Edição anterior (1759):
quarta-feira, 04 de setembro de 2019
Ed. 1759:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1759): quarta-feira, 04 de setembro de 2019

Ed.1759:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Edyr Raposo
COLUNISTA

 

 

 

 A MULHER MARAVILHA desta semana é a apresentadora de televisão Cleo de Marco

 

SERRA SERATA

 Depois de celebrar as culturas germânica e japonesa – com sucesso de público, Petrópolis se prepara agora para homenagear os mais de 115 mil descendentes de imigrantes de italianos que vivem hoje na Cidade Imperial. A Serra Serata, que acontece de 18 a 22 de setembro no Palácio de Cristal, promete continuar o sucesso dos grandes eventos no município, com muita música, dança folclórica, atividades para as crianças, além, claro, das delícias da culinária típica, que é uma das principais características da cultura italiana, famosa em todo o mundo.

 

TREINAMENTO

O 32° Batalhão de Infantaria Leve - Batalhão Dom Pedro II, na Vila Militar, será palco do exercício de apoio dos militares aos agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias em setembro. O treinamento em conjunto começa no dia 30 e segue até 4 de outubro. A ideia é preparar as equipes para o atendimento das principais ameaças de desastres de origem natural em Petrópolis: deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendavais e tempestades de raio.

 

CARTÃO IMPERIAL

Até o dia 11 de outubro a Secretaria de Assistência Social realiza a segunda etapa de atualização cadastral das famílias usuárias do Cartão Imperial. Estão sendo chamadas ao recadastramento as 373 famílias das regiões do Alberto Torres, Castrioto, Bingen, Capela, Contorno, Dias de Oliveira, Duarte da Silveira, Fazenda Inglesa, Moinho Preto, Mosela, Pedras Brancas, Vila Militar e Vila São José. Os usuários do benefício, moradores dessas regiões, devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro – Rua Dr. Sá Earp, 39 - das 9h às 16h.

 

RECUPERAÇÃO

 O presidente em exercício da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Maurinho Branco(PP) e os vereadores Hingo Hammes (PTB) e Silmar Fortes (MDB) estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (30.08) com o professor Freddy Van Camp, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na sede da instituição em Petrópolis com objetivo de fomentar a parceria para a elaboração de projeto de recuperação do Palácio Amarelo, por intermédio de um Termo de Cooperação Técnica. 

 

SAÚDE DA MULHER 

Mais qualidade para a vida das mulheres e crianças é o foco do Programa da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde.  A partir do trabalho realizado nas unidades básicas de saúde a estimativa é reduzir as intercorrências, principalmente entre as gestantes. O reflexo desse trabalho está no índice de presença regular das gestantes em sete ou mais consultas de pré-natal, o que está ligado diretamente com os partos bem-sucedidos. Nos primeiros seis meses desse ano, 78% das pacientes realizaram o acompanhamento regularmente, esse número corresponde a aproximadamente 10 mil consultas até junho. O alto índice está sendo mantido se comparado ao que foi alcançado em todo o ano passado, quando houve presença das mulheres em 77,7% das cerca de 21mil consultas oferecidas.

 

CIOP

O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop), com 56 câmeras instaladas em 46 pontos diferentes, é uma das ferramentas que contribuem para o município ser o mais seguro do Estado do Rio e, por isso, serve de referência para outras cidades que querem investir em monitoramento. É o caso de Queimados, que está no extremo oposto, segundo o Atlas da Violência 2019, com quase nove vezes mais casos de homicídios, e que teve representantes para conhecer o trabalho desenvolvido por aqui para poder implantar o mesmo serviço lá

 

CORTRANSMITÂCIA

 O Centro Cultural Estação Nogueira recebe, a partir da próxima terça-feira (03.09), a exposição “Cortransmitância”, do artista plástico Elias Seriato. A mostra conta com quadros com arte abstrata, em formatos geométricos, e também outros trabalhos que representam questões sociais, como a desigualdade racial. A exposição fica em cartaz até o dia 29 de setembro e tem entrada gratuita.

 

VOO LIVRE

Conservar o patrimônio histórico, cultural, esportivo e artístico representado pela área de lazer do Parque São Vicente, no Quitandinha. Esse é o objetivo do projeto de lei do executivo que denomina logradouro público a rampa municipal de voo livre existente na localidade, que ainda será encaminhado para a Câmara de vereadores. A concessão de uso ainda está sendo discutida entre representantes dos grupos que representam os praticantes de voo livre.

 

SAMU

A Câmara Municipal aprovou nesta semana em primeira discussão Projeto de Lei dos vereadores Hingo Hammes e Maurinho Branco permitindo que pessoas com plano de saúde atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) sejam levadas para estabelecimentos de saúde privados. Hoje todos são levados primeiramente para unidades públicas de saúde e só depois podem ser transferidos.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Estão abertas as inscrições para a XII Conferência Municipal de Assistência Social, que vai ser realizada nos dias 20 e 21 de setembro. Quem tiver interesse em participar do evento tem até o dia 13 de setembro para se inscrever na sede da secretaria do Conselho Municipal de Assistência Social – Rua Barão do Rio Branco nº 2846, Retiro, Petrópolis, no 2º andar -, pelo site da prefeitura http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/, o telefone 2233-8125. Nesta edição a conferência terá como tema “O direito do povo com financiamento público e participação social”.

 

SAÚDE

Na sessão plenária a vereadora Gilda Beatriz (MDB) denunciou as irregularidades encontradas na área da saúde em sua última fiscalização. A parlamentar vistoriou o Posto de Saúde Vila Felipe na última segunda-feira (26/08). No local, a vereadora encontrou problemas estruturais, como infiltrações no teto e portas quebradas. Além disto, Gilda constatou a falta de alguns medicamentos, como o remédio de pressão Losartana.

 

DEFESA CIVIL

Os moradores das comunidades Águas Lindas e Calembe, em Nogueira, receberam as equipes do programa Defesa Civil na Sua Casa para vistorias preventivas. Os técnicos realizaram 15 atendimentos somando as duas localidades, e a partir de agora, os relatórios serão encaminhados para as pastas e órgãos responsáveis. A iniciativa da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias tem a finalidade de trabalhar antecipadamente nos bairros, atendendo a população durante o período de estiagem.

 

CURSOS

Espanhol, música, graffiti, dança, teatro, desenho técnico, automaquiagem, judô, acompanhamento pedagógico, artesanato e informática. Esses são os cursos que ainda tem vagas disponíveis no Centro de Ensino Darcy Ribeiro, da Secretaria de Educação. As vagas são para o turno da manhã e voltadas para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de Educação

  

RIOCARD

Os clientes da RioCard em Petrópolis já conseguem trocar gratuitamente o seu cartão Expresso antigo pelo novo Riocard Mais. O cartão de bilhetagem evoluiu para facilitar e melhorar a experiência dos passageiros que contam agora com mais informações e serviços disponíveis em um aplicativo, com plataforma de atendimento ao cliente por meio da inteligência artificial e um clube de vantagens, que garante descontos em pontos comerciais conveniados. A troca do cartão é simples e rápida: basta o cliente apresentar o modelo antigo em um dos seis postos de troca. No ato, todas as informações do cartão, tais como, saldo e recargas, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação. A troca é gratuita e limitada a cinco cartões por cliente.

 

MANUAL DE CALÇADAS

O Manual de Calçadas Acessíveis, documento construído pela prefeitura com apoio da Firjan e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), foi apresentado na Câmara Municipal. O presidente em exercício, vereador Maurinho Branco (PP), e os vereadores Marcelo Lessa (SD) e Marcelo da Silveira (PSB), além de representantes dos vereadores Silmar Fortes (MDB), Jorge Relojão (PRP) e Gilda Beatriz (MDB), acompanharam a explicação do coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano, que fez a explanação sobre o documento que apresenta orientações técnicas sobre como devem ser feitos e conservados os passeios públicos.

 

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

A Guarda Civil promoveu uma palestra sobre "Educação no Trânsito" para cerca de 30 funcionários da distribuidora de alimentos e bebidas Minalba. A conversa com motoristas e outros profissionais da empresa aconteceu dentro da semana de prevenção de acidentes e teve ênfase em segurança no trânsito. O palestrante foi o chefe do setor de ensino da corporação, guarda Leandro da Silva.

MINHA AURORA

O projeto “Minha Aurora”, criado pela Polícia Civil em parceria com a prefeitura, foi lançado em solenidade realizada na Fase/FMP. A iniciativa cria um novo protocolo de atendimento de saúde e social a vítimas de estupro e terá um trabalho educativo de orientação sobre como identificar e agir em casos de abuso sexual. Ao mesmo tempo, os novos equipamentos do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) vão auxiliar a Polícia Civil a dar uma resposta mais rápida nas investigações desses crimes



Edição anterior (1759):
quarta-feira, 04 de setembro de 2019
Ed. 1759:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1759): quarta-feira, 04 de setembro de 2019

Ed.1759:

Compartilhe:

Voltar:

Veja também:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior