segurança, farão bom uso de todos os materiais. Sou servidora da rede municipal e essa é a primeira vez que vejo uma ação como essa. Fico muito orgulhosa e emocionada”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

Todos os conjuntos serão entregues em caixas para os estudantes e os alunos deverão usar os materiais durante as aulas, ou seja, enquanto estiverem nos Centros de Educação Infantil e nas escolas.

“Os materiais serão um reforço no atendimento na rede municipal de Educação. Com muita responsabilidade e comprometimento, o poder público continua investindo na educação de qualidade no nosso município. Muitas famílias não tem condições de comprar um conjunto tão completo assim, por isso é tão importante, um avanço essa iniciativa”, comentou o secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos, que também foi presidente do CMDCA por dois anos.

No caso do pré-escolar, o conjunto é formado por agenda escolar, dois apontadores com depósito, 2 borrachas, dois cadernos de desenho de 96 folhas, canetinhas (12 unidades), duas colas brancas, três caixas de colas coloridas (caixas com 6 unidades), giz de cera (caixa com 12 unidades), dois conjuntos de lápis de cor (caixas com 12 unidades), quatro lápis, duas caixas de massa de modelar, uma pasta transparente, um pincel, uma tesoura e uma caixa de tinta guache (6 unidades). Nos conjuntos do ensino fundamental – anos iniciais – há, além de apontador, borracha, lápis de cor, canetinhas e grafite, calculadora e cadernos brochurão (80 folhas). No dos anos finais também há esquadros e nos conjuntos da EJA, régua, transferidor e caderno universitário. 



Edição anterior (2054):
quinta-feira, 25 de junho de 2020
Ed. 2054:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2054): quinta-feira, 25 de junho de 2020

Ed.2054:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior