Edição anterior (1669):
quinta-feira, 06 de junho de 2019
Ed. 1669:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1669): quinta-feira, 06 de junho de 2019

Ed.1669:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Educação promove 3º encontro do curso de Gestão Escolar para diretores da rede municipal

Encontros são divididos em módulos

 

Censo Escolar, Matrícula, Bolsa Família e acessibilidade foram alguns dos assuntos abordados durante o 3º módulo do curso de Gestão Escolar promovido pela Secretaria de Educação para os diretores das unidades educacionais da rede municipal de Educação. O encontro foi realizado nessa quarta-feira (05.06), na UCP.

Na ocasião, os responsáveis pelos departamentos do Censo Escolar, Matrícula e Bolsa Família destacaram a importância dos programas e dos trâmites internos organizacionais da rede municipal.

“Esse tipo de encontro é importante porque promove a troca de informações sobre as diretrizes que regem o trabalho educacional. É também uma oportunidade dos gestores se colocarem e tirarem suas dúvidas com a equipe técnica da Secretaria de Educação”, disse a secretária de Educação, Marcia Palma.

Durante o encontro os gestores puderam tirar dúvidas sobre o programa Bolsa Família – iniciativa do governo federal que prevê a liberação de valor financeiro para famílias carentes. As escolas alimentam o sistema informando sobre mudança de escola e frequência escolar – um número alto de faltas pode acarretar no cancelamento do benefício.

“As escolas também devem manter o arquivo com os dados dos alunos por cinco anos. Graças ao bom trabalho que é feito em Petrópolis com o sistema Bolsa Família, com o apoio dos diretores que alimentam o sistema com as informações sobre os alunos, o Ministério da Educação parabenizou, nesse ano, o município”, explicou Célia Maria de Bento, coordenadora municipal de frequência escolar.

O Programa Busca Ativa Escolar também foi apresentado durante a reunião. Ativo no município desde maio deste ano, o programa identifica crianças na idade escolar – 4 a 17 anos que estão fora da escola: até o momento, cem casos foram resolvidos e as crianças voltaram a frequentar unidades da rede municipal de Educação.

“O trabalho dos diretores no programa é fundamental porque eles são técnicos verificadores. Ao cadastrar os alertas, as demais secretarias envolvidas no programa, Saúde e Assistência Social, observam, os dados e já procuram as famílias para entender o que fez aquela criança se afastar da escola. O trabalho intersetorial é muito importante e tem registrado ótimos resultados”, explica Ana Paula Valle, coordenadora operacional do programa e responsável pelo Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Educação.

Vale salientar que o Programa Busca Ativa Escolar foi desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. O programa auxilia os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados tem dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Censo Escolar e acessibilidade também foram temas do encontro. A Secretaria de Educação salienta que serão realizados outros encontros. “Será uma forma de compartilhar aprendizagens, iniciativas e dificuldades, tudo preparado pensando na qualidade do ensino”, garante Glória Maria Barrros Vargas, responsável pelo Departamento de Ensino Fundamental.



Edição anterior (1669):
quinta-feira, 06 de junho de 2019
Ed. 1669:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1669): quinta-feira, 06 de junho de 2019

Ed.1669:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior