Edição anterior (1643):
sábado, 11 de maio de 2019
Ed. 1643:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1643): sábado, 11 de maio de 2019

Ed.1643:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Edyr Raposo
COLUNISTA

 

 

 

  MULHER MARAVILHA desta semana é Claudia Maria de Souza Costa, funcionária do Museu Imperial e membro da  Igreja Messiânica Mundial do Brasil -Johrei Center Petrópolis.

 

JURO QUE VI

Juro que vi o coronel Anibal Ornelas caminhando pela calçada da Rua Paulo Barbosa.

 

DE REPENTE

De repente, não mais que de repente, estive com o vereador Dudu, quando batemos um longo papo.

 

VACINAÇÃO

A 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza continua em 35 unidades de saúde do município até o dia 31 de maio. Até o momento, 31.261 doses foram aplicadas, o que representa 31,7% da meta que o município precisa alcançar para imunizar aproximadamente 99 mil pessoas incluídas no grupo prioritário na cidade. No sábado (04.05) a vacinação foi intensificada com a realização do Dia D. De 8h às 17h, postos da rede pública de saúde aplicaram as doses em 7.778 pessoas A campanha teve início no município, juntamente com o calendário nacional, no dia 10 de abril e a meta é vacinar 90% da população do grupo prioritário.

 

MAIO AMARELO

As cinco empresas de ônibus que realizam o transporte público em Petrópolis aderiram à campanha Maio Amarelo. Durante todo o mês, os coletivos vão circular com um laço amarelo, em alusão ao movimento de conscientização. Neste ano, o tema "No trânsito, o sentido é a vida", tem como objetivo despertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

 

MONTANHISMO

A temporada de montanhismo em Petrópolis foi aberta oficialmente. O evento que marcou o início do período aconteceu no Palácio Rio Negro e contou com palestras, workshops, muro de escalada infantil, exposição de equipamentos e uma caminhada ecológica. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio de outros setores da prefeitura, o lançamento também teve apoio do Centro Excursionista de Petrópolis (CEP), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Rede de Operações de Emergência de Radioamadores (Roer) e do Exército. O objetivo da ação é conscientizar os petropolitanos e turistas que frequentam esses espaços sobre a importância de proteger o patrimônio histórico-natural da cidade

 

CAMPANHA DA MULHER

Dentro da programação da Campanha Mulher 365 dias, a equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), subordinado ao Gabinete da Cidadania, realizou no sábado (04.05), uma palestra no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, no Centro. A ação fez parte da festa em homenagem ao Dia das Mães.

 

AUTISMO

Uma alteração protocolada na Câmara Municipal de Petrópolis, na lei do Dia Municipal do Autismo, incentivará as sessões especiais de cinema. A modificação foi proposta pela vereadora Gilda Beatriz (MDB), que também foi autora do data.“Acredito que sessões de cinema especiais, com o cinema totalmente pensado para os autistas, são ações que devam ser incentivadas. Estar com essa definição da lei, poderá incentivar mais ações desta natureza, ampliando ainda mais a participação em eventos para os autistas.”, declarou a vereadora

 

IML.

Entre as intervenções para ampliação e melhorias de setores e serviços do Hospital Alcides Carneiro está a obra de reestruturação do Instituto Médico Legal (IML), que fica em prédio ao lado do hospital. Iniciada no final do mês de fevereiro, a obra segue em estágio avançado. No local estão sendo construídas salas para a adaptação de um aparelho para realização de laudos periciais e a Sala Lilás, voltada ao atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. A previsão é de que em agosto as novas instalações sejam entregues

 

DIREITOS DOS IDOSOS

 

Com o objetivo de construir propostas voltadas para a proteção e direitos da pessoa idosa nas políticas públicas, a III Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa acontece sábado (11.05), às 8h30 na Universidade Estácio de Sá, no Bingen. O encontro, que tem o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, irá fortalecer ações embasadas na Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso, para serem apresentadas na Conferência Estadual. O credenciamento será no dia, antes do início do evento, com apresentação de um documento com foto

 

PETRÓPOLIS-ITAIPAVA

As inscrições para a Petrópolis-Itaipava seguem até o dia de 20 de maio. Os corredores podem garantir a vaga no site: www.papaleguas.org. A prova, que será realizada no dia 26 do mesmo mês, tem largada prevista para às 7h30 no Palácio de Cristal e chegada no Parque Municipal. Os valores dos kits variam entre R$ 40 até R$ 70. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans, sendo a quarta corrida de rua que conta pontos para o ranking municipal.

 

Bauernfest

O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) abriu as inscrições para as candidatas à Realeza da 30ª Bauernfest. O concurso, já tradicional, acontece no dia 25 de maio, às 19h, no Palácio de Cristal. Podem se inscrever concorrentes com idade entre 18 e 30 anos, moradoras de Petrópolis, que tenham ascendência germânica. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas até o dia 17 deste mês, na sede do IMCE, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. Este ano, a Festa do Colono Alemão acontece de 14 a 30 de junho (exceto no dia 20 – Feriado de Corpus Christ)

 

FARMÁCIA SOLIDÁRIA

 O projeto Farmácia Solidária será mais uma porta de acesso a medicamentos para os usuários da rede pública de saúde. A partir de parceria com a Secretaria de Assistência Social, esse será mais um serviço oferecido nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) do município. As unidades voltadas para a assistência da população em vulnerabilidade social atuarão em conjunto com o projeto, na disponibilização de medicamentos que constam na lista dos fornecidos pela rede de atenção básica.

 

REGULAMENTAÇÃO

O debate em torno do projeto enviado pela prefeitura, que trata a regulamentação do transporte privado de passageiros por aplicativos, foi o tema da Audiência Pública realizada na noite de terça-feira (07.05), no plenário da Câmara Municipal. O GP 285/2019, que atende orientação do governo federal para que os municípios regulem e fiscalizem os serviços, foi votado em primeira discussão no mês passado

 

OAB VAI À ESCOLA 

As escolas da rede municipal já podem solicitar a visita do projeto “OAB vai à escola”, ação que prevê a realização de palestras sobre temas diversos para os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa é resultado de uma parceria da 3ª Subseção OAB-Petrópolis com a Secretaria de Educação. A primeira palestra vai ocorrer nesta quinta-feira (09.05), às 10h, na EM Abelardo de Lamare, no Caxambu.

COVISA

A comercialização e fabricação segura de carnes em açougues, supermercados e eventos será o foco da próxima capacitação da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA). As inscrições estão abertas para o mini curso de Boas Práticas de Fabricação em Produtos e Cárneos, que será realizado no dia 13 de maio, próxima segunda-feira. Durante duas horas, das 9h às 11h, os fiscais da Vigilância Sanitária darão os esclarecimentos aos profissionais do setor na sede da Defesa Civil – Dr. Sá Earp, 128. A participação é gratuita e voltada especificamente aos profissionais que produzem ou comercializam carnes e derivados, como linguiças, muito comuns na produção local.

 

 

 



Edição anterior (1643):
sábado, 11 de maio de 2019
Ed. 1643:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1643): sábado, 11 de maio de 2019

Ed.1643:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior